0 0
0 0
Foram encontrados 996 produtos nesta categoria (em 0,034 segundos)
Ordenar por:
27% OFF
Livro - Biodisponibilidade de Nutrientes - Cozzolino - Manole
24% OFF
Livro - Interpretação de Exames Laboratoriais Aplicados à Nutrição Clínica - Calixto-Lima
23% OFF
Livro - Tratado de Nutrologia - Ribas Filho
23% OFF
Livro - Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição - Nas Diferentes Fases da Vida, na Saúde e na Doença - Cozzolino - Manole
Livro - Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Serviços de Alimentação - Eneo - 2020
30% OFF
Livro - Nutrição Moderna na Saúde e Na Doença - Shils
Foram encontrados 996 produtos nesta categoria (em 0,034 segundos)
Ordenar por:

Vantagens de ter uma dieta equilibrada


Manter uma dieta equilibrada é uma das coisas mais importantes para sua saúde e bem-estar. Assim, para fazer isso você deve organizar a sua alimentação, atendo-se a alguns detalhes como o tipo de comidas consumidas e sua rotina alimentar em si. A boa notícia é que fazer isso é mais simples do que parece. Por isso veja algumas dicas sobre esse assunto a seguir.

Como ter uma dieta equilibrada?

Para muitas pessoas, a rotina corrida repleta de compromissos pessoais e profissionais acaba prejudicando a alimentação. Mas para ter uma dieta equilibrada nesse sentido, algumas dicas simples podem fazer toda a diferença:

  • Uma dieta equilibrada depende muito de seguir o esquema da pirâmide alimentar. Esse inclui alimentos como frutas, verduras e legumes, grãos, proteínas e vitaminas em geral;
  • Também é muito importante que você não pule refeições. Assim, você deve comer pelo menos cinco vezes por dia, e se sentir fome antes de dormir é preciso cear;
  • Algo que faz toda a diferença nesse sentido é poder contar com refeições que tenham poucas calorias e a quantidade de vitaminas e minerais necessárias.

Nesse post aqui você pode conferir algumas dicas de como ter uma alimentação saudável sem precisar fazer muito. E na medida em que conseguir fazer isso, há uma série de vantagens que você terá em seu dia a dia.

Principais benefícios de uma dieta equilibrada

Depois de conseguir organizar a sua rotina alimentar, com uma dieta equilibrada seguindo as bases da pirâmide alimentar, as vantagens são muitas. Diminuindo açúcares, gorduras e álcool, além de consumindo todos os nutrientes que o seu corpo precisa traz uma série de vantagens.

Aumento de energia

Comer de forma saudável é muito importante para aumentar a energia e a disposição. Isso porque uma alimentação completa e equilibrada ajuda o seu corpo a funcionar corretamente, sem precisar fazer muito esforço para isso.

Previne várias doenças

A dieta equilibrada também é capaz de ajudar no combate de várias doenças e males. Isso inclui diabetes, colesterol alto, hipertensão, obesidade e problemas cardíacos. Assim sendo, quando você se alimenta corretamente, é possível ter muito mais qualidade de vida.

Retardo do envelhecimento

Esse benefício está diretamente relacionado com o fato anterior. Uma alimentação completa e saudável ajuda a aumentar a expectativa de vida, uma vez que as vitaminas e nutrientes de alimentos saudáveis preservam o corpo e a mente da melhor forma.

Fortalece o sistema imunológico

Nesta época ter uma boa imunidade é fundamental, e uma dieta equilibrada pode ajudar muito nesse sentido. O consumo de alimentos benéficos para sua saúde ajuda o corpo a fortalecer as suas defesas naturais, deixando-o mais forte no combate a vírus e bactérias.

Algumas informações importantes

Quando se fala de dieta equilibrada, muitas pessoas encontram dificuldades em entender como conseguir fazer isso. Afinal, para muitos, isso significa eliminar todos os alimentos que não forem saudáveis, sendo que na verdade você não precisa ser radical.

O segredo está em equilibrar em sua dieta comidas saudáveis e outros alimentos. Para fazer isso de forma correta, siga as seguintes dicas:

  • Se você tem pouco tempo para comer bem, invista em restaurantes que servem comida caseira e saudável. Trata-se de uma ótima medida para sua saúde;
  • Procure intercalar alimentos ricos em vitaminas e nutrientes com outras coisas menos nutritivas, como doces e comidas gordurosas;
  • Fique de olho na contagem de calorias, pois isso fará uma grande diferença na hora de ter uma alimentação completa e balanceada;
  • Não esqueça de beber muita água, preferencialmente dois litros por dia. O líquido ajuda seus metabolismo manter-se ativo na ingestão adequada dos alimentos.

Sabendo equilibrar alimentos diversos com um estilo de vida saudável e com atividades físicas, com certeza os resultados de sua dieta equilibrada serão ainda melhores.

Você é o que você come

Por mais clichê que essa frase pareça, ela faz todo o sentido. Atualmente há muitas doenças relacionadas com a má alimentação, como por exemplo a obesidade. Por outro lado, distúrbios alimentares também podem ser causados por uma dieta desiquilibrada e prejudicar sua saúde.

Assim sendo, é importante se ater a alguns detalhes que farão uma grande diferença para comer bem de forma saudável.

Tenha disciplina para comer bem

Alimentos pouco saudáveis e gordurosos são bastante tentadores. No entanto, é preciso que você saiba encontrar o lugar certo para eles em seu cardápio, sem prejudicar sua saúde.

Faça substituições

Atualmente, existe uma série de alimentos que podem ser substituídos por alternativas mais saudáveis. Assim sendo, comidas diet e light, além de alternativas para substituir carnes e laticínios podem trazer resultados excelentes para sua dieta.

Conheça o seu organismo

Existem pessoas que passam a vida inteira sem saber que são alérgicas ou intolerantes a algum tipo de alimento. Não deixe que esse seja o seu caso. Faça consultas médicas regulares e fique de olho em alguma reação adversa que tiver comendo algo seguidamente.

Conte com ajuda profissional

Por mais que comer bem não seja algo difícil de fazer, algumas pessoas necessitam de ajuda para isso. Se esse for seu caso procure um nutricionista, além de alguém para ajudá-lo com uma rotina equilibrada na hora de montar o seu cardápio.

Agora você está pronto

Depois de levar em consideração todas essas dicas, agora é hora de começar a organizar a sua rotina alimentar de forma saudável. Afinal, tudo é uma questão de criar novos hábitos e remanejar algumas finanças. Os benefícios e resultados serão bastante significativos para você.

É claro que para ter esses resultados positivos é preciso não abrir mão de outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos. Portanto, procure viver de forma leve, cuidando também de sua saúde emocional e fazendo coisas que lhe deixe feliz e satisfeito. Tudo isso é muito importante.

Por fim, lembre-se de que hoje em dia a expectativa de vida tende a ser cada vez maior. Assim sendo, é preciso planejar desde já como você quer viver a sua vida conforme os anos passarem. Lembre-se de que a alimentação poderá fazer muito pelo seu bem-estar. Por isso coloque renha o objetivo de ter uma vida com mais qualidade a partir de um cardápio balanceado.

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: