ISBN 9788520467077
Edição 1
Ano 2025
Idioma Português
Autor Verity Lush
Páginas 248
Encadernação Brochura
Sinopse
Alunos neurodivergentes – como construir uma sala de aula inclusiva nasce do encontro entre a prática pedagógica e o cuidado relacional. A autora, Verity Lush, compartilha aqui sua experiência de décadas no ensino, especialmente com crianças e jovens com necessidades educacionais especiais e/ou deficiências (NEE/D), propondo uma abordagem transformadora baseada em dois pilares: ensino adaptativo e práticas relacionais. Com capítulos que cobrem desde a definição de inclusão até estratégias baseadas em evidências, como o modelo PACE (afetividade, aceitação, curiosidade e empatia) e os princípios de Rosenshine, a obra guia o leitor com exemplos, modelos visuais e reflexões profundas. O objetivo não é oferecer soluções mágicas, mas ferramentas sólidas para que cada educador possa adaptar sua prática ao universo singular de seus alunos. Mais que um manual, este é um convite à escuta, à empatia e à ação. Ao mesmo tempo em que acolhe o professor em sua jornada pessoal, também o inspira a ser agente de mudança dentro da escola — construindo, tijolo por tijolo, uma educação realmente inclusiva.
Sumário
Agradecimentos.
Introdução — Podemos ser heróis
Capítulo 1 Atender às necessidades (inclusive as suas próprias)
Capítulo 2 O que são necessidades educacionais especiais e/ou deficiências (NEE/D)?
Capítulo 3 O que são e por que usar abordagens relacionais
Capítulo 4 Como aplicar abordagens relacionais: quatro práticas fundamentais para construir sua base
Capítulo 5 Ensino adaptativo baseado em evidências e como implementá-lo
Capítulo 6 O essencial que você precisa saber: conectando todos os pontos
Capítulo 7 E quanto aos adultos? Pais, cuidadores e equipes de apoio
Considerações finais
Apêndice
Índice remissivo
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.