Saiba quais são e onde estão as vitaminas e nutrientes mais importantes para o corpo

As vitaminas e nutrientes são importantes para o nosso organismo. É por meio delas que os sistemas do corpo conseguem realizar suas funções perfeitamente. O corpo absorve esses elementos por meio da digestão. Por isso, uma alimentação saudável é fundamental para que eles cheguem ao organismo.

Podemos considerar que as vitaminas e nutrientes são o combustível do corpo. Os alimentos possuem tudo o que é necessário para que o organismo funcione bem e de forma saudável. Mesmo quando há algum impedimento na ingestão de determinada comida, hoje em dia existem complexos fabricados para que o corpo não fique deficitário.

Assim sendo, hoje vamos saber quais são e onde estão as vitaminas e nutrientes mais importantes para o corpo.

Macro e Micronutrientes

Os nutrientes são classificados em duas grandes categorias: os macro e micronutrientes. Os micronutrientes consistem em:

  • Vitaminas (A, D, E, K, C, Complexo B);
  • Minerais (Zinco, Cobre, Cálcio, Magnésio e Ferro).

Por fim, os macronutrientes são compostos por:

  • Gorduras (Saturadas, Monoinsaturadas, Poli-insaturadas);
  • Carboidratos (Simples e Complexos);
  • Proteínas.

Dessa forma, vamos conhecer a seguir mais sobre as principais vitaminas e nutrientes do nosso organismo e onde encontrá-los.

Junto com os nutrientes, vitaminas A, D, E, K e C são assenciais

As vitaminas são essenciais para que o corpo funcione. Assim, a falta delas pode acarretar diversos problemas de saúde. Mas por outro lado, o excesso de alguma vitamina também causa distúrbios. Dessa forma, onde encontrar as principais vitaminas para o organismo:

  • Vitamina A: auxilia na renovação celular e no crescimento. Ela se encontra em alimentos de cores vivas como cenoura, abóbora, damasco e pêssego. Além disso, também está presente no leite e seus derivados, na gema do ovo e no fígado de boi;
  • Vitamina D: auxilia a ter ossos e dentes mais fortes, além de ajudar o sistema autoimune e prevenir diabetes e outras doenças. Ela está sobretudo na exposição aos raios solares. Mas também está presente em frutos do mar, leite e derivados e óleo de fígado de peixe;
  • Vitamina E: auxilia o sistema autoimune, previne doenças neurológicas, entre outras. Ela é encontrada em óleos vegetais e frutas como abacate e mamão;
  • Vitamina K: interfere na coagulação sanguínea e melhora a intensidade óssea. Está em vegetais verdes e alimentos como nabo, abacate, ovo e fígado;
  • Vitamina C: fortalece as defesas naturais do corpo e facilita a absorção do ferro no organismo. Ela está presente em dezenas de alimentos, que incluem laranja, limão, goiaba, caju, mamão, acerola, pimentão amarelo, entre outros.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B exercem a função de regulação e produção de energia no organismo. Elas ajudam a manter a saúde do sistema nervoso, previnem anemia e auxiliam o sistema imunológico. Elas são divididas em algumas categorias, veja as principais:

  • Vitamina B1 (Tiamina): é indispensável para o metabolismo dos carboidratos. Está presente em levedura de cerveja, gérmen de trigo e sementes de girassol;
  • Vitamina B2 (Riboflavina): é muito importante para o metabolismo dos lipídios. Está presente no fígado de boi, farelo de aveia e amêndoas;
  • Vitamina B6 (Piridoxina): auxilia no metabolismo das proteínas. Além disso, é encontrada na banana, salmão, batata, frango e avelã, entre outros.
  • Vitamina B7 (Biotina): ajuda a manter a saúde da pele e do cabelo e fortalece a absorção de outras vitaminas do mesmo complexo. Está presente em carnes, ovos e leites;
  • Vitamina B12 (Cobalamina): por fim, ela ajuda na formação de células sanguíneas e do metabolismo dos aminoácidos. Está nos alimentos de origem animal, ovos, queijos e leites.

Além de vitaminas e nutrientes, há também os minerais

Os minerais são importantes para os processos intracelulares, transmissão de sinapses nervosas e outras funções. Mas, o excesso deles no corpo causa intoxicação, deixando a pessoa doente. Confira os principais minerais do corpo humano:

  • Zinco: participa do metabolismo energético e dos carboidratos. Ajuda na formação de espermatozoides e auxilia no bom funcionamento do pâncreas. Esse mineral é encontrado na carne de frango, ostras, fígado e gérmen de trigo, principalmente;
  • Cobre: auxilia o funcionamento celular, o metabolismo do ferro e a síntese da melanina. Além disso, está presente nos frutos do mar, fígado, cereais integrais, nozes e chocolate;
  • Cálcio: popularmente conhecido por ajudar na saúde e a fortalecer os ossos. Encontra-se no leite e seus derivados, brócolis, entre outros alimentos;
  • Magnésio: fundamental para a contração e relaxamento muscular e na produção de proteínas e energia. Está presente no feijão, nozes e lentilhas;
  • Ferro: por fim, ele ajuda o corpo a crescer e se desenvolver, fortalece o sistema cardiovascular e a defesa do organismo. Assim, se encontra em fígado de boi, gema de ovo, vegetais verdes, entre outros.

Gorduras: macronutrientes essenciais

As gorduras são macronutrientes que ajudam a guardar energia e fortalecer o isolamento término do nosso corpo. São essenciais para a estrutura cerebral e da retina. Elas possuem subdivisões:

  • Gorduras Saturadas: nessa categoria se incluem todas as gorduras animais, incluindo manteiga e banha. Está presente também no óleo de dendê e de coco. Se estiver em excesso no organismo, pode causar problemas cardiovasculares;
  • Gorduras Monoinsaturadas: estão presentes no azeite de oliva e em alimentos como abacate, amêndoas e castanhas. Ajuda a aumentar o chamado colesterol bom do sangue;
  • Gorduras Poli-insaturadas: elas ajudam a diminuir o colesterol ruim do sangue e formar hormônios, entre outras funções. Elas estão nos peixes e em vários tipos de óleos, incluindo o óleo de girassol.

Carboidratos: poderosos aliados de vitaminas e nutrientes

Os carboidratos, após passarem pelo processo de digestão, se transformam em glicose ao serem decompostos por enzimas. Além disso, eles possuem duas grandes divisões: os simples e complexos:

  • Carboidratos simples: esse tipo tem a função de disponibilizar glicose para a corrente sanguínea. Sua distribuição é bastante rápida e não dura mais que 30 minutos. Mas essa fonte de energia também acaba rápido. Eles são muito encontrados no açúcar e doces em geral;
  • Carboidratos complexos: também disponibilizam glicose, mas de forma mais lenta e gradativa. Assim, é um tipo de “combustível” mais eficiente e saudável. Está presente alimentos como o arroz, massas e outros alimentos à base de trigo.

Por fim mas não menos importantes: proteínas

As proteínas são importantes pois tem a função de transportar as vitaminas para dentro das células. Não adiantaria nada as vitaminas e nutrientes chegarem ao sangue, mas não conseguirem entrar nas células.

Elas também ajudam a compor tecidos, transmitir sinapses dos neurônios, coagular o sangue e fazer e outras funções necessárias. Por fim, as proteínas estão em todo tipo de carne, nos ovos, no leite e seus derivados.