ISBN 9786555768114
Edição 2
Ano 2022
Idioma Português
Autor Marques/amaral/panta
Páginas 312
Encadernação Brochura
Disponibilidade 7 a 10 dias úteis + prazo do frete escolhido
Sinopse:
Este livro enfoca a prática do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.Fornece instrumentos e estratégias interventivas com enfoque cognitivo, socioemocional e comportamental voltados para criança ou adolescente com queixas de aprendizagem.O livro traz treinos pautados na prática clínica de equipe multidisciplinar para guiar pacientes na conquista de maior autonomia, consciência e domínio de ambiente.
Sumário:
Apresentação da Série Psicologia e Neurociências.....................XIII MÓDULO I – CRIANÇAS ................................................... 1 Introdução ..................................................... 3 Finalidade do programa ............................................... 5 Funções executivas e seu desenvolvimento ..................... 7 Funções executivas e transtornos do desenvolvimento .......... 9 Memória operacional.............................................. 11 Controle inibitório e automonitoramento .......................... 13 Metacognição ........................................................ 14 Mapas mentais ........................................................ 15 Estrutura e desenvolvimento do programa......................... 17 Como utilizar o material .............................................. 18 Materiais anexos .................................................. 19 Como organizar-se na sessão.................................................................... 20 Sessão 1 .................................................................. 23 Sessão 2 ................................................................ 26 Sessão 3 ..................................................................... 31 Sessão 4 ................................................................ 35 Sessão 5 ......................................................... 39 Sessão 6 ...................................................................... 43 Sessão 7 ............................................................... 47 Sessão 8 ........................................................... 51 Sessão 9 ................................................. 55 XII treino de funções executivas e aprendizado Sessão 10 ................................................................. 58 Sessão 11 ................................................................................ 62 Sessão 12 ........................................................................... 67 Referências bibliográficas.......................................... 71 MÓDULO II – ADOLESCENTES............................................ 73 Introdução .................................................................... 74 Finalidade do programa ...................................................... 76 Funções executivas e seu desenvolvimento ......................... 78 Funções executivas e transtornos do desenvolvimento .............. 81 Metacognição .......................................... 83 Memória operacional................................ 84 Automonitoramento, controle inibitório e autorregulação ............ 86 Mapas mentais .......................................... 87 Estrutura e utilização do programa ..............88 Como utilizar o material ............................. 89 Como organizar-se na sessão...................... 90 Materiais anexos ........................................ 91 Sessão 1 ..................................................... 92 Sessão 2 .................................................... 96 Sessão 3 .................................................... 102 Sessão 4 .................................................... 107 Sessão 5 .................................................... 110 Sessão 6 .................................................... 113 Sessão 7 ..................................................... 117 Sessão 8 ..................................................... 121 Sessão 9 ..................................................... 124 Sessão 10 .................................................... 128 Sessão 11 ..................................................... 132 Sessão 12 .................................................... 135 Referências bibliográficas ........................... 139 Índice remissivo.......................................... 141 Slides – crianças......................................... 145 Slides – adolescentes..................................... |
Sobre o Autor:
Ana Paula Pissarra Marques - Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Neuropsicologia e Neurociências (CEPSIC¬-HCFMUSP). Estagiária do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) em Neuropsicologia em 2015, com ênfase na avaliação, reabilitação neuropsicológica e psicopatológica. Formação em terapia junguiana, hipnoterapia e técnicas de mindfulness. Colaboradora e pesquisadora no Hospital Dia Infantil (HDI) do IPq-HCFMUSP, no grupo de estimulação das funções executivas. Alison Vanessa Morroni Amaral - Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera, em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Superior de Educação da América Latina (Isal) e em Neuro-educação pela Universidade Mozarteum (Famosp) e Centro de Estudos em Fonoaudiologia (Cefac). Especialização Multidisciplinar em Psiquiatria Infantil e Adolescência. Formação em Saúde Mental pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Especialização Intervenção em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami). Colaboradora e pesquisadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (IPq-HCFMUSP) nos grupos de estimulação no Treino de Funções Executivas e Aprendizagem, Habilidades Socio¬emocionais a partir de Histórias Infantis e Habilidades Matemáticas e autora dos manuais Treino de matemática para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, Treino de habilidades matemáticas para crianças e adolescentes e Estratégias de manejo e intervenções em sala de aula. Telma Pantano - Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -(HCFMUSP).¬ Vice-coordenadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e especialista em Linguagem. Mestre e Doutora em Ciências e Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e Coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica. |
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.