ISBN 9788520462508
Edição 1
Ano 2020
Idioma Português
Autor Magda Gomes Dias
Páginas 224
Encadernação Brochura
Disponibilidade 7 a 10 dias úteis + prazo do frete escolhido
Sinopse:
Neste livro, você encontrará as melhores dicas e estratégias para que a sua relação parental com os seus filhos seja a melhor possível.
Sumário:
PREFÁCIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . IX
COMO ESTE LIVRO ESTÁ ORGANIZADO? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . XV
Capítulo 1 Tudo aquilo que você tem de saber antes de começar . . . XV
Capítulo 2 O que se passa na cabeça do seu filho? . . . . . . . . . . . . . . . . XV
Capítulo 3 Criar filhos resilientes, positivos e felizes . . . . . . . . XVI
Capítulo 4 Saber falar com o seu filho . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . XVI
Capítulo 5 Quem manda aqui sou eu! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . XVI
INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . XIX
1 – EDUCAÇÃO E PARENTALIDADE POSITIVA . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
1.1 Afinal, o que é Parentalidade Positiva? . . . . . . . . .. . . . . . . . . 6
E aí vem a pergunta: qual é o objetivo disto? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
1.2 Os diferentes tipos de educação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
A educação autoritária . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
A educação permissiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
A educação negligente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
1.3 Por que esses tipos de educação não funcionam?............... 14
1.4 Praticar a Educação e a Parentalidade Positiva no dia a dia . . . . . 15
A diferença entre a Parentalidade Positiva e o Attachment Parenting 17
1.5 Existe mimo a mais? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
Como colocar limites firmes e empáticos, sem humilhar ou recorrer a chantagem ou a ofertas? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
1.6 Afinal, os limites e as regras são sinônimos de felicidade? . . . . 19
1.7 Regra no 1: pais felizes = filhos felizes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
1.8 O segredo das famílias felizes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22
1 .8 .1 Os pais também precisam de apoio . . . . . . .. . . . . . . . . . . . 24
2 – O QUE SE PASSA NA CABEÇA DO SEU FILHO? . . . . . . . . . . . . . 27
2.1 E de repente o seu anjinho vira diabinho . . . . . . . . . . . . . . . . 31
Comportamentos próprios da idade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
12-18 meses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
18-24 meses . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
24-36 meses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
3-4 anos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . 33
4-6 anos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33
2.2 O cérebro e a personalidade do seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35
E por que é importante sabermos como funcionam os hemisférios cerebrais dos nossos filhos? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
2.3 As birras do andar de baixo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 40
Então, o que fazer? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . 41
Como saber que é uma birra do “andar de baixo”? . . . . . . . . . . . . . . 45
2.4 Conecte os dois pisos do cérebro do seu filho! . . . . . . . . . . .. . . 46
2.5 Cinco passos para ajudar o seu filho a aumentar a Inteligência Emocional e a administrar as suas emoções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48
2.6 As birras do andar de cima . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .49
3 – CRIAR FILHOS RESILIENTES, POSITIVOS, FELIZES E COM UMA BOA AUTOESTIMA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
3.1 A Inteligência Emocional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
Por que é importante conhecer o nome das emoções? . . . . . . . . . . 59
Os cinco pontos fundamentais da Inteligência Emocional . . . . . . . . 59
3.2 Dar nome ao que sentimos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
3.3 Explicar as emoções às crianças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66
3 .3 .1 O medo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66
3 .3 .2 A alegria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66
3 .3 .3 A raiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
3 .3 .4 A tristeza . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
3 .3 .5 O afeto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
3.4 Autoestima e resiliência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71
3 .4 .1 Como promover a autoestima no seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . 73
1 – Respeite a natureza do seu filho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . 81
2 – Crie memórias positivas e fale delas com frequência . . . . . . . . . . 81
3 – Tenha contato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82
4 – Ensine-o a não se levar tão a sério . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82
5 – Seja grato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . 82
6 – Ensine-o a fazer coisas sozinho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82
7 – Desenvolva o respeito mútuo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82
8 – Famílias felizes vão para a cama depois de fazerem as pazes . . . . 83
9 – Seja feliz primeiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84
3.5 Os elogios são uma excelente estratégia para criar uma criança insegura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85
3.5.1 O elogio e as expectativas que criamos em relação aos nossos filhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86
3.5.2 As frases que marcam a diferença . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
3.5.3 A importância das expectativas que criamos em relação aos nossos filhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92
3.6 A moda das tabelinhas e dos smiles . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 96
3.7 Como criar uma criança resiliente, usando técnicas de coaching? 100
3.8 Um olhar especial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103
3.8.1 A concentração das crianças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103
3.8.2 Bullying . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108
4 – SABER FALAR COM O SEU FILHO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
4.1 A importância da comunicação e os mitos da moda do falar positivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 119
4 .1 .1 Os mitos da moda do falar positivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120
4 .1 .2 Afinal, como eu falo positivo? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123
4 .1 .3 Criar oportunidades para o “sim” . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . 124
4 .1 .4 Seja específico e proativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 125
4 .1 .5 Mude a sua linguagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128
4.2 Escuta ativa ................................................. 137
4.3 Falar a verdade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
4.4 A linguagem não violenta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141
4 .4 .1 Como usar a linguagem não violenta no dia a dia com os nossos filhos? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ........ 142
4.5 Para ir ainda mais longe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . 144
5 – QUEM MANDA AQUI SOU EU! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
5.1 Para educar uma criança é necessário fazer um curso? . . . . . . . 151
5.2 A verdadeira missão dos pais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152
5.3 Por que os filhos não obedecem, naturalmente, aos pais? . . . . 153
5 .3 .1 A questão da evolução cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
5 .3 .2 Uma questão de agendas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . 157
5.4 Cooperação e autoridade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . 161
5 .4 .1 Como aumentar o vínculo parental no dia a dia . . . . . . . . . . . . 165
5.5 Preparar a adolescência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 169
5 .5 .1 O dia do filho único . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
5.6 Como ser a autoridade de que o seu filho precisa? . . . . . . . . . 173
5.7 A técnica do reconhecimento, da descrição ou espelho . . . . . . 181
E se ele ficar bravo e começar com as birras de costume? O que eu faço? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182
5.8 Castigos e palmadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
5.9 O poder das consequências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 185
O que as consequências lógicas ensinam, então? . . . . . . . . . . . 186
5 .9 .1 As cinco regras de ouro das consequências . . . . . . . . . . . . . 190
5.10 O timeout (ou o “vai ali pensar na sua vida”) . . . . . . . . . .. . . . . . 193
5 .10 .1 Ainda a questão das tabelinhas e da autoridade . . . . . . . . 197
5.11 A importância da reparação, da fé e do perdoar . . . . . . . . . 198
5.12 Um último olhar sobre a questão da obediência (que significa cooperar. Ponto final) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 200
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