:
ISBN 9786559770342
Edição 1
Ano 2022
Idioma Português
Autor Conejero/oliveira/ab
Páginas 624
Encadernação Brochura
Sinopse:
Esta obra foi projetada por diversos profissionais e professores especialistas em Administração para ser o livro de cabeceira de todo estudante e profissional da área. Ela servirá como norte para cursos de graduação em sua totalidade e para uso específico em disciplinas de áreas funcionais como:
♦ Marketing;
♦ Finanças;
♦ Gestão de pessoas;
♦ Operações, Processos e TI;
♦ Projetos;
♦ Governança corporativa;
♦ Sustentabilidade corporativa;
♦ Organizações digitais;
O livro é aplicado à realidade brasileira, sempre conectando os conceitos e teorias com a prática das empresas e do mercado. Guiado por casos, exemplos e com diversos recursos didáticos que têm o objetivo de tornar a leitura mais fácil, esta obra traz o que há de mais moderno em cada tema da Administração.
Sumário:
1 Administração contemporânea: contexto e direcionadores
2 Organização mecânica e as teorias pioneiras da moderna administração
3 Organização orgânica e as teorias contemporâneas da administração
4 Perspectiva da história em administração no Brasil
5 Diagnóstico e planejamento organizacional
6 Estrutura organizacional e processo de organização
7 Processo decisório: perspectivas e práticas para a resolutividade organizacional
8 Controle e análise de desempenho
9 Método do caso de ensino e aplicações
10 Administração da produção
11 Gestão da logística e de transportes
12 Gestão de pessoas e relações de trabalho: da teoria às práticas de impacto social para pessoas e organizações
13 Marketing estratégico e criação de valor para os negócios
14 Administração financeira
15 Gestão de processos e TI
16 Gestão de projetos
17 Sustentabilidade e ambiente corporativo no século XXI
18 Governança corporativa: fundamentos e aplicações práticas
19 Gestão da inovação
20 Empreendedorismo
21 Organizações digitais
22 Atividade política corporativa e lobbying
23 Internacionalização de empresas
24 Gestão de riscos corporativos
25 Instituições e estratégia empresarial
Referências
Índice alfabético
Sobre o Autor:
Márcio Moutinho Abdalla
É graduado pela Faculdade Machado Sobrinho (FMS), mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE-UNESA) e doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EBAPE). É professor adjunto do departamento de Administração e Administração Pública na Universidade Federal Fluminense (UFF-VR), professor e coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPA-VR/UFF) e líder do Núcleo de Estudos Fronteiriços em Estratégia e Sociedade (NEFES). Foi membro do Comitê Científico de Estratégia em Organizações na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) em 2018-2020 e é diretor científico do Congresso de Administração, Sociedade e inovação (CASI) desde2015. Interessa-se por Estratégias de Não Mercado, Atividade Política Corporativa, Decolonialidade e Análise Crítica do Discurso.
Marco Antonio Conejero
É economista e doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP). Professor da UFF nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atua em projetos de estratégia mercadológica, inteligência de mercado e estruturação organizacional em organizações, cooperativas, ONGs, associações e clusters. É pesquisador do PENSA/FIA, Centro de Conhecimento em Agronegócios . É conselheiro da Stracta Consultoria. Foi gerente do Agribusiness Research & Knowledge Center da Pricewaterhouse Coopers (PwC). Também foi sócio da Markestrat Agribusiness. É co-organizador do livro Administração estratégica: da teoria à prática no Brasil publicado, em 2019, pelo GEN | Atlas.
Murilo Alvarenga Oliveira
É graduado e mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutor em Administração pela FEA/USP. É professor associado do departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda). Realiza estágio de pós-doutorado na FEA/USP (2021). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR). É líder do Grupo de Pesquisa – Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) da UFF. Atua como professor em MBAs da UFF, com destaque para o MBA em Gestão Empreendedora e o MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em qualidade, marketing e treinamento e desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios.
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.