Conheça todos os benefícios do boxe para a saúde

O boxe é um esporte milenar, praticado desde a Grécia Antiga e que continua em alta até os dias atuais. Assim como toda atividade física, ele traz muitos benefícios para o praticante e exige técnica e disciplina.

Assim sendo, hoje vamos conhecer todos os benefícios do boxe para a saúde e como ele pode ser positivo para seu bem-estar físico e mental.

O boxe auxilia na defesa pessoal e na autoestima

Esses dois fatores talvez sejam os que mais contribuem para a pessoa começar a praticar o boxe. Não estão diretamente ligados a saúde física, mas aos sentimentos de segurança e autoestima, que podem influenciar na saúde do corpo.

Assim, praticar e conhecer os movimentos básicos do boxe pode contribuir para a defesa pessoal. Por isso ele é muito praticado por mulheres, pois elas se sentem mais seguras quando conseguem, de alguma forma, se defender.

O boxe também influencia na autoestima, pois o corpo fica mais saudável e definido. Além disso, aumenta o condicionamento físico, possibilitando que a pessoa realize tarefas diárias mais facilmente.

Esse esporte ajuda a emagrecer

O emagrecimento progressivo é um dos principais benefícios do boxe para a saúde. Uma aula de 60 minutos por queimar até 1000 calorias. E além disso essa queima de gorduras é totalmente saudável e vantajosa para o organismo, pois:

  • É um treino cardiovascular que trabalha os membros inferiores e superiores;
  • Ajuda a diminuir a gordura visceral da região abdominal, diminuindo a cintura;
  • Estimula o sistema metabólico;
  • Melhora a composição física, reduzindo o percentual de gordura.

Além da estética, a diminuição da gordura visceral, por exemplo, ajuda a prevenir doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. Mas a prática do esporte precisa estar aliada à hábitos saudáveis de alimentação.

O boxe melhora a coordenação do corpo

O processo de aprender boxe aumenta a coordenação motora, principalmente das mãos. Porém, ele também aumenta o poder de reação, já que o praticante também recebe golpes e precisa agir rápido. Dessa forma, o esporte tem a capacidade de:

  • Aprimorar a coordenação motora, agilidade e aptidão;
  • Controlar e aprimorar estímulos e reflexos;
  • Coordenar a função cardiorrespiratória;
  • Aumentar o equilíbrio;
  • Aumentar a rapidez de reação a determinadas situações.

Assim, o boxe melhora, de forma geral, o controle corporal e a coordenação. Pessoas com uma idade mais avançada também podem praticar esse esporte. Ele aumenta o equilíbrio, que vai sendo prejudicado conforme o tempo passa. Sempre é aconselhável que o boxe seja feito sob supervisão médica, sobretudo em pessoas mais velhas ou que apresentam alguma limitação física ou de saúde.

É um aliado contra o estresse

No mundo corrido em que vivemos atualmente, se livrar do estresse se tornou um ideal para muitas pessoas. Por isso, diminuir níveis de estresse no corpo é um dos benefícios do boxe para a saúde.

Diminuir ou eliminar o estresse requer várias mudanças no organismo. O sono precisa ser melhorado e o praticante precisa ser estimulado a beber mais água e a se alimentar melhor. O boxe tem a capacidade de fazer tudo isso para nós, melhorando seu funcionamento. Ao adotar a prática do boxe, o corpo elimina mais toxinas e hormônios são liberados no organismo, aumentando o bem-estar.

Além disso, a prática do boxe ajuda a aumentar a endorfina no corpo. Outro fator interessante é que, geralmente, ele é praticado por, no mínimo, duas pessoas. Ele também pode ser feito em grupos de variados tamanhos. Isso melhora o convívio social. Além disso esse esporte, de forma geral, ajuda a eliminar sentimentos ruins, como raiva e frustração.

O boxe melhora a saúde cardiovascular

Esse esporte também é considerado um exercício aeróbico. Durante a sua prática, os batimentos cardíacos aumentam, elevando a taxa de bombeamento do sangue para todos os órgãos. Ele ainda auxiliar uma respiração mais profunda.

O boxe, praticado regularmente, equilibra o estresse sobre os pulmões e coração e mantém o ritmo cardíaco regular durante a atividade. Como ele diminui a gordura localizada no abdômen, a saúde cardiovascular também é beneficiada, e não apenas a estética.

Além de tudo isso, aumenta a força

O boxe não é um esporte que consiste apenas em desferir golpes no adversário. Essa seria uma definição muito simplista. Ele exige muitas ações do corpo e de variados sistemas, incluindo o respiratório e o cardiovascular.

O boxe, então, pode ser considerado uma atividade física muito completa, pois trabalha questões como equilíbrio e resistência. Dessa forma, esse esporte requer a utilização de força, mesmo em praticantes que estão iniciando na modalidade. Esta vai sendo adquirida conforme a prática se torna parte da vida cotidiana do esportista.

O aumento da força melhora o condicionamento físico e ajuda no funcionamento do organismo de forma geral. Além do aumento de aptidão física, o boxe ensina o praticante como utilizar sua força de forma equilibrada. Cada tipo de golpe exige o uso de determinado nível de aceleração, por isso quem pratica boxe tem maior autocontrole sob seus movimentos.

O que fazer para começar a praticar o boxe?

Após conhecer os benefícios do boxe para a saúde, se você quer começar a praticar esse esporte, precisa ficar atento se:

  • Possui algum tipo de lesão;
  • Já realizou alguma cirurgia que pode comprometer os movimentos;
  • Além disso, possui algum tipo de fratura;
  • Possui algum outro problema que pode ser potencializado com essa prática.

Após observar essas questões, qualquer pessoa pode começar a praticar o boxe, de crianças a idosos. Para cada faixa etária, há um tipo de treino adaptado. Uma aula de boxe é dividida em partes:

  • Alongamento, assim como é feito antes de qualquer prática esportiva;
  • Aquecimento, com exercícios em sacos de pancada, manoplas e cordas;
  • Definição do tipo de luta;
  • Sparring, um termo inglês muito utilizado no boxe que significa apenas “praticar boxe”.

O boxe não é apenas para quem quer se tornar profissional no esporte. Diante de todos os benefícios desse esporte para a saúde, uma aula pode ser voltada para situações educativas e terapêuticas.

Ao decidir começar esse esporte, procure profissionais de confiança e locais bem estruturados. Se possui alguma condição específica de saúde, consulte seu médico antes de iniciar qualquer esporte.