Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.
Política de Privacidade
Benefícios do Mel para a Saúde - Livraria Florence
0 0
0 0

Conheça todos os benefícios do mel para a sua saúde

O mel é um alimento que tem uma ótima reputação para a saúde das pessoas. Isto porque ele possui vários nutrientes e propriedades terapêuticas. Mas você sabe de fato tudo o que esse alimento pode fazer em prol do bem-estar de quem o consome?
Hoje você vai conhecer os principais benefícios do mel para a sua saúde. Mas atenção, tenha em mente que, apesar de tudo o que ele tem de positivo, seu consumo deve ser moderado. Saiba mais detalhes a respeito desse alimento a seguir.

Principais diferenciais do mel

Para muitas pessoas, o mel é considerado um excelente adoçante natural. Em comparação ao açúcar tradicional, esse alimento é muito mais saudável. Mas é claro que ainda assim ele tem açúcares e gorduras, e por isso é preciso consumi-lo com moderação.
De qualquer forma, pessoas que comem mel regularmente podem aproveitar alguns de seus principais benefícios. Eles incluem, por exemplo:
  • Proteção das células contra o envelhecimento precoce, pois o alimento é rico em antioxidantes;
  • Regulação dos níveis de gordura e colesterol no sangue, o que diminui o risco de doenças relacionadas a esses problemas;
  • Além disso, o mel também ajuda a diminuir a pressão sanguínea, além de combater infecções causadas por fungos, vírus e bactérias;
  • Seu uso ajuda muito no controle de doenças respiratórias, desde resfriados até males mais graves, como asma;
  • Por fim, tudo isso resulta em um aumento das defesas naturais do corpo, garantindo mais saúde de forma geral.
Junto com todos esses benefícios, o mel também é um ótimo aliado do coração. Isso porque ele ajuda a melhorar o fluxo de sangue e diminuir a pressão arterial.

Outros benefícios que talvez você não saiba

Uma colher de mel pode fazer maravilhas pela sua saúde física e mental. Vários estudos já comprovaram sua ação efetiva nesses dois aspectos, de forma que:
  • O alimento pode ajudar a controlar e diminuir a obesidade, controlando o açúcar e a gordura no organismo e mantendo o peso;
  • Ele também é muito poderoso para ajudar em problemas relacionados a memória de pessoas de todas as idades;
  • Sua ingestão é capaz de aliviar os sintomas da hemorroida. Assim ele controla dores, sangramentos e coceiras;
  • Além disso, o mel também consegue controlar a ansiedade e diminuir problemas e sintomas relacionados a ela.
Com relação ao último item, quem tem problemas para dormir devido a ansiedade também pode contar com o alimento. Ele ajuda na produção natural de insulina e serotonina. Junto, esses dois hormônios são responsáveis por induzir ao sono.

As propriedades do mel que o diferenciam

Enquanto uma substância cuja produção se dá a partir do néctar das flores e da ação de abelhas, esse alimento possui uma série de vitaminas importantes. Entre os principais nutrientes que estão contidos nele se destacam, por exemplo:
  • Vitamina C;
  • Frutose;
  • Magnésio;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Potássio;
  • Zinco;
  • Sódio.
Todas essas vitaminas e nutrientes tem uma ação eficiente para a manutenção da saúde e bem-estar. Dessa forma, pessoas que consomem mel de forma moderada, conseguem muito mais qualidade de vida. Mas é claro que há algumas exceções com relação ao seu uso.

Casos em que não se deve comer o alimento

Nem todas as pessoas podem consumir mel de forma indiscriminada. Assim sendo, existem algumas situações onde ele não pode ser comido. Confira as principais:
  • Não se deve dar mel para crianças pequenas até os três anos de idade;
  • Pessoas diabéticas também não devem consumir o alimento;
  • Além disso, quem é alérgico ao mel pode sofrer bastante com sua ingestão;
  • Por fim, pessoas alérgicas a frutose também devem evitá-lo.
Como o nosso corpo está em constante mudança, você pode desenvolver reações e problemas com qualquer alimento em qualquer fase de sua vida. Se isso acontecer enquanto come mel, o melhor é procurar um médico rapidamente. Um profissional especializado pode ajudar com os tratamentos adequados para curar seus sintomas.

Outras informações importantes

Além do mel puro, existe outro produto também produzido por abelhas que faz muito bem para a saúde: a própolis. Ele conta com várias características do alimento, incluindo a sua ação antibacteriana e o fortalecimento do sistema imunológico.
Mas é importante saber que, como são duas coisas diferentes, mesmo se você tiver algum tipo de alergia ao mel, poderá consumir própolis sem problemas. De qualquer forma, o mais indicado é procurar um médico e realizar exames específicos para ter certeza.
E com relação ao consumo de mel propriamente dito, também existem algumas coisas que você deve considerar. Para aproveitar os seus benefícios e não correr o risco de prejudicar o seu peso e sua saúde, siga as seguintes dicas:
  • Não consuma mais do que algumas colheres de mel por dia;
  • Você pode utilizá-lo para adoçar bebidas e fazer doces;
  • Ele também é um ótimo ingrediente para certos pratos;
  • Outra ótima opção é misturá-lo com frutas e iogurte.
Nada impede que você consuma mel diariamente. Mas o melhor é estar de olho nas calorias ingeridas e se tiver alguma dúvida conte com um nutricionista especializado.

Considerações finais sobre o mel

A popularidade do mel é bastante justificada. Afinal de contas, trata-se de um alimento completo e que pode durar anos sob as condições certas. Ele oferece tudo o que o seu corpo precisa para ter qualidade de vida e bem-estar. Mas é muito importante ficar de olho nas contraindicações que ele pode trazer. Assim você preserva a sua saúde sem nenhum problema.
Algo importante quando for comprar mel para o consumo é ficar de olho em sua procedência. O produto precisa ser de qualidade, sem mistura com conservantes em excesso. Além disso, se estiver comprando mel puro é seu direito saber sobre sua procedência. Caso contrário o vendedor pode ter de responder perante a lei.
Por fim, tenha em mente que esse alimento é bastante versátil. Há várias receitas que mostram como incorporá-lo, deixando-as ainda mais saborosas com seu gosto característico. Por isso aproveite todos os benefícios que ele pode trazer. Comece a incorporar hoje mesmo esse aliado para a sua qualidade de vida em seu cardápio.
Palavras-chave: mel, benefícios
 
Foram encontrados 108 produtos nesta categoria (em 0,008 segundos)
Ordenar por:
Foram encontrados 108 produtos nesta categoria (em 0,008 segundos)
Ordenar por:

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: