0 0
0 0
Foram encontrados 137 produtos nesta categoria (em 0,034 segundos)
Ordenar por:
24% OFF
Livro Abordagem Multidisciplinar ao Paciente com Insuficiência Cardíaca - Mesquita
27% OFF
Livro - Guia Prático de Síndromes Coronárias Agudas - Guimarães
75% OFF
Livro - Cardioendocrinologia - Sá***
59% OFF
Livro Cardiologia na Sala de Emergência - Uma Abordagem para o Clínico - Tallo
Foram encontrados 137 produtos nesta categoria (em 0,034 segundos)
Ordenar por:

Dicas e conselhos para cuidar da saúde de seu coração


Cuidar da saúde do coração é fundamental para uma vida longa e saudável. Afinal, esse órgão é responsável por bombear sangue para todo o corpo, e problemas cardiovasculares podem ser fatais. Por isso, veja a seguir uma série de dicas para manter sua saúde cardiovascular sempre em dia e viver com qualidade e bem-estar.

A importância de cuidar do coração

De acordo com uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças do coração matam aproximadamente uma pessoa a cada 40 segundos. Sem dúvidas esses são números preocupantes, que surgem por diferentes motivos. Entre os principais se destacam, por exemplo:

  • Falta de atividades físicas regulares;
  • Doenças psicológicas como estresse e ansiedade;
  • Alimentação mal equilibrada com muito açúcar e gordura;
  • Propensão genética e histórico familiar;
  • Outras doenças relacionadas como hipertensão e obesidade.

Sendo assim, a partir desse quadro é possível traçar um diagnóstico com medidas simples e eficientes para cuidar de seu coração. Portanto, veja algumas dicas para fazer isso a seguir.

Alguns cuidados básicos com sua saúde cardiovascular

Em primeiro lugar, é importante que você tenha uma rotina saudável, com um estilo de vida que garanta uma boa saúde cardiovascular. Para fazer isso, siga as seguintes dicas.

Mantenha-se com um peso saudável

Esse é um aspecto fundamental para cuidar da saúde do coração. A obesidade está diretamente relacionada a uma série de doenças cardíacas, que dessa maneira comprometem veias e artérias e podem contribuir para infartos e outros males.

Elimine vícios e hábitos pouco saudáveis

Na medida em que você tem hábitos nocivos como tabagismo, alcoolismo ou uso de algum tipo de substância química, seu coração sofre efeitos adversos. Isso pode trazer muitos problemas, sobretudo com o passar dos anos. Por isso é preciso ter um estilo de vida saudável, sem a ingestão de coisas que podem fazer mal para a saúde.

Exercício físico é fundamental

Nosso corpo não existe para ficar parado. Ele precisa de movimento, e isso também é algo fundamental para a saúde cardiovascular. Na medida em que você realiza atividades físicas, ajuda o seu sistema cardiovascular a funcionar da maneira correta.

Coma de forma equilibrada

Outro aspecto imprescindível para cuidar da saúde do seu coração é ter uma dieta equilibrada. Eliminar açúcares e gorduras ao máximo, apostando em opções light e diet faz toda a diferença. Além disso, também é muito importante que haja a ingestão de todas as vitaminas e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar adequadamente.

Dicas e informações importantes

Além dos aspectos físicos, as condições psicológicas e de saúde mental também podem afetar a saúde cardiovascular. Neste sentido, é importante avaliar seu emocional para ver se tudo está bem e de acordo para o seu bem-estar.

Assim sendo, é importante ficar de olho em alguns sintomas que podem indicar problemas emocionais que acabam afetando sua saúde:

  • Dificuldade para dormir;
  • Sensação de ansiedade constante;
  • Boca seca e taquicardia;
  • Dores inexplicáveis em todo o corpo;
  • Tristeza e medo que aparecem sem motivos;
  • Pouca energia e vontade de levantar da cama.

Ao ter contato com qualquer um desses sintomas, é preciso consultar a ajuda de um profissional especializado. Ele poderá traçar um diagnóstico adequado para suas condições, e contribuir para sua saúde de forma geral.

Outras dicas em prol de seu coração

Os cuidados preventivos são tão importantes quanto os contínuos com relação à saúde de seu coração. Mesmo que esteja tudo bem com você, é importante fazer checkups médicos de forma regular. Assim será mais fácil manter seu bem-estar cardiovascular. Nesse sentido, existem alguns cuidados necessários que podem fazer uma grande diferença:

  • Consulte um cardiologista de confiança e faça checkups regularmente;
  • Procure viver de forma mais leve e saudável, evitando estresse e incômodos;
  • Consuma alimentos que sejam ricos em ômega 3;
  • Procure respirar corretamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca;
  • Tire um tempo para meditar e acalmar seus pensamentos;
  • Faça coisas que lhe deixem feliz e conviva com pessoas que você gosta.

Tudo isso age de forma preventiva e traz excelentes resultados para a saúde de seu coração. É importante que você desenvolva todos esses cuidados de forma rotineira, pois assim será mais fácil conseguir os resultados pretendidos.

Viver bem é mais fácil do que parece

Para muitas pessoas, adotar todos esses cuidados cardiovasculares pode ser um grande desafio. Afinal, a rotina de muitos é muito corrida, o que dificulta adotar o estilo de vida mais saudável. Por outro lado, na medida em que você se organizar é possível obter ótimos resultados.

Use a tecnologia a seu favor

Sobretudo, atualmente existem diversos tipos de aplicativos em prol da saúde e do bem-estar. Você pode baixar programas para controlar seus batimentos cardíacos, organizar sua rotina de exercícios físicos e até mesmo contar a quantidade de água ingerida por dia.

Opte por refeições práticas

Mesmo que você não costume comer em casa, ou se consegue preparar suas refeições, procure opções saudáveis e práticas. Frutas, verduras, legumes e grãos são a base para qualquer dieta saudável. Basta se organizar em suas compras ou optar por esses pratos caso almoce ou jante em restaurantes seguidamente.

Fortaleça o seu corpo

É muito importante que o seu corpo esteja suficientemente forte para que a saúde do coração também corresponda à altura. Para fazer isso procure ingerir todas as vitaminas e nutrientes que seu organismo precisa. Seja por meio das refeições, ou mesmo com a ajuda de suplementos, conte com essa ajuda em prol de seu bem-estar.

Não esqueça dos médicos

Além do cardiologista, você também pode consultar outros profissionais da área da saúde para ajudar em sua busca por saúde. Clínicos gerais, nutricionistas ou médicos de algum campo específico podem traçar um plano bem-sucedido com você para cuidar de sua qualidade de vida.

Por fim, basta seguir essas dicas e cuidar da saúde do coração. Com certeza você e seu corpo tem muito a ganhar com o sistema cardiovascular funcionando adequadamente. Além disso, esse é um aspecto que fará toda a diferença para viver uma vida mais saudável e feliz. Por isso priorize a qualidade de vida e siga essas dicas em prol de seu bem-estar.

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: