ISBN 9786555761931
Edição 1
Ano 2021
Idioma Português
Autor Tudella/formiga
Páginas 464
Encadernação Brochura
Disponibilidade Esgotado na Editora
O livro Fisioterapia Neuropediátrica: abordagem biopsicossocial apresenta uma perspectiva contemporânea dos principais temas envolvidos na avaliação e intervenção de lactentes de risco para alterações no desenvolvimento motor e de crianças com diferentes condições de saúde. Esta obra, baseada no modelo biopsicossocial, na prática baseada em evidências e centrada na família, é o produto da união de renomados experts nacionais e internacionais da área da Neuropediatria.
Esta obra é dirigida tanto para alunos de graduação quanto de pós-graduação das diferentes áreas da saúde, que atuam na Neuropediatria (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos).
Este livro é um divisor de águas para os profissionais que desejam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos no apaixonante universo da Fisioterapia Neuropediátrica.
Sumário:
SEÇÃO I
Fundamentos para a prática da fisioterapia neuropediátrica
1 Migrando do corpo à participação: a nova abordagem fisioterapêutica por meio da CIF na saúde da criança . .. . . . . . . . . 2
2 Neuroplasticidade e aprendizagem motora da criança . . . . . 12
3 Desenvolvimento motor no primeiro ano de vida . . . . . . . . . . . . 23
4 Follow-up do crescimento e desenvolvimento do bebê de risco 41
5 Abordagem centrada na família . . . 50
SEÇÃO II
Métodos e técnicas de avaliação do lactente 6 Semiologia do recém-nascido e do lactente . . . . . . . . . . . . . . 56
7 Avaliação dos movimentos gerais . 69
8 Hammersmith Infant Neurological Examination . . . . . . . . . 76
9 Test of Infant Motor Performance . 88
10 Infant Motor Profile . . . . . . . . . . . . . 93
11 Escala Motora Infantil de Alberta . . 98
12 Movement Assessment of Infants . . 105
13 Peabody Developmental Motor Scales – Second Edition . . . 111
14 Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor – Escala Bebê . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117
15 Escalas Bayley de avaliação do desenvolvimento do bebê e da criança pequena . . . . . . . . . . . . . . . . 124
16 Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II . . . . . . . 132
17 Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Computer Adaptive Test (PEDI-CAT) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
18 Avaliação segmentar do controle de tronco – versão brasileira . . . . . . 147
19 Avaliação de qualidade de vida de bebês . . . . . . . . . . . 154
SEÇÃO III
Métodos e técnicas de avaliação da criança
20 Avaliação fisioterapêutica da criança com incapacidades neuromotoras . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160
21 Função motora grossa na criança: como classificá-la e avaliá-la? . . . . . 173
22 Movement Assessment Battery for Children . . . . . . . . . . . . . 182
23 Avaliação das habilidades motoras fundamentais: Teste do Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TDMG-2) e Teste Challenge 189
24 Avaliação da criança por meio de testes funcionais . . . . 195
25 Avaliação do processamento sensorial . . . . .. . . . . . . . . . 201
26 Instrumentos de avaliação da participação: Medida da Participação e do Ambiente – Crianças e Jovens (PEM-CY) e Medida da Participação e do Ambiente – Crianças Pequenas (YC-PEM) . . 207
27 Avaliação da qualidade de vida da criança e do adolescente . . 216
SEÇÃO IV
Condições específicas em Fisioterapia Neuropediátrica
28 Paralisia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 226
29 Mielomeningocele . . . . . . . . . . . . . . . 241
30 Paralisia do plexo braquial obstétrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 249
31 Síndrome congênita do vírus Zika . 258
32 Síndrome de Down . . . . . . . . . . . . . . 266
33 Transtorno do desenvolvimento da coordenação . . . . . . . . . . . 273
34 Transtornos do neurodesenvolvimento . . . . . . . . . . . 281
35 Distrofias musculares . . . . . . . . . . . . 288
36 Amiotrofia muscular espinhal . . . . . 297
37 Lesão medular traumática infantil . 307
SEÇÃO V
Abordagens de tratamento em Fisioterapia Neuropediátrica
38 Intervenção precoce . . . . . . . . . . . . . 314
39 Como conduzir uma avaliação e intervenção centradas na família . . 335
40 Conceito Bobath Contemporâneo . 343
41 Tecnologia vestível na reabilitação pediátrica . . . . . . . . . . . . . . . 354
42 Fisioterapia aquática............. 360
43 Estimulação transcraniana . . . . . . . . 367
44 Evidências sobre a dose de terapia aplicada no tratamento dos membros superiores . . . . . . . . . . . . . 375
45 Equoterapia na reabilitação no transtorno do espectro autista e paralisia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 382
46 Treinamento locomotor . . . . . . . . . . 388
47 Realidade virtual: presente e futuro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 400
48 Abordagem terapêutica de reabilitação intensiva . . . . . . . . . . . 406
49 Mobilidade motorizada precoce . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 414
50 Intervenções centradas no esporte para crianças e adolescentes com paralisia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 420
Índice remissivo . . . . . . . . . . . . . . . . . 428
Sobre o Autor:
Eloisa Tudella: É professora titular do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos, onde, em 1980, iniciou as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Fisioterapia Neuropediátrica. Foi pioneira no Brasil em pesquisas com bebês no primeiro ano de vida, empregando diferentes métodos de investigação, como análise cinemática e diversos instrumentos de avaliação. Sua trajetória na pesquisa foi dedicada a compreender o desenvolvimento de habilidades motoras do controle de cabeça e tronco, do alcance manual e dos movimentos de membros inferiores de bebês. Também desenvolveu técnicas para a prática clínica da intervenção precoce em bebês de risco biológico e ambiental. Em seus 41 anos de profissão, em paralelo à pesquisa, sempre se dedicou à assistência no atendimento em intervenção precoce e criou, em 2002, o Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (NENEM). Implantou os cursos de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce e de Especialização em Intervenção em Neuropediatria, tendo formado mais de mil alunos. Essa trajetória se refletiu em centenas de publicações científicas nacionais e internacionais, divulgando e valorizando a fisioterapia neuropediátrica brasileira.
Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga: É professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, onde, em 2004, iniciou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde e Qualidade de Vida da Criança. Sua trajetória foi dedicada a desenvolver pesquisas sobre os fatores de risco associados ao desenvolvimento de bebês, especialmente os prematuros, e a atuar em programas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de bebês de risco no âmbito do serviço público de saúde. No ensino da graduação, foi supervisora de estágio em Fisioterapia Neuropediátrica em centros de reabilitação de diferentes estados do Brasil. No ensino da pós-graduação, orienta pesquisas voltadas para a avaliação e intervenção neonatal e a prática centrada na família. Em seus 22 anos de profissão, formou mais de mil alunos de graduação e prestou assistência a centenas de bebês, crianças e famílias. Essa trajetória se refletiu em centenas de publicações científicas e na formação de profissionais atuantes na prática clínica e na pesquisa em Neuropediatria.
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