Alimentação para a imunidade: saiba mais sobre o assunto

Adequar o seu cardápio com uma alimentação para a imunidade é algo totalmente possível. Consumindo alimentos como frutas, vegetais, grãos e sementes, entre outros, você consegue deixar o seu sistema imunológico mais forte e preparado para enfrentar ameaças externas. Veja mais informações sobre o assunto a seguir e saiba utilizar uma dieta rica a seu favor.

Informações importantes sobre a alimentação para a imunidade

Certos alimentos são capazes de proteger o nosso organismo graças a vitaminas e nutrientes que reforçam a imunização natural contra males e doenças. Assim sendo, eles executam funções de blindagem e fortalecimento, trazendo benefícios como:

  • Proteção contra células cancerígenas;
  • Maior resistência com relação a processos inflamatórios;
  • Fortalecimento de infecções de vírus, fungos e bactérias.

Além dessas vantagens, a alimentação para a imunidade ajuda a contribuir para aumentar a sua energia e disposição. Dessa forma, para começar a aproveitar um cardápio mais saudável o quanto antes, veja a seguir alguns dos principais alimentos que fortalecem o seu organismo.

A alimentação certa para a imunidade

Veja a seguir algumas das principais alternativas para um cardápio que protege o seu sistema imunológico.

Frutas e verduras com vitaminas C

O consumo de frutas cítricas faz com que o organismo receba altas doses de vitamina C. Ela ajuda na absorção de ferro do organismo, além de ter antioxidantes que aumentam muito a imunidade. Mas não é só isso, já que vegetais, como brócolis, pimentão e tomate, também cumprem essa função.

Salmão: ótimo na alimentação para a imunidade

Entre todos os peixes e frutos do mar, o salmão é um dos mais importantes para o seu sistema imunológico. Isso porque ele possui grande quantidade de ômega-3, que age como um protetor natural do organismo. Seus nutrientes também tem propriedades anti-inflamatórias capazes de evitar diversos tipos de doença.

Sementes em geral

Aqui as opções são bastante variadas. Elas incluem a linhaça, rica em ômega-3 e fibras, as sementes de girassol –  que possuem grande concentração de vitamina E, que é antioxidante – além da lichia, que possui vitamina B, cálcio e magnésio. Assim sendo, a regra é que, quanto mais rica em sementes for a sua alimentação, melhor será a sua imunidade.

Iogurte natural

Esse alimento em seu estado puro e sem processamento é rico em probióticos. Essas são bactérias boas que, quando mandadas para o intestino, ajudam o sistema imunológico a lidar com ameaças externas. Assim, controlam infecções e aumentam as defesas naturais do corpo.

Alho, cúrcuma e gengibre: trio poderoso na alimentação para a imunidade

As propriedades benéficas de fortalecimento do organismo do alho já são conhecidas, o que se deve pela alcinina, componente que combate vírus e bactérias. Já a cúrcuma possui curcumina, uma substância que protege as células do organismo da ação de radicais livres. Por fim, o gengibre tem muitas propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Algumas considerações importantes

Você deve ter em mente que a alimentação para a imunidade ajuda o seu organismo a ficar mais forte contra doenças e males diversos. Mas ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidados específicos para manter a sua saúde sempre em dia.

Além disto, pessoas de diferentes idades têm sistemas imunológicos com necessidades específicas. Assim sendo, leve em consideração que:

  • No caso de crianças e bebês, o organismo está em processo de formação. Por isso é preciso investir em alimentos como frutas em geral, vegetais e iogurtes naturais;
  • Já pessoas adultas devem ter um cardápio variado, inserindo as opções de alimentação para a imunidade já citadas em meio a outras;
  • No caso de gestante, o fortalecimento do organismo deve ser uma prioridade ainda maior. Por isto é importante ingerir alimentos como frutas, alho, gengibre, sementes e vegetais em geral;
  • Por fim, idosos necessitam de nutrientes específicos para o organismo, como ferro, cálcio e vitaminas. Assim frutas, verduras verde-escuras, salmão e derivados do leite estão entre as melhores opções.

Uma vez que as pessoas seguirem as dicas certas de cardápio, levando em consideração esses aspectos, terão um organismo muito mais forte. O resultado será uma grande diminuição da necessidade de medicamentos e tratamentos médicos para doenças.

Outras questões sobre alimentação e doenças

Muitos males podem ser prevenidos e combatidos com uma alimentação correta aliada a tratamentos. Veja alguns exemplos:

  • A alimentação com frutas e vegetais – aliada a um consumo moderado de açúcares e gorduras – combate vírus, bactérias e doenças relacionadas ao excesso de peso;
  • Além disso, inflamações e síndromes também podem ser tratadas com o auxílio de alimentos que fortalecem a imunidade, como sementes e raízes;
  • Por fim, alimentos como beterraba, fígado, cebola, oleaginosas e batata doce também trazem um poderoso efeito para o organismo. Eles têm uma série de vitaminas e minerais que são importantíssimos para o sistema imunológico.

Algo que você pode considerar, caso esteja em dúvida de como começar com uma alimentação para a imunidade, é consultar um nutricionista. Assim, esse profissional irá avaliar o seu caso de forma específica e descrever um cardápio que atenda a todas as suas necessidades e também proteja o seu organismo.

Algumas informações finais

Em tempos de doenças como o coronavírus, adotar uma dieta saudável e rica em vitaminas e nutrientes para o organismo faz toda a diferença. É claro que existem várias outras doenças transmissíveis que também podem atacar o seu corpo, e por isto esse aspecto é tão importante.

Mas é claro que você também precisa garantir que a sua saúde esteja em dia como um todo. Para isto, proteja-se adotando alguns cuidados:

  • Consulte o seu médico regularmente;
  • Priorize o descanso de seu corpo e mente quando for preciso;
  • Por fim, evite alimentos fast-food, bebidas alcoólicas em excesso e consumo de drogas.

Todos esses fatores ajudam a proteger o seu sistema imunológico. Assim, na medida em que você dá a devida atenção para o seu corpo, estará muito mais forte contra doenças transmitidas por vírus, bactérias e fungos.

Desde males mais simples e inofensivos até doenças que podem ser graves, a alimentação para a imunidade tem excelentes propriedades de proteção. Por isso, siga essas dicas e aproveite todos os benefícios que um cardápio cheio de vitaminas e minerais pode trazer ao seu organismo.