:
ISBN 9786555762617
Edição 1
Ano 2021
Idioma Português
Autor Freitas
Páginas 384
Encadernação Brochura
Sinopse:
A Enfermagem Forense é uma área de saber e de práticas mais desenvolvida em países como Portugal, Estados Unidos e Japão. Costuma chamar a atenção dos mais variados tipos de profissionais pela sua semelhança com os seriados de ficção, que usam a perícia e a investigação para solucionar crimes, na maioria das vezes, de alta complexidade.
Na América Latina, a área está nascendo, e o Conselho Federal de Enfermagem,de forma visionária, já reconhece esta especialidade desde 2011 (Resolução 389/11). Um enfermeiro forense é responsável por prestar assistência especializada a vítimas dos mais variados tipos de violência e agressores, e deve estar preparado para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso ou desastre de massa. Além disso, o enfermeiro deve dominar o conhecimento sobre os sistemas legais, recolher provas e prestar depoimentos em tribunais. São profissionais ponte entre a Legislação e as Ciências da Saúde.
Sumário:
Apresentação
Prefácio por Dulcinéia Ghizoni Schneider
Prefácio por Gilberto Tadeu Reis da Silva
Prefácio por Osnir Claudiano da Silva Junior
PARTE 1 Aspectos introdutórios
CAPÍTULO 1 Enfermagem Forense: uma perspectiva histórica
CAPÍTULO 2 Dimensões ético-legais da Enfermagem Forense
CAPÍTULO 3 Suicídio e trabalho: possíveis causas organizacionais da negação absoluta da felicidade do trabalhador
PARTE 2 Enfermagem Forense no atendimento aos grupos populacionais
CAPÍTULO 4 Enfermagem Forense e a violência contra a pessoa idosa
CAPÍTULO 5 Comunicação com criança/adolescente: busca ativa para identificação de situações de violência
CAPÍTULO 6 Mulheres, violência e Enfermagem Forense: reflexões à luz de gênero
CAPÍTULO 7 Vulnerabilidade e violência contra a população LGBTQIA+: atendimento e repercussões para a vítima e sua família
PARTE 3 Formação e atuação em Enfermagem Forense
CAPÍTULO 8 Sistema penal brasileiro e inserção da Enfermagem
CAPÍTULO 9 Abordagem Forense sob a ótica da enfermagem em saúde mental
CAPÍTULO 10 Abordagem Forense em situações de uso de substâncias psicoativas sob a ótica da enfermagem em saúde mental
CAPÍTULO 11 Enfermagem Forense e assédio moral no trabalho
CAPÍTULO 12 Dimensões e enfoques da violência no ambiente laboral da Enfermagem
CAPÍTULO 13 Formação do enfermeiro para a atuação em Enfermagem Forense
CAPÍTULO 14 Padrões de aptidão do enfermeiro forense
CAPÍTULO 15 Papel da Enfermagem no atendimento a vítimas de intoxicações exógenas
CAPÍTULO 16 Investigação clínica no post-mortem: expandindo a atuação do enfermeiro de prática forense
CAPÍTULO 17 Reflexões sobre a pandemia da Covid-19 e impactos da violência no ambiente de trabalho em saúde
Índice remissivo
Sobre o Autor:
Genival Fernandes de Freitas
Enfermeiro e Advogado. Professor Titular do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Líder do Grupo de Pesquisa “História, Bioética e Legislação da Enfermagem”, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenador Acadêmico do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana da EEUSP. Membro Acadêmico da Academia Brasileira de História da Enfermagem, Cadeira Edith de Magalhães Fraenkel.
Taka Oguisso
Enfermeira, Advogada e Sanitarista. Doutora em Saúde Pública e Livre-docente em Enfermagem. Professora Titular (aposentada) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Enfermeira Consultora e Diretora Executiva Adjunta do Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE), Genebra, Suíça, de 1987 a 1998. Vice-Presidente da Federación Iberoamericana de Historia de la Enfermería (FIHAE), com sede no México. Membro Acadêmico da Academia Brasileira de História da Enfermagem, cadeira Profa. Dra. Amália Corrêa de Carvalho.
Magali Hiromi Takashi
Enfermeira. Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Pós-Doutorado, em 2020, pela EEUSP. Doutorado-Sanduíche na Universidade de Alicante (Espanha). Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela EEUSP. Membro do Grupo de Pesquisa História, Bioética e Legislação da Enfermagem ENO/EEUSP/CNPq, Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF) e Academy of Forensic Nursing (AFN). Especialista em Ciências Criminais, Auditoria em Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, Programa Saúde da Família, Saúde Mental. MBA em Marketing e Branding para Profissionais da Saúde. Professora e Preceptora da Medicina na Universidade Anhembi Morumbi.
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.