O que significa não comer? Como enfrentar uma dificuldade que não é ensinada nos bancos acadêmicos? O não comer é algo que, intrinsicamente, ameaça a sobrevivência. Gera pânico, angústia e determina riscos à estabilidade familiar. Se, por um lado, os pais se preocupam se a criança terá problemas de peso, doenças e terá participação adequada na vida fora de casa; por outro, o profissional de saúde se preocupa com a quadra denominada crescimento, desenvolvimento, imunidade e sociabilização. No atendimento, é essencial que o profissional de saúde entenda, dentre as diversas dimensões, que nem sempre o fato de uma criança estar aparentemente bem, com exames clínicos e dados de peso e estatura normais, reflete o bem-estar da família. Além disso, ressaltamos, a todo momento, que a simples preocupação da mãe sobre a capacidade de lactar e de alimentar, e sobre volumes, quantidades e qualidade da alimentação já é suficiente para que o profissional dedique sua atenção total à queixa.
Sumário:
Apresentação
Capítulo 1. A experiência de atendimento e a formação de recursos humanos em Nutrição e Dificuldades Alimentares – o grupo CENDA (Centro de Excelência em Nutrição
e Dificuldades Alimentares) do Instituto Pensi
Seção 1. Avaliação da criança com dificuldades alimentares
Capítulo 2. Abordagem pediátrica das dificuldades alimentares na infância
Capítulo 3. Avaliação nutricional da criança com dificuldades alimentares
Capítulo 4. Avaliação fonoaudiológica da criança com dificuldades alimentares
Capítulo 5. O trabalho do psicólogo nas dificuldades alimentares
Capítulo 6. Avaliação dos estilos e práticas alimentares parentais
Seção 2. Acompanhamento da criança com dificuldades alimentares
Capítulo 7. Acompanhamento médico pediátrico
Capítulo 8. Acompanhamento nutricional
Capítulo 9. Acompanhamento fonoaudiológico
Capítulo 10. Terapia de alimentação responsiva
Capítulo 11. A atuação do psicólogo no CENDA (Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares)
Seção 3. Orientações para o cuidado da criança com dificuldades alimentares
Capítulo 12. Manual prático de orientações para crianças com dificuldades alimentares
Seção 4. Pesquisa em saúde no brasil
Capítulo 13. Como fazer pesquisa e produzir artigos e trabalhos
Sobre o Autor:
Mauro Fisberg: Pediatra e Nutrólogo. Graduado em Medicina e Doutor em Ciências (Nutrição Pediátrica) pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Especialista em Nutrologia pela World Hunger Program United Nations University, Tóquio, Japão. Professor Associado Sênior do Departamento de Pediatria da EPM-Unifesp. Fundador e Coordenador do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI, da Fundação Jose Luiz Egydio Setúbal e Sabará Hospital Infantil. Membro Titular do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Membro do Departamento de Nutrologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Coordenador do Working Group Feeding Difficulties da Sociedade Latino-americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (SLAGHNP).
Priscila Maximino: Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Atendimento Multidisciplinar do Adolescente e Mestre m Ciências com ênfase em obesidade pela EPM-Unifesp. Pós-graduada em Pesquisa Clínica pela Invitare. Formação (Atualização) Internacional em Dificuldades Alimentares pela Mealtime Miseries: Management of Complex Feeding Issues e Pediatric Feeding Issues, EUA. Fundadora e Pesquisadora do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Supervisora do Atendimento Nutricional e da Produção Científica do CENDA. Docente do Curso de Pós-graduação do Hospital Israelita Albert Einstein. Larga experiência em atendimento pediátrico, atuando com o Prof. Mauro Fisberg.
ISBN 9786555764314
Edição 1
Ano 2021
Idioma Português
Autor Fisberg
Páginas 368
Encadernação Brochura
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