ISBN 9788582712672
Edição 1
Ano 2016
Idioma Português
Autor Rotta/bridi Filho/br
Páginas 332
Encadernação Brochura
O desenvolvimento neurológico pode ser modificado pela aprendizagem Quais são os fatores que interferem nesse processo Cognição, aprendizagem e desenvolvimento neural estão interligados Ou são elementos diferentes que se sobrepõem O complexo processo cognitivo aparece neste livro sob a forma de intervenções práticas nos processos clínicos e em diferentes concepções teóricas. A partir dos relatos de profissionais de áreas como neurologia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, é possível construir novas formas de pensar e agir clinicamente. Esta obra mostra como, por meio do lúdico, novos caminhos neurais e subjetivos tomam forma e possibilitam que crianças reconfigurem seus modos de aprender, viver e compreender o mundo.
Índice:
"Capítulo 1. Sobre o aprender e suas relações: interfaces entre neurologia, psicologia e psicopedagogia Capítulo 2. Investigação precoce do transtorno do espectro autista: sinais que alertam para a intervenção Capítulo 3. Identificação precoce do transtorno do espectro autista e diagnóstico diferencial: estudo de caso Capítulo 4. Elementos para a compreensão da construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista: neurologia, psicologia e psicopedagogia Capítulo 5. Elementos neuropsicológicos do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) Capítulo 6. Transtorno de déÞ cit de atenção/hiperatividade (TDAH) e intervenção pedagógica: o caso Vine, o corpo falando Capítulo 7. A integração sensorial na intervenção terapêutica com crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) Capítulo 8. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e intervenção psicopedagógica: fragmentos de um caso Capítulo 9. Dificuldades intelectuais leves no desempenho escolar e social: funcionamento intelectual borderline Capítulo 10. Por entre fábulas, rãs e grilos: sobre as possibilidades criativas do espaço psicopedagógico Capítulo 11. Inclusão escolar de aluno com paralisia cerebral utilizando as tecnologias de informação e comunicação Capítulo 12. Neurologia e fisioterapia na multidisciplinaridade da paralisia cerebral: relato de intervenção Capítulo 13. Dificuldade de escrita associada com disfunção neuromotora em criança prematura: psicopedagogia e neurologia integradas no diagnóstico e na intervenção Capítulo 14. Dislexia: varlendo contra o vento Capítulo 15. Inferências na compreensão de narrativas e áreas cerebrais ativadas como danos na rede do protagonista contribuem para as dificuldades de compreensão leitora Capítulo 16. Discalculia e intervenção psicopedagógica: Alan O aprendiz na conexão dos números Capítulo 17. Relação entre aprendizagem e disfunções executivas em crianças e adolescentes com transtorno bipolar Capítulo 18. Dispraxias: aspectos teóricos e de intervenção psicopedagógica Capítulo 19. Transtorno do espectro autista: aspectos da intervenção multidisciplinar"
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.