ISBN 9788554652098
Edição 1
Ano 2019
Idioma Português
Autor Favero/pirana
Páginas 276
Encadernação Brochura
Disponibilidade 7 a 10 dias úteis + prazo do frete escolhido
Uma visão abrangente, e inédita, do diagnóstico médico e tratamento dos problemas de comunicação, aprendizado e desenvolvimento infantil. Tratado de Foniatria tem como objetivo proporcionar ao leitor uma visão abrangente desta área de atuação da Otorrinolaringologia, que cuida do diagnóstico médico dos problemas de comunicação e aprendizado. É produto da experiência das autoras no atendimento foniátrico e na formação de médicos e de fonoaudiólogos na área da comunicação humana. Inédita no Brasil, a obra aborda o desenvolvimento infantil e o processo de aquisição de linguagem, retratando as diversas situações nas quais este processo não ocorre de forma adequada. Há também uma atenção especial aos problemas foniátricos que acometem os adultos e toda uma seção voltada ao processo terapêutico.
Sumário:
PRANCHA EM CORES........................................................................................................................ xvii
1 HISTÓRIA DA FONIATRIA..................................................................................................................... 1
Alfredo Tabith Junior ? Sulene Pirana ? Mariana Lopes Fávero
2 COMO APRENDEMOS A FALAR............................................................................................................ 5
Gilberto Bolivar Ferlin Filho ? Mariana Lopes Fávero
3 ENTRE O OUVIR E O FALAR – NEUROANATOMIA DA LINGUAGEM...................................................... 15
Andressa Guimarães Prado Almeida ? Vanessa Magosso Franchi ? Mariana Lopes Fávero
4 FUNÇÕES EXECUTIVAS E MEMÓRIA................................................................................................... 23
Mariana Lopes Fávero
5 NEUROCIÊNCIA DA LINGUAGEM........................................................................................................ 31
Berenice Dias Ramos
6 BILINGUISMO.................................................................................................................................... 39
Sulene Pirana ? Luisa Raña Aragão
7 DIAGNÓSTICO E REABILITAÇÃO AUDITIVA NA INFÂNCIA.................................................................... 45
Maria Carolina Versolatto-Cavanaugh ? Beatriz de Castro Andrade Mendes
Beatriz Cavalcante de Albuquerque Caiuby Novaes
8 DIAGNÓSTICO ELETROFISIOLÓGICO DA SURDEZ NA INFÂNCIA.......................................................... 59
Gustavo Fernando Tognini Rodrigues ? Ligia Zanco Bueno Derrico ? Mariana Lopes Fávero
9 ELETROFISIOLOGIA E LINGUAGEM..................................................................................................... 65
Alice Andrade Takeuti ? Mariana Lopes Fávero
10 DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA SURDEZ............................................................................. 73
Sulene Pirana ? Marcela de Oliveira
11 PROCESSAMENTO AUDITIVO............................................................................................................. 83
Mari Ivone Lanfredi Misorelli ? Maria Flávia Bonadia-Moraes
12 DENA – DESORDENS DO ESPECTRO DA NEUROPATIA AUDITIVA........................................................ 91
Sulene Pirana ? Fabiana Caldini Piscini
13 IMPACTO DAS PERDAS UNILATERAIS E TEMPORÁRIAS NA LINGUAGEM E NO APRENDIZADO........... 103
Luisa Barzaghi Ficker ? Altair Cadrobbi Pupo ? Maria do Carmo Bertero ? Mariana Rocha Tetilla
14 PRAXIA E LINGUAGEM.................................................................................................................... 113
Alice Andrade Takeuti ? Mariana Lopes Fávero
15 A CONSULTA FONIÁTRICA............................................................................................................... 119
Ana Paula Fiuza Funicello Dualibi ? Mariana Lopes Fávero ? Sulene Pirana
16 TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: O QUE MUDA, O QUE FICA E
O QUE IMPORTA NESTE DIAGNÓSTICO............................................................................................ 129
Mariana Lopes Fávero
17 TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM................................................................................................ 137
Sulene Pirana ? Gisele Vieira Hennemann Koury ? Mariana Maldonado Loch
18 TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA............................................................................................ 149
Caio Borba Casella
19 FISSURAS LABIOPALATINAS............................................................................................................ 161
Alfredo Tabith Junior ? Mônica Elisabeth Simons Guerra
20 AVALIAC¸ÃO FONIÁTRICA DO IDOSO................................................................................................ 171
Gisele Vieira Hennemann Koury
21 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E PARALISIA CEREBRAL.......................................................................... 179
Luciene Mayumi Sato ? Gilberto Bolivar Ferlin Filho
22 DISFLUÊNCIAS DA FALA................................................................................................................... 193
Alfredo Tabith Junior ? Mônica Elisabeth Simons Guerra
23 ATUALIZAÇÃO EM GAGUEIRA E OUTROS DISTÚRBIOS DA FLUÊNCIA................................................ 201
Ignês Maia Ribeiro ? Mirela Pollini Caputo
24 DISFAGIA NA INFÂNCIA................................................................................................................... 209
Eliézia Helena de Lima Alvarenga ? Giovana Piovesan Dal Oglio ? Natalia de Aguiar Brasileiro Saunders do Vale
25 INÍCIO DO TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO – REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO.......................... 219
Ana Clélia de Oliveira Rocha ? Marta Gonçalves Gimenez Baptista
26 CRIANÇAS QUE NÃO FALAM – UM PERCURSO SINGULAR NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA............. 225
Ana Clélia de Oliveira Rocha ? Marta Gonçalves Gimenez Baptista
27 AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NOS TRANSTORNOS DE LINGUAGEM........................................... 231
Graziela Magalhães ? Mirian Akiko Furutani de Oliveira
28 CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE À CLÍNICA DE CRIANÇAS COM ATRASOS DA FALA –
ENTRE O JUSTO TEMPO DE TOMAR A PALAVRA E A ESTRUTURA DA LINGUAGEM..............................237
Adela Stoppel de Gueller ? Julieta Jerusalinsky
29 PROCESSAMENTO VISUAL............................................................................................................... 245
Paulo Ricardo Souza Sampaio ? Fabiana Maria Gomes Lamas
ÍNDICE REMISSIVO............................................................................................................................249
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