Goji berri – Tudo o que você precisa saber sobre essa fruta

O goji berri é um pequeno fruto vermelho encontrado na Ásia que, nos últimos anos, alcançou o status de superalimento no Ocidente e com razão. Isso porque a fruta é tão rica em nutrientes que já é aliada com a medicina tradicional chinesa há milhares de anos.

Assim, entre os principais benefícios que a fruta fornece para saúde se destaca a ação antioxidante e anti-inflamatória, a proteção ao coração e o equilíbrio do colesterol. A riqueza de vantagens da fruta fez com que muitos adeptos de uma alimentação mais saudável a incluíssem ela em suas dietas.

Mas por que o goji berri faz tão bem à saúde? Separamos abaixo todas as informações que você precisa saber sobre a fruta e razões pelas quais você deve incluí-la em sua dieta, confira.

O que é um superalimento e por que o goji berri é considerado um?

“Superalimento” é um termo utilizado para descrever alimentos considerados poderosos aliados para sua boa saúde. Eles são, em sua maioria, alimentos ricos em nutrientes e compostos bioativos capazes de oferecer resultados muito positivos para a saúde.

Portanto, como o goji berri é rico em vitaminas, fibras, minerais, aminoácidos, ácidos graxos essenciais e antioxidantes, seu status de superalimento vem daí. Ele ajuda na prevenção de diversas doenças e proporciona uma melhor qualidade de vida.

Nutrientes do goji berri

Conforme a análise de um estudo periódico feito pelo American Journal of Clinical Nutrition, 100 gramas de goji berri desidratada possuem 2.500 miligramas de vitamina C. O volume é 500 maior do que o encontrado na laranja, por exemplo, fruta conhecida por ser benéfica ao sistema imune.

E a vitamina C em si é ótima para melhorar o humor, ajudar a emagrecer, diminuir o estresse, evitar o envelhecimento da pele, melhorar a saúde dos ossos e contribuir para a absorção de ferro pelo organismo.

Além disso, o goji berri é a maior fonte conhecida de carotenoides, substâncias boas para a pele e visão, e é rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6).

Ao todo, a fruta ainda possui mais: 19 aminoácidos, sendo oito deles essenciais para nosso corpo e apenas absorvidos por meio da alimentação; 21 minerais vestigiais, como o ferro e o zinco; beta-sitosterol, benéfico para o coração; ácidos graxos essenciais; cyperone; fisalina e betaína, bons para o fígado.

Principais benefícios do goji berri

O goji berri é a fruta da planta Lycium barbarum, originalmente encontrada nas montanhas do Tibete. Ele é famoso, principalmente, por sua riqueza em vitamina C, altamente benéfica para o sistema imunológico. Ele ainda auxilia em dietas para emagrecer e diminuir a celulite, previne a diabetes e até mesmo o câncer.

Além disso, o goji berri também melhora o humor e ajuda a evitar problemas oftalmológicos e derrames. Pessoas mais suscetíveis aos raios ultravioleta também devem comer a fruta. Conheça um pouco mais sobre os benefícios comprovados que o goji berri pode oferecer a você.

Fortalece o sistema imunológico

Como já mencionamos, o goji berri é rico em vitamina C, importante aliada na prevenção contra gripes e resfriados. Assim, ao ser absorvida pelo organismo, a vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células responsáveis por combater quaisquer elementos estranhos que entrem na corrente sanguínea. Por esse motivo, o goji berri aumenta os níveis de anticorpos e atua como fortalecedor do sistema imunológico, prevenindo a contração de diversas doenças.

Oferece fotoproteção para a pele

Os carotenoides presentes em grande quantidade na fruta oferecem um benefício que outros alimentos não oferecem. Esses nutrientes são extremamente benéficos para a pele, pois proporcionam uma proteção extra contra os raios ultravioleta. Por isso, o goji berri é o alimento ideal para a dieta de pessoas mais fotossensíveis. A superfruta também ajuda a reduzir inflamações na pele e diminuem a imunossupressão.

Melhora a visão

Além da proteção extra para a pele, os carotenoides são ótimos amigos da nossa visão. Como o goji berri é o alimento com a maior concentração desses nutrientes, ele acaba auxiliando na prevenção de problemas e complicações oftalmológicas. Além dos carotenoides, a fruta possui propriedades antioxidantes que protegem os olhos de radicais livres, principais causadores de doenças como a catarata.

Protege contra o câncer

Estudos recentes mostraram que o goji berri pode ajudar a eliminar células cancerígenas no corpo. As pesquisas mostraram que os polissacarídeos presentes na fruta podem atuar principalmente em células ligadas ao colón e ao útero, inibindo as cancerígenas por meio de indução de morte celular. Na medicina tradicional chinesa, as pessoa já usam o goji berri como auxiliar no tratamento de câncer.

Protege contra doenças neurológicas

Os ácidos graxos presentes no goji berri ajudam a regular o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, por isso, incluir a fruta na sua dieta pode ajudar a prevenir doenças neurológicas. Além disso, as vitaminas do complexo B auxiliam na hora de evitar lesões cerebrais irreversíveis. Vale ressaltar que as ações antioxidantes da fruta também podem combater os radicais livres que, além de causarem problemas de visão, causam as doenças neurodegenerativas.

Previne doenças cardiovasculares

O goji berri é rico diversas vitaminas, porém, as que melhor agem de forma antioxidante são a C, a E e a A. Juntas elas atuam no organismo de forma a diminuir os índices de LDL, conhecido como colesterol ruim e o grande vilão do coração. É o colesterol alto o grande causador da maior parte das doenças cardiovasculares.

Além disso, a vitamina B6 presente no goji berri ajuda a reduzir a quantidade de homocisteína, aminoácido encontrado no sangue que está relacionado com o surgimento de doenças como o AVC e o infarto.

Considerações finais

Agora que você já sabe todos os benefícios que o goji berri tem é só incluir o fruto na sua dieta. Uma ótima notícia é que atualmente você pode comprar o alimento por um preço mais baixo do que há alguns anos atrás. Assim, seu bolso não vai sofrer na medida em que começar a coloca-lo no cardápio. Além disso sua saúde também vai agradecer.