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Livro - Centro Cirúrgico - Planejamento, Organização e Gestão - Possari 

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  • Edição: 5a
  • Ano: 2011
  • Idioma: Português
  • Autor: Possari, João Francisco
  • Páginas: 288
  • Editora: Iátria
  • ISBN: 9788576140573
  • Encadernação: Brochura
  • Extras: Não
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  • Sinopse

  • Índice

A evolução da cirurgia ao longo do tempo, a necessidade de infraestrutura básica, segurança pessoal e operacional, cuidados com o meio ambiente pela segregação de resíduos sólidos são assuntos tratados no livro. Aborda montagem da sala de operação e instrumental, anestesia e analgesia, recursos humanos e materiais, sistematização da assistência de enfermagem, treinamento e desenvolvimento da equipe de enfermagem. Descreve gerenciamento da programação cirúrgica, monitoração das causas de suspensão e cancelamento de cirurgias eletivas, planejamento da recuperação pós-anestésica e da assistência de enfermagem no período pós-operatório, complicações pós-operatórias, ações de enfermagem e indicadores de qualidade, que devem servir de bússola para nortear as ações da organização no sentido de atender a sua meta global. Na quinta edição, o tema acreditação em Centro Cirúrgico foi revisado e atualizado, como uma das ferramentas de avaliação da qualidade desse setor e da organização de saúde. É recomendado aos estudantes, enfermeiros e demais profissionais da área.

Parte I Capítulo 1 - Centro Cirúrgico: Histórico, Finalidades e Importância no Contexto Hospitalar 1.1 Introdução 1.2 Finalidades do Centro Cirúrgico 1.3 Importância do Centro Cirúrgico 1.4 Referências Capítulo 2 - Planejamento Estrutural do Centro Cirúrgico 2.1 Introdução 2.2 Localização do Centro Cirúrgico 2.3 Seções do Centro Cirúrgico 2.3.1 Seção de Bloco Operatório 2.3.2 Seção de Recuperação Pós-Anestésica 2.3.3 Seção de material ou de suprimentos 2.3.4 Seção de Centro de Material e Esterilização (CME) 2.4 Composição física do Centro Cirúrgico 2.4.1 Vestiários (masculino e feminino) 2.4.2 Conforto 2.4.3 Sala dos anestesiologistas/cirurgiões 2.4.4 Sala de enfermagem 2.4.5 Sala de recepção de pacientes 2.4.6 Sala de material de limpeza 2.4.7 Sala para guarda de equipamentos 2.4.8 Sala para armazenamento de material esterilizado 2.4.9 Sala de operação 2.4.10 Sala para depósito de gases medicinais 2.4.11 Sala de expurgo 2.5 Elementos de apoio técnico-administrativo 2.5.1 Apoio técnico 2.5.2 Apoio administrativo 2.6 Zoneamento do Centro Cirúrgico 2.6.1 Área restrita 2.6.2 Área semirrestrita 2.6.3 Área não restrita 2.7 Corredor duplo no Bloco Operatório 2.8 Fluxos no Centro Cirúrgico 2.9 Sistema de combate a incêndio no Centro Cirúrgico 2.9.1 Extintores 2.9.2 Sistema de hidrantes 2.9.3 Sistema de sprinklers 2.9.4 Sistema de iluminação de emergência 2.9.5 Escadas de segurança 2.9.6 Sinalização de segurança contra incêndio e pânico 2.9.7 Sistema de detecção e alarme de incêndio 2.9.8 Brigada de combate a incêndios 2.10 Referências Capítulo 3 - Sala de Operação 3.1 Introdução 3.2 Dimensionamento das salas de operação 3.3 Requisitos básicos para garantir segurança e eficiência das técnicas aplicadas 3.3.1 Tamanho da sala de operação 3.3.2 Portas da sala de operação 3.3.3 Piso da sala de operação 3.3.4 Paredes da sala de operação 3.3.5 Teto da sala de operação 3.3.6 Janelas da sala de operação 3.3.7 Iluminação da sala de operação 3.3.8 Ventilação/ar condicionado da sala de operação 3.3.9 Tomadas 3.3.10 Rede de gases medicinais da sala de operação 3.3.11 Cor de referência dos gases medicinais 3.3.12 Manuseio, armazenagem e uso de cilindros de gases medicinais 3.3.13 Sistema de comunicação da sala de operação 3.3.14 Lavabo das salas de operação 3.4 Referências Capítulo 4 - Equipamentos da Sala de Operação 4.1 Introdução 4.2 Equipamentos e acessórios móveis da sala de operação 4.3 Equipamentos fixos da sala de operação 4.4 Equipamentos utilizados na sala de operação 4.4.1 Aspirador de secreção elétrico 4.4.2 Aspirador ultrassônico 4.4.3 Aparelho de anestesia 4.4.4 Artroscópio 4.4.5 Balão intra-aórtico 4.4.6 Bisturi de argônio 4.4.7 Bisturi elétrico ou eletrônico 4.4.8 Bisturi ultrassônico 4.4.9 Bomba de circulação extracorpórea 4.4.10 Cardioversor ou desfibrilador 4.4.11 Colchão de água para hiper e hipotermia 4.4.12 Criogênico 4.4.13 Facoemulsificador 4.4.14 Foco cirúrgico 4.4.15 Fotofaro 4.4.16 Histeroscópio 4.4.17 Laser 4.4.18 Laparoscópio 4.4.19 Litotriptor 4.4.20 Manta térmica 4.4.21 Mesa de operação 4.4.22 Microscópio eletrônico 4.4.23 Monitor multiparamétrico 4.4.24 Robótica 4.4.25 Trepano/craniótomo 4.4.26 Vitreófago 4.5 Procedimentos relativos à aquisição de equipamentos para o Centro Cirúrgico 4.6 Segurança no manuseio de equipamentos no Centro Cirúrgico 4.7 Referências Capítulo 5 - Recursos Materiais para o Centro Cirúrgico 5.1 Introdução 5.2 Previsão 5.2.1 Especificidade dos tipos de artigo 5.2.2 Características dos usuários 5.2.3 Frequência no uso dos artigos 5.2.4 Número de procedimentos 5.2.5 Local de armazenamento 5.2.6 Durabilidade do artigo 5.2.7 Periodicidade de reposição do artigo 5.3 Provisão de artigos do Centro Cirúrgico 5.3.1 Sistema de reposição por quantidade 5.3.2 Sistema de reposição por tempo 5.3.3 Sistema de reposição por quantidade e tempo 5.3.4 Sistema de reposição imediata por quantidade 5.4 Padronização dos artigos 5.5 Controle de estoque dos artigos 5.6 Processo de compra dos artigos 5.7 Fluxograma de materiais 5.8 Referências Capítulo 6 - Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem para o Centro Cirúrgico 6.1 Introdução 6.2 Dimensão ético-política do dimensionamento de pessoal de enfermagem 6.3 Histórico do dimensiona­mento de pessoal de enferma­gem no Centro Cirúrgico 6.4 Projeção do quadro de pessoal de enfermagem para o Bloco Operatório 6.4.1 Etapas para a projeção do quadro de pessoal pela aplicação da equação geral 6.4.2 Etapas para a projeção do quadro de pessoal por intermédio de planilhas eletrônicas 6.5 Projeção do quadro de pessoal de enfermagem para a Recuperação Pós-Anestésica (RPA) 6.5.1 Alcalá et al. 6.5.2 Brasil 6.5.3 Guimarães et al. 6.6 Referências Capítulo 7 - Treinamento e Desenvolvimento da Equipe de Enfermagem do Centro Cirúrgico 7.1 Introdução 7.2 Processo ensino-aprendizagem 7.3 Finalidades do treinamento e desenvolvimento da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico 7.4 Problemas gerados pela falta de treinamento e de desenvolvimento 7.5 Local de treinamento e desenvolvimento da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico 7.6 Itens de um programa de treinamento e desenvolvimento para equipe de enfermagem do Bloco Operatório 7.7 Itens de um programa de treinamento e desenvolvimento para a equipe de enfermagem da Recuperação Pós-Anestésica (RPA) 7.8 Avaliação do treinamento e do desenvolvimento da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico 7.9 Recomendações para o treinamento e o desenvolvimento da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico 7.10 Periodicidade do treinamento e do desenvolvimento da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico 7.11 Referências Parte II Capítulo 8 - Cirurgia 8.1 Introdução 8.2 Classificação das cirurgias 8.2.1 Classificação segundo a urgência cirúrgica 8.2.2 Classificação segundo o risco cardiológico 8.2.3 Classificação segundo o tempo de duração da cirurgia 8.2.4 Classificação segundo o potencial de contaminação da cirurgia 8.2.5 Classificação segundo a Associação Médica Brasileira 8.2.6 Classificação quanto à finalidade do tratamento cirúrgico 8.3 Referências Capítulo 9 - Gerenciamento da Programação Cirúrgica 9.1 Introdução 9.2 Sistema não informatizado de gerenciamento da programação cirúrgica 9.3 Sistema informatizado de gerenciamento da programação cirúrgica 9.3.1 Módulo informatizado de agendamento de cirurgias 9.3.2 Módulo informatizado de suprimentos do Centro Cirúrgico 9.3.3 Módulo informatizado de faturamento e cobrança 9.4 Referências Capítulo 10 - Monitoração das Causas de Suspensão e Cancelamento de Cirurgias Eletivas 10.1 Introdução 10.2 Taxas e causas de suspensão de cirurgia eletiva 10.3 Minimização da ocorrência de suspensão de cirurgias eletivas 10.4 Relação das causas de suspensão de cirurgias eletivas 10.5 Indicador de qualidade diante da suspensão de cirurgia eletiva 10.6 Assistência de enfermagem ao paciente diante da suspen­são da cirurgia eletiva 10.7 Referências Capítulo 11 - Anestesia e Analgesia 11.1 Introdução 11.2 Escolha do tipo de anestesia 11.3 Monitoração do paciente 11.4 Objetivos da anestesia 11.5 Profundidade da anestesia 11.6 Medicação pré-anestésica 11.6.1 Anticolinérgicos 11.6.2 Tranquilizantes 11.6.3 Hipnoanalgésicos 11.7 Tipos de anestesia 11.7.1 Anestesia geral 11.7.2 Anestesia loco-regional 11.8 Coadjuvantes da anestesia com medicamentos miorrelaxantes 11.8.1 Relaxantes musculares despolarizantes 11.8.2 Relaxantes musculares não despolarizantes 11.9 Outras drogas utilizadas em anestesia 11.9.1 Antagonistas dos hipnoanalgésicos 11.9.2 Neurolépticos 11.10 Regressão da anestesia 11.10.1 Fases da regressão da anestesia 11.10.2 Estágios clínicos da regressão da anestesia 11.11 Segurança do paciente 11.12 Referências Capítulo 12 - Posicionamento do Paciente para Cirurgia 12.1 Introdução 12.2 Tipos de posição cirúrgica 12.2.1 Posição decúbito dorsal 12.2.2 Posição decúbito ventral 12.2.3 Posição Fowler ou sentada 12.2.4 Posição litotômica ou ginecológica 12.2.5 Posição Jackknife ou canivete 12.2.6 Posição lateral ou SIMS 12.2.7 Posição Trendelenburg 12.3 Cuidados com o posicionamento do paciente no período operatório 12.4 Cuidados com o posicionamento do paciente no pós-operatório 12.5 Referências Capítulo 13 - Nomenclatura Cirúrgica 13.1 Introdução 13.2 Objetivos da nomenclatura cirúrgica 13.3 Classificação da nomenclatura cirúrgica 13.4 Referências Capítulo 14 - Tempo Cirúrgico e Instrumental Cirúrgico 14.1 Introdução 14.2 Tempos cirúrgicos 14.2.1 Diérese 14.2.2 Hemostasia 14.2.3 Exérese 14.2.4 Síntese 14.3 Instrumental cirúrgico 14.3.1 Instrumental de diérese 14.3.2 Instrumental para hemostasia 14.3.3 Instrumental para preensão 14.3.4 Instrumental para separação 14.3.5 Instrumental e material para síntese 14.3.6 Instrumental especial 14.3.7 Instrumental de campo 14.3.8 Instrumental laparoscópico 14.4 Referências Capítulo 15 - Planejamento da Recuperação Pós-Anestésica 15.1 Introdução 15.2 Localização 15.3 Planta física 15.4 Área da RPA 15.5 Elementos da unidade de RPA 15.6 Quantidade de leitos da RPA 15.7 Instalações, equipamentos e materiais da RPA 15.8 Referências Capítulo 16 - Planejamento da Assistência de Enfermagem no Período Pós-Operatório 16.1 Introdução 16.2 Critérios para seleção dos pacientes a serem admitidos na RPA 16.3 Transferência do paciente da sala de operação para a RPA 16.4 Admissão do paciente na RPA 16.4.1 Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) 16.4.2 Avaliação das condições de recuperação do paciente 16.5 Tempo de permanência do paciente na RPA 16.6 Alta do paciente da RPA 16.7 Transferência do paciente da RPA para o leito de origem 16.8 Alta do paciente submetido a procedimentos anestésico-cirúrgicos ambulatoriais 16.9 Referências Capítulo 17 - Complicações Pós-Operatórias e as Ações de Enfermagem 17.1 Introdução 17.2 Complicações respiratórias 17.2.1 Hipoventilação 17.2.2 Obstrução das vias aéreas superiores 17.2.3 Broncospasmo 17.2.4 Pneumotórax e hemotórax 17.2.5 Hipoxemia 17.3 Complicações gastrointestinais 17.3.1 Náuseas e vômitos 17.3.2 Distensão abdominal 17.4 Complicações cardiovasculares 17.4.1 Hipotensão arterial 17.4.2 Hipertensão arterial 17.4.3 Arritmias cardíacas 17.4.4 Disritmias 17.4.5 Parada cardíaca 17.4.6 Hipovolemia 17.5 Complicações urológicas 17.5.1 Oligúria 17.5.2 Retenção urinária 17.6 Complicações metabólicas 17.6.1 Alterações ácido-base 17.7 Complicações hematológicas 17.7.1 Reações hemolíticas pós-transfusões 17.8 Complicações neurológicas 17.8.1 Agitação, excitação e delírio pós-operatórios 17.8.2 Convulsões 17.9 Outras complicações 17.9.1 Hipotermia (hipotálamo) 17.9.2 Hipertermia 17.9.3 Dor 17.9.4 Soluços 17.9.5 Hipertermia maligna 17.9.6 Calafrios/tremores 17.9.7 Alergia 17.10 Referências Capítulo 18 - Infecção do Sítio Cirúrgico 18.1 Introdução 18.2 Infecção do sítio cirúrgico 18.3 Fatores de risco para aquisição de infecções do sítio cirúrgico e medidas de controle e prevenção da infecção 18.3.1 Riscos relacionados ao paciente 18.3.2 Riscos relacionados ao período pré-operatório 18.3.3 Riscos relacionados ao período intraoperatório 18.3.4 Riscos relacionados ao período pós-operatório 18.4 Coleta microbiológica 18.5 Referências Capítulo 19 - Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória 19.1 Introdução 19.2 Objetivos da SAEP 19.3 Períodos da SAEP 19.3.1 Período pré-operatório imediato 19.3.2 Período transoperatório 19.3.3 Período de recuperação pós-anestésica 19.3.4 Período pós-operatório imediato 19.3.5 Período pós-operatório tardio 19.4 Registros dos cuidados de enfermagem perioperatórios 19.5 Referências Parte III Capítulo 20 - Limpeza da Sala de Operação 20.1 Introdução 20.2 Classificações das áreas do hospital 20.2.1 Áreas críticas 20.2.2 Áreas semicríticas 20.2.3 Áreas não críticas 20.3 Etapas da limpeza no Centro Cirúrgico 20.3.1 Limpeza preparatória 20.3.2 Limpeza operatória 20.3.3 Limpeza concorrente 20.3.4 Limpeza terminal 20.4 Limpeza da Recuperação Pós-Anestésica (RPA) 20.4.1 Limpeza de paredes, corredores, tetos, janelas, portas e pisos 20.4.2 Limpeza da unidade do paciente 20.5 Equipe de limpeza 20.6 Referências Capítulo 21 - Segregação e Reciclagem de Resíduos Sólidos em Centro Cirúrgico 21.1 Introdução 21.2 Resíduos sólidos em serviços de saúde 21.3 Resíduos de sólidos em Centro Cirúrgico 21.4 Referências Capítulo 22 - Biossegurança no Centro Cirúrgico 22.1 Introdução 22.2 Riscos de acidentes 22.2.1 Riscos físicos 22.2.2 Riscos químicos 22.2.3 Riscos mecânicos/ergonômicos 22.2.4 Riscos biológicos 22.3 Registro de acidente de trabalho 22.4 Precauções padrão 22.4.1 Lavagem das mãos 22.4.2 Cuidados com material perfurocortante 22.4.3 Procedimentos invasivos 22.4.4 Equipamentos e acessórios 22.4.5 Equipamentos de proteção individual 22.5 Orientações gerais quanto à legislação trabalhista 22.6 Medidas preventivas para controle dos acidentes com perfurocortantes 22.7 Referências Capítulo 23 - Acreditação em Centro Cirúrgico 23.1 Introdução 23.2 Acreditação no mundo 23.2.1 International Standards for the Care Continuum 23.2.2 International Standards for Medical Transport Provider 23.2.3 International Standards for Clinical Laboratories 23.3 Acreditação no Brasil 23.4 Objetivos do programa brasileiro de acreditação 23.5 Vantagens da acreditação 23.6 Fundamentos da acreditação 23.7 Metodologia do processo de acreditação hospitalar 23.8 Padrões de avaliação do Centro Cirúrgico 23.8.1 Nível 1 - Segurança 23.8.2 Nível 2 - Gestão integrada 23.8.3 Nível 3 - Excelência em gestão 23.9 Avaliação do processo 23.10 Validade da certificação 23.11 Resultados da avaliação 23.11.1 Acreditado pleno - Acreditação no nível 2 23.11.2 Acreditado com excelência - Acreditação no nível 3 23.12 Perfil dos avaliadores 23.13 Capacitação do avaliador 23.14 Referências Capítulo 24 - Indicadores de Qualidade no Centro Cirúrgico 24.1 Introdução 24.2 Histórico da qualidade dos serviços de saúde 24.3 Avaliação da qualidade dos serviços de saúde 24.4 Definição de indicador 24.5 Classificação dos indicadores 24.6 Características básicas de um indicador 24.7 Escolha do indicador 24.8 Montagem de um indicador 24.9 Tipos de indicadores de qualidade no Centro Cirúrgico 24.9.1 Indicadores de estrutura 24.9.2 Indicadores de processos 24.9.3 Indicadores de resultados 24.10 Monitoração dos indicadores 24.11 Benchmarking de indicadores de qualidade de Centro Cirúrgico 24.12 Referências Capítulo 25 - Organização do Centro Cirúrgico 25.1 Introdução 25.2 Equipes cirúrgica, anestésica e de enfermagem do Bloco Operatório 25.2.1 Equipe anestésica 25.2.2 Equipe cirúrgica 25.2.3 Equipe de enfermagem do Bloco Operatório 25.3 Perfil profissional e competência dos membros da equipe de enfermagem do Bloco Operatório 25.3.1 Perfil profissional do enfermeiro chefe e do enfermeiro assistencial do Bloco Operatório 25.3.2 Perfil profissional do técnico ou auxiliar de enfermagem do Bloco Operatório 25.3.3 Perfil do instrumentador cirúrgico 25.4 Equipe multiprofissional da Recuperação Pós-Anestésica (RPA) 25.4.1 Anestesiologista 25.4.2 Enfermeiro chefe da Recuperação Pós-Anestésica 25.4.3 Enfermeiro assistencial da Recuperação Pós-Anestésica 25.4.4 Técnico ou auxiliar de enfermagem da Recuperação Pós-Anestésica 25.5 Regimento 25.5.1 Conteúdo do regimento 25.6 Norma 25.7 Rotina 25.7.1 Informações que podem estar inseridas em uma rotina 25.7.2 Como avaliar uma rotina 25.7.3 Finalidade do regimento, normas e rotinas 25.8 Procedimento 25.9 Referências

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