ISBN 9788565027793
Edição 1
Ano 2017
Idioma Português
Autor Lima/silva
Páginas 192
Encadernação Brochura
Sinopse:
O presente livro tem como intuito abordar os principais transtornos do neurodesenvolvimento sob a perspectiva interdisciplinar de forma a reunir informações de áreas diferentes da saúde e educação. Colaboram com a escrita, profissionais da psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade,psicopedagogia,fisioterapia,neuropediatria e psiquiatria da infância e adolescência. O material foi organizado de maneira lógica e sequencial, apresentando as características da dislexia, do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e do transtorno do espectro autista (TEA), procedimentos de avaliação para o diagnóstico, principais formas de intervenções terapêuticas e políticas públicas para inclusão. Também inclui um capítulo especial a respeito do acidente vascular cerebral na infância e na adolescência. O livro é destinado, principalmente, a pais e educadores, e também pode servir de material de consulta para os profissionais da saúde..
Sumário:
Parte 1 – Conceitos e Definições
Capítulo 1 – Caracterização dos encaminhamentos a um centro de investigação das dificuldades de aprendizagem e
da atenção.......................................................................... 21
(Ricardo Franco de Lima
Fernanda Caroline Pinto da Silva
Sylvia Maria Ciasca)
Capítulo 2 – O que são transtornos de aprendizagem (TA)?.................. 29
(Sylvia Maria Ciasca
Ricardo Franco de Lima)
Capítulo 3 – O que é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?...................................................... 39
(Mariana Coelho Carvalho Fernandes
Márcia Maria Toledo
Adriana Nobre de Paula Simão)
Capítulo 4 – O que são Transtornos do Espectro Autista (TEA)?........... 49
(Fernanda Caroline Pinto da Silva
Talita Meneses de Almeida Bastos
Márcia Maria de Toledo
Silvyo David Araújo Giffoni
Fernando de Lucca Zezza)
Parte 2 – Avaliação
Capítulo 5 – Diagnóstico interdisciplinar dos transtornos do neurodesenvolvimento........................................................ 71
(Silvyo David Araújo Giffoni
Ricardo Franco de Lima
Carolina Camargo de Oliveira
Sônia das Dores Rodrigues
Rita de Cássia Coutinho Fornasari
Fernando de Lucca Zezza)
Parte 3 – Intervenções
Capítulo 6 – Intervenção terapêutica nos transtornos de aprendizagem (TA)............................................................. 101
(Ricardo Franco de Lima
Rita de Cássia Coutinho Fornasari
Sônia das Dores Rodrigues)
Capítulo 7 – Intervenção terapêutica no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)............... ............ 121
(Adriana Nobre de Paula Simão
Mariana Coelho Carvalho Fernandes
Márcia Maria Toledo)
Capítulo 8 – Intervenção terapêutica nos transtornos do espectroautista (TEA)......................................................... 127
(Fernanda Caroline Pinto da Silva
Márcia Maria Toledo
Silvyo David Araújo Giffoni)
Capítulo 9 – Orientação educacional: abordagem psicopedagógica .......................................................................... 141
(Rachel Coppola Cristina Orsi
Sonia das Dores Rodrigues)
Capítulo 10 – Experiência de intervenção psicossocial nos transtornos do neurodesenvolvimento............................ 151
(Fernanda Caroline Pinto da Silva
Carolina Costa de Oliveira
Ricardo Franco de Lima)
Parte 4 – Políticas Públicas
Capítulo 11 – Políticas públicas educacionais para indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento................ 161
(Sonia das Dores Rodrigues
Rachel Cristina Coppola Orsi)
Parte 5 – Complementar
Capítulo 12 – Acidente vascular cerebral (AVC) na infância e adolescência: aspectos evolutivos e desempenho escolar........................ 183
(Karla Maria I Elias
Carolina C de Oliveira
Janaína Augusto
Maria Valeriana de Moura-Ribeiro)
Apêndice
Sugestão de sites para pais e educadores.................................................... 193
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.