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Livro - Teorias de Enfermagem - Braga 

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  • Edição: 1a
  • Ano: 2011
  • Idioma: Português
  • Autor: Braga, Cristiane Giffoni - Silva, José Vitor
  • Páginas: 256
  • Editora: Iátria
  • ISBN: 9788576140702
  • Encadernação: Brochura
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  • Sinopse

  • Índice

Docentes da área de ciências da saúde e da enfermagem apresentam nesta publicação um conteúdo singular com metaconceitos que norteiam as teorias de enfermagem. Esses conceitos oferecem um ponto central e importante na formulação de proposições relativas às ações de enfermagem e ao conhecimento necessário para desenvolver-se como ciência, prática profissional e validação do fenômeno do cuidar. O livro destaca a importância do indivíduo não apenas como pessoa, mas como ser integrante e participante da família, sociedade, comunidade e instituição. Sensibiliza a enfermagem para ações cuidativas, sistematizadas e cientificamente embasadas. Com linguagem didática, as teorias são aplicadas em casos clínicos e exercícios, sendo a obra indispensável à preparação de estudantes de graduação e pós-graduação e de profissionais da área, como desafio para entender o compromisso da enfermagem atual.

CAPÍTULO 1 - TEORIAS DE ENFERMAGEM: EM QUE CONSISTEM? 1.1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1.2 CONCEITOS 1.3 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS CAPÍTULO 2 - TEORIA DA ADAPTAÇÃO - CALLISTA ROY 2.1 INTRODUÇÃO 2.2 BIOGRAFIA 2.3 MACROCONCEITOS 2.3.1 Pessoa 2.3.2 Saúde 2.3.3 Ambiente 2.3.4 Meta de Enfermagem 2.4 PROCESSO DE ENFERMAGEM 2.4.1 Avaliação do Comportamento 2.4.2 Avaliação dos Estímulos 2.4.3 Diagnóstico de Enfermagem 2.4.4 Estabelecimento do Objetivo 2.4.5 Intervenção 2.4.6 Avaliação 2.5 MODO FISIOLÓGICO 2.5.1 As Cinco Necessidades Básicas 2.5.2 Os Quatro Processos Complexos 2.5.3 O Processo de Enfermagem no Modo Fisiológico 2.6 MODO DE AUTOCONCEITO 2.6.1 O Processo de Enfermagem no Modo Autoconceito 2.6.1.1 Avaliação do Comportamento 2.6.1.2 Avaliação dos Estímulos 2.6.1.3 Diagnóstico de Enfermagem 2.6.1.4 Estabelecimento do Objetivo 2.6.1.5 Intervenção de Enfermagem 2.6.1.6 Avaliação 2.7 MODO DE FUNÇÃO NA VIDA REAL 2.7.1 Componentes do Modo 2.7.2 O Processo de Enfermagem no Modo de Função na Vida Real 2.7.2.1 Avaliação do Comportamento 2.7.2.2 Avaliação dos Estímulos 2.7.2.3 Diagnóstico de Enfermagem 2.7.2.4 Estabelecimento do Objetivo 2.7.2.5 Intervenção 2.7.2.6 Avaliação 2.8 MODO DE INTERDEPENDÊNCIA 2.8.1 O Processo de Enfermagem no Modo Interdependência 2.9 EXERCÍCIOS REFERÊNCIAS CAPÍTULO 3 - TEORIA DE ENFERMAGEM DO DEFICIT DO AUTOCUIDADO - DOROTHEA OREM 3.1 INTRODUÇÃO 3.2 BIOGRAFIA 3.3 CONCEITOS 3.3.1 Relações entre os Conceitos 3.4 APLICAÇÃO DA TEORIA DE ENFERMAGEM DO DEFICIT DO AUTOCUIDADO 3.4.1 Aplicação na Comunicação Científica 3.4.2 Aplicação na Assistência ao Portador do Vírus da Imunodeficiência Humana 3.4.3 Aplicação na Gestação e Climatério 3.4.4 Aplicação no Processo de Enfermagem 3.5 CASO CLÍNICO 3.6 EXERCÍCIOS REFERÊNCIAS CAPÍTULO 4 - TEORIA AMBIENTALISTA - FLORENCE NIGHTINGALE 4.1 INTRODUÇÃO 4.2 BIOGRAFIA 4.3 MACROCONCEITOS 4.4 CASO CLÍNICO 4.5 EXERCÍCIOS REFERÊNCIAS CAPÍTULO 5 - TEORIA DE OBTENÇÃO DE METAS, ALCANCE DOS OBJETIVOS E ALCANCE DE METAS - IMOGENE KING 5.1 INTRODUÇÃO 5.2 BIOGRAFIA 5.3 INTERACIONISMO SIMBÓLICO 5.4 SISTEMAS ABERTOS DE IMOGENE KING 5.5 A TEORIA DE IMOGENE KING: OBTENÇÃO DE METAS 5.5.1 A Teoria no Processo de Enfermagem 5.6 CASO CLÍNICO 5.7 EXERCÍCIOS REFERÊNCIAS CAPÍTULO 6 - TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS - WANDA DE AGUIAR HORTA 6.1 BIOGRAFIA 6.2 MACROCONCEITOS 6.3 DESCRIÇÃO DA TEORIA 6.3.1 Histórico de Enfermagem 6.3.2 Diagnóstico de Enfermagem 6.3.3 Plano Assistencial 6.3.4 Plano de Cuidados ou Prescrição de Enfermagem 6.3.5 Evolução de Enfermagem 6.3.6 Prognóstico de Enfermagem 6.4 CASO CLÍNICO 6.5 EXERCÍCIOS REFERÊNCIAS CAPÍTULO 7 - TEORIA DO CUIDADO CULTURAL OU DIVERSIDADE E UNIVERSALIDADE DO CUIDADO CULTURAL - MADELEINE LEININGER 7.1 BIOGRAFIA 7.1.1 Títulos e Condecorações Recebidos por Leininger 7.2 METAPARADIGMA DE ENFERMAGEM À LUZ DA TEORIA 7.2.1 Pessoa 7.2.2 Ambiente/Sociedade 7.2.3 Saúde 7.2.4 Enfermagem 7.3 TEORIA DO CUIDADO CULTURAL OU DIVERSIDADE E UNIVERSALIDADE DO CUIDADO CULTURAL 7.3.1 Cuidado 7.3.2 Cultura 7.3.3 Cuidado Cultural 7.3.4 Diversidade do Cuidado Cultural 7.3.5 Universalidade do Cuidado Cultural 7.3.6 Visão do Mundo 7.3.7 Dimensões da Estrutura Social e Cultural 7.3.8 Contexto Ambiental 7.3.9 Etno-História 7.3.10 Sistemas Populares de Cuidado “Folk” 7.3.11 Sistemas Profissionais de Cuidado 7.3.12 Ações e Decisões de Cuidado de Enfermagem 7.3.13 Preservação ou Manutenção do Cuidado Cultural 7.3.14 Acomodação ou Negociação do Cuidado Cultural 7.3.15 Repadronização ou Reestruturação do Cuidado Cultural 7.3.16 Cuidados de Enfermagem Congruentes com a Cultura 7.4 PROPÓSITOS 7.5 OBJETIVOS 7.6 PRESSUPOSTOS BÁSICOS 7.7 O MODELO DE SUNRISE 7.8 CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA TRANSCULTURAL NA PESQUISA EM ENFERMAGEM 7.9 CASO CLÍNICO 7.10 EXERCÍCIOS REFERÊNCIAS CAPÍTULO 8 - TEORIA DE SISTEMAS - BETTY NEUMAN 8.1 INTRODUÇÃO 8.2 BIOGRAFIA 8.3 MACROCONCEITOS 8.3.1 Pessoa 8.3.2 Ambiente 8.3.3 Saúde 8.3.4 Enfermagem 8.4 DESCRIÇÃO DA TEORIA 8.4.1 Pressupostos e Proposições 8.5 O MODELO DE SISTEMAS DE NEUMAN E O PROCESSO DE ENFERMAGEM 8.5.1 Consulta de Enfermagem 8.5.2 Aplicação da Teoria do Modelo de Sistemas de Neuman 8.5.2.1 Coleta de Dados 8.5.2.2 Caso Clínico 8.5.2.3 Planejamento dos Cuidados 8.5.2.4 Aplicação do Modelo de Neuman 8.6 EXERCÍCIOS REFERÊNCIAS CAPÍTULO 9 - TEORIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA ENFERMAGEM - HILDERGARD ELIZABETH PEPLAU 9.1 INTRODUÇÃO 9.2 BIOGRAFIA 9.3 PRESSUPOSTOS 9.4 FASES DA RELAÇÃO ENFERMEIRO/PACIENTE 9.5 PAPÉIS DA ENFERMAGEM 9.6 APLICAÇÃO DA TEORIA DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 9.7 EXERCÍCIOS REFERÊNCIAS CAPÍTULO 10 - TEORIA DO CUIDADO TRANSPESSOAL - JEAN WATSON 10.1 INTRODUÇÃO 10.2 BIOGRAFIA 10.3 MACROCONCEITOS 10.3.1 Pessoa 10.3.2 Ambiente 10.3.3 Saúde 10.3.4 Enfermagem 10.4 TEORIA DE JEAN WATSON 10.5 INTER-RELAÇÃO DOS CONCEITOS 10.6 APLICABILIDADE DA TEORIA 10.7 TEORIA DO CUIDADO TRANSPESSOAL 10.7.1 Cenário Internacional 10.7.2 Cenário Nacional 10.8 EXERCÍCIOS REFERÊNCIAS

Prévia do Livro

A base teórica e científica que serve como alicerce para toda a prática da enfermagem está na lista de conteúdos mais complexos para alunos da área, exigindo muita dedicação por parte dos estudantes. Para ajudar na tarefa e otimizar as horas de estudo, Braga condensa as principais teorias e pesquisas do ramo em seu Teorias de Enfermagem. Além de abordar o eixo da enfermagem como ciência, o autor ainda tem o cuidado de aplicar o teórico ao prático, demonstrando a relação entre a área da saúde e o contexto social. A abordagem com influência de outras ciências, como as humanas, se assemelha muito à atmosfera criada na Série Gestão de Enfermagem – Modelo de Gestão em Enfermagem – Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente.

Ao longo do livro, Braga também toma o cuidado de mostrar a importância do paciente não apenas individualmente, mas seu lugar na sociedade como um todo, propondo uma reflexão que vai além da sala de aula e pode gerar debates construtivos na universidade, promovendo o enfermeiro, como profissional de saúde, a um agente transformador dentro de sua comunidade.

Em suas 256 páginas, ainda é possível encontrar uma vasta diversidade de cases, com bons exemplos de como as teorias de enfermagem podem ser aplicadas na prática, tirando esses dados e pesquisas do papel, os trazendo para o cotidiano da vivência clínica. Assim, a importância de se estudar a base teórica da enfermagem não fica restrita a provas e trabalhos, mas ganha uma vertente tridimensional e uma enorme relevância para o estudante. É um poderoso aliado como material de estudo, principalmente quando usado com outras referências da área, como Fundamentos de Saúde Coletiva e o Cuidado da Enfermagem.

Além de servir como complemento ao aluno do curso de enfermagem, o material também é excelente para professores universitários do ramo ou de áreas afins, já que possui uma abordagem didática e interdisciplinar que atribui uma nova dinâmica aprimorada a qualquer aula.

 

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