ISBN 9786555321777
Edição 1
Ano 2021
Idioma Português
Autor Montero
Páginas 768
Encadernação Capa dura
Sinopse:
Uma nova biografia, em capa dura, de Clarice contendo numerosas novas informações, assim como diversas fotografias inéditas. Detalha, por exemplo, a única viagem de Clarice de volta à cidade de sua infância, o Recife, no ano anterior ao seu falecimento, experiência transformadora que inspirou a escrita do seu livro mais conhecido, A hora da estrela. Focaliza toda a sua família, além de apresentar informações surpreendentes como sua ficha policial como suspeita de atividades subversivas desde a Era Dutra. À procura da própria coisa apresenta também um importante caderno de imagens, contendo diversas fotografias inéditas e identificando pela primeira vez a autoria de alguns dos seus conhecidos retratos que até agora têm circulado sem o devido crédito de autor. Dedica, inclusive, todo um capítulo ao tema, “Clarice pela lente dos fotógrafos”, demonstrando como alguns dos seus retratos icônicos contribuíram para a criação da atual mística internacional em torno da escritora.
Sobre o Autor:
TERESA MONTERO é, sem dúvida alguma, uma das maiores especialistas na vida (e também na obra, evidentemente) de Clarice Lispector. Publicou - pela Rocco, em 1999 - uma biografia seminal, Eu sou uma pergunta, fruto de sua tese de mestrado em Literatura Brasileira na PUC-Rio, que serviu de referência para as biografias de outros autores que a sucederam, pois teve oportunidade de entrevistar em primeira mão mais de oitenta pessoas que conviveram com Clarice (a maioria das quais falecidas desde então), notadamente sua irmã Tania Kaufmann e sua amiga e colaboradora, Olga Borelli. Promotora de passeios culturais que culminaram na publicação de O Rio de Clarice: Passeio afetivo pela cidade, Teresa Montero foi também a maior responsável por importantes iniciativas públicas de reconhecimento do legado clariceano, tais como a implantação de sua estátua no Leme (de autoria de Edgar Duvivier), e a criação do Espaço Clarice Lispector no Jardim Botânico. Organizou diversas coletâneas do legado clariceano para a Rocco, tais como Correspondências; Minhas queridas; Aprendendo a viver - Imagens (com Luiz Ferreira); Outros escritos (com Lícia Manzo). Foi também co-roteirista do longa-metragem A descoberta do mundo (2015), dirigido por Taciana Oliveira.
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.