ISBN 9786555765724
Edição 3
Ano 2022
Idioma Português
Autor Schochat/samelli/cou
Páginas 792
Encadernação
Disponibilidade 7 a 10 dias úteis + prazo do frete escolhido
A terceira edição do Tratado de Audiologia aborda diversas subáreas da Audiologia, bem como os avanços demonstrados cientificamente e incorporados recentemente na prática clínica.
POR QUE LER ESSE LIVRO?
A terceira edição do Tratado de Audiologia resgata o estado da arte sobre as diversas subáreas da Audiologia, bem como os avanços demonstrados cientificamente e incorporados recentemente na prática clínica.
Seus 54 capítulos estão divididos em seis partes: Fundamentos teóricos; Triagem e diagnóstico audiológico; Saúde coletiva e do trabalhador; Dispositivos eletrônicos de amplificação sonora, implante coclear e próteses auditivas implantáveis; Reabilitação e intervenção nas alterações auditivas e vestibulares; e Correlatos em Audiologia.
Sumário:
1 Estrutura e função do sistema auditivo periférico
2 Sistema auditivo central
3 Sistema auditivo nervoso central: plasticidade, privação sensorial e modalidade
cruzada
4 Biofísica da audição, psicoacústica e bases para a audiologia
5 Metrologia e padrões de medição em audiologia
6 Triagem auditiva neonatal universal: história, princípios e tecnologia
7 Avaliação audiológica na primeira infância (0 a 4 anos)
8 Audiometria tonal liminar e de altas frequências
9 Testes audiológicos complementares para a investigação do zumbido, alterações
cocleares e retrococleares
10 Avaliação logoaudiométrica na rotina clínica
11 O mascaramento na avaliação audiológica
12 Medidas de imitância acústica: timpanometria e reflexos acústicos
13 Mecanismos fisiológicos subjacentes à geração de emissões otoacústicas: protocolos clínicos
14 Eletrococleografia
15 Potencial evocado auditivo de tronco encefálico
16 Potencial evocado auditivo de média latência
17 Potencial evocado auditivo de longa latência – P300
18 Potencial evocado auditivo de estado estável
19 Frequency following response
20 Avaliação do processamento auditivo central: testes comportamentais
21 Uso de questionários na audiologia
22 Avaliação vestibular: vectoeletronistagmografia
23 Potencial miogênico evocado vestibular e Video Head Impulse Test: avanço tecnológico na avaliação vestibular
24 Avaliação vestibular na criança
25 Ruído, efeitos sobre a saúde e estratégias de proteção
26 Agentes químicos no ambiente de trabalho: efeitos sobre o sistema auditivo
27 Saúde ambiental e ações em vigilância na saúde do trabalhador exposto a agentes otoagressores
28 Saúde auditiva no contexto da educação: práticas voltadas à promoção e à prevenção
29 Fonoaudiologia, vulnerabilidade e construção de redes intersetoriais
30 Políticas públicas: atenção à saúde auditiva no Sistema Único de Saúde
31 Saúde auditiva nas redes de atenção e ações do fonoaudiólogo
32 Seleção das características dos dispositivos eletrônicos de amplificação sonora
33 Amplificação sonora em bebês
34 Verificação e avaliação de resultados no processo de seleção e adaptação de dispositivos eletrônicos de amplificação sonora
35 Intervenção fonoaudiológica na perda auditiva unilateral em criança
36 Boas práticas na adaptação de sistemas de microfone remoto
37 Cognição e qualidade de vida no processo de adaptação de dispositivos eletrônicos de amplificação sonora
38 Próteses auditivas cirurgicamente implantáveis
39 Conceituação e indicação do implante coclear
40 Medidas objetivas em implante coclear
41 Acompanhamento pós-cirúrgico de crianças e adultos usuários de implante coclear
42 Aconselhamento e orientação familiar
43 Avaliação da percepção da fala em indivíduos com deficiência auditiva
44 Intervenção fonoaudiológica na reabilitação auditiva infantil
45 Reabilitação auditiva em adultos e idosos
46 Treinamento auditivo acusticamente controlado
47 Prevenção de quedas em idosos
48 Reabilitação vestibular
49 Zumbido e intervenções disponíveis
50 Perícia e assistência técnica em audiologia: uma revisão da prática à luz dos novos preceitos legais
51 Teleaudiologia
52 Ototoxicidade
53 Biossegurança em audiologia
54 Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)
Sobre o Autor:
Eliane Schochat
Professora titular de Audiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. Presidente da Academia Brasileira de Audiologia (ABA) – gestão 2021-2023.
Alessandra Giannella Samelli
Fonoaudióloga. Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora associada do curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da FMUSP. Coordenadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Identificação e Prevenção de Riscos Auditivos da FMUSP.
Christiane Marques do Couto
Fonoaudióloga pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Especialista em Audiologia. Mestre em Ciência pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Professora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Adriane Ribeiro Teixeira
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Fonoaudiologia pela UFSM. Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM.
Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora associada no Departamento de Saúde e Comunicação Humana da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do corpo clínico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Alessandra Spada Durante
Fonoaudióloga. Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora adjunta do curso de Fonoaudiologia e do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Sthella Zanchetta
Professora doutora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Fonoaudióloga especialista em Audiologia.
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