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Livro - Auditoria em Processos Organizacionais: Teoria, Finalidade, Metodologia e Resultados - Santos Dias

Livro - Auditoria em Processos Organizacionais: Teoria, Finalidade, Metodologia e Resultados - Santos Dias

SKU 9788597000610
ISBN 9788597000610|Edição 4ª|Ano 2015|Idioma Português|Autor Santos Dias, Sergio Vidal dos|Páginas 224|Encadernação Brochura|Disponibilidade 5 a 7 dias úteis + prazo do frete escolhido
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Os serviços do auditor, na avaliação dos controles internos, vêm sendo considerados por muitos como uma forma de fiscalizar o trabalho feito, meramente com o intuito de procurar erros e identificar problemas e seus culpados. Nos dias atuais, fica cada vez mais caracterizado que os controles necessitam atuar com uma finalidade preventiva. Não adianta somente identificar e corrigir um problema, após a sua ocorrência. O que os controles precisam proporcionar é segurança quanto à inexistência de novos desvios nos processos. No mundo globalizado e competitivo, não é mais possível a ocorrência de controles que não objetivem a eficácia das operações e que criem, ao invés de segurança e agilidade, processos morosos e com acúmulo de trabalho ou informações, junto aos envolvidos. A auditoria de processos organizacionais tem como finalidade conhecer os objetivos dos processos e os controles adotados, com o intuito de garantir sua eficácia e avaliar as consequências inerentes. Trata-se de uma avaliação dos controles adotados em relação ao objetivo do processo e aos riscos envolvidos. Esta avaliação propicia a constatação de possíveis perdas financeiras e prejuízos à imagem da instituição, assim como possibilita a melhora na qualidade dos processos e a identificação das mudanças ou adaptações necessárias aos procedimentos e rotinas desenvolvidos, visando a sua padronização, agilidade, melhor controle e eficácia. A abordagem de uma auditoria de processos só é definida após ser ouvida a entidade auditada. É imprescindível conhecer quais são as prioridades e metas para o período em curso, assim como entender quais os pontos considerados críticos ou cruciais nos processos auditados. O enfoque de uma auditoria de processos está calcado na parceria junto ao auditado. Esta filosofia independe do tamanho da empresa ou entidade que será auditada. Qualquer empresa que vise melhorar e manter eficazes seus controles e procedimentos internos é uma potencial usuária da AUDITORIA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Manual de consulta para profissionais da área de auditoria tanto interna como externa, bem como para gerentes e consultores empresariais. Obra recomendada para programas de treinamento e desenvolvimento profissional. Leitura complementar para cursos de pós-graduação que tenham o foco em auditoria e finanças.

Homenagem, ix Apresentação, xiii Prefácio à 4ª edição, xv 1 Introdução, 1 1.1 O que é a Auditoria Interna, 1 1.2 Diferença entre Auditoria Interna e Externa, 3 1.3 Modalidade de Auditoria desempenhada, 6 1.4 Terceirização da Área de Auditoria Interna, 11 1.5 Qual a finalidade de uma área de Auditoria Interna, 14 1.6 O perfil e conhecimento desejado para se obter sucesso como Auditor Interno, 16 1.7 Evolução da Auditoria Interna, 23 1.8 O que a alta gestão espera de uma área de Auditoria Interna, 27 1.9 Por que de uma área de Auditoria Interna, 30 1.10 Atuação da área de Auditoria considerando a estrutura organizacional da empresa, 32 1.11 Criação de cultura de controle na organização, 37 1.12 Criação de um celeiro de Executivos, 37 2 Introdução à Auditoria de Processo, 39 2.1 O que é auditoria de processo, 39 2.2 Avaliação dos controles internos, 44 2.3 Documentação dos controles internos, 47 2.4 Normatização dos procedimentos adotados, 51 2.5 Evolução da avaliação dos controles internos, 52 2.6 O que significa a existência de algum risco, 56 2.7 Finalidade dos procedimentos de auditoria, 68 2.8 Relação com as demais modalidades de auditoria, 75 2.9 Definição dos processos prioritários, 79 3 Aplicabilidade de uma Auditoria de Processo, 82 3.1 Documentação do fluxo e de seus procedimentos, 82 3.2 Conclusão sobre os objetivos envolvidos, 86 3.3 Conhecimento dos riscos inerentes, 88 3.4 Identificação dos controles adotados, 89 3.5 Os controles adotados suportam os riscos existentes, 93 3.6 COSO, 94 3.7 Sarbanes-Oxley, 102 3.8 Governança corporativa, 106 3.9 Possíveis melhorias nos controles adotados, 119 3.10 Definição dos procedimentos de auditoria, 120 3.11 Conclusão sobre os controles adotados, 124 3.12 Controles que necessitem de possíveis melhorias, 126 3.13 Acompanhamento do plano de ação, 133 3.14 Avaliação da eficácia das ações corretivas, 136 4 Metodologia de Trabalho, 141 4.1 Programação anual dos trabalhos de auditoria, 142 4.2 Índice proposto para uma auditoria de processo, 144 4.3 Possíveis geradores de melhorias, 148 4.4 Pontos para auditorias futuras, 150 4.5 Ata da reunião de definição dos objetivos do trabalho, 152 4.6 Planejamento do projeto, 154 4.7 Macrofluxo do processo, 157 4.8 Fluxo detalhado do processo, 159 4.9 Gráfico de causa e efeito, 162 4.10 Pontos de auditoria, 163 4.11 Programa de trabalho, 165 4.12 Documentação dos testes e metodologia, 167 4.13 Revisão dos papéi

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