0 0
0 0
Foram encontrados 133 produtos nesta categoria (em 0,027 segundos)
Ordenar por:
23% OFF
Livro - Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência - Tallo
26% OFF
Livro - Fisiologia Pulmonar - Levitzky - 8a. edição
27% OFF
Livro - Doenças Pleurais - Série Atualização e Reciclagem em Pneumologia Vol. 14 - Teixeira
22% OFF
Livro - Pneumologia - Emergências Clínicas Brasileiras - Maciel
23% OFF
Livro - Sono - Série Atualização e Reciclagem em Pneumologia - Pinto
Foram encontrados 133 produtos nesta categoria (em 0,027 segundos)
Ordenar por:

Você sabe como manter a saúde de seu pulmão?

Vamos falar sobre um dos órgãos mais importantes do corpo humano, que muitas você pode ter o ignorado: o pulmão. Mesmo que você tenha uma vida relativamente saudável, sem tabagismo, sabia que é preciso ter outros cuidados com ele além de não fumar?

A verdade é que um pulmão saudável depende de uma série de fatores. Alimentação, atividade física e cuidados com a poluição estão entre os principais. Por isso saiba mais informações sobre o assunto a seguir e veja como cuidar desse órgão adequadamente.

Informações sobre o pulmão

Antes de tudo, você precisa entender um pouco mais sobre o funcionamento do pulmão. De forma geral, esse órgão é responsável por funções específicas, fundamentais para o nosso corpo, como por exemplo:

  • Oxigenar o sangue;
  • Eliminar o dióxido de carbono do corpo;
  • Transportar oxigênio para outros órgãos;
  • Garantir a respiração adequada.

Diante dessas funções, é muito importante que você garanta que o pulmão funcione de forma correta pela saúde do corpo todo. Assim sendo, você também precisa entender que o órgão é formado por diferentes partes, que consistem em:

  • 3 lobos no pulmão direito e 2 no pulmão esquerdo;
  • Bronquíolos;
  • Linfonodos;
  • Artérias;
  • Pleuras;
  • Vasos capilares;
  • Alvéolos pulmonares.

Na medida em que qualquer uma dessas partes é afetada por fatores como o tabagismo, doenças respiratórias, poluição ou outras causas, a função do pulmão fica comprometida. Por isso é muito importante seguir alguns cuidados e tratamentos específicos.

Como proteger a saúde de seu pulmão

Para muitas pessoas, cuidar bem do pulmão é sinônimo apenas de evitar o tabagismo. No entanto, esse órgão necessita de outros cuidados para evitar risco de mau-funcionamento ou doenças diversas. Assim, veja alguns dos principais a seguir.

Realização de atividade física

Um pulmão forte e saudável tem menos chances de enfraquecer ou ser acometido por doenças. Exercícios físicos são uma das melhores formas de fazer isso. Alguns esportes específicos, aliás, podem contribuir mais para isso, como corridas, caminhadas, natação e bicicleta.

Alimentação equilibrada

O que você come também tem uma relação direta com a saúde de seu pulmão. Assim, alimentos como maçã, folhas verdes, alho, gengibre, salmão e bananas contém vitaminas e minerais que beneficiam áreas específicas do órgão, como os alvéolos e os bronquíolos.

Cuidados básicos de saúde

Você pode evitar muitas doenças pulmonares podem com a adoção de alguns cuidados simples. Assim, entre eles está a proteção da garganta e a manutenção de extremidades aquecidas durante o frio. Aqui também vale citar as medidas preventivas contra o coronavírus.

Proteção contra todo e qualquer tipo de fumaça

É claro que evitar o cigarro e não ser um fumante passivo faz toda a diferença para pulmões saudáveis. Mas além disso, a poluição provocada por fumaça de fábricas ou até mesmo queimadas também deve ser evitada pela saúde de seus pulmões.

Considerações importantes

Muitas vezes as pessoas só entendem a importância dos pulmões quando aparecem problemas na área. Mas mesmo quem sofre com algum tipo de doença respiratória como a asma, muitas vezes negligencia a importância de certos cuidados básicos.

Assim sendo, você precisa ter em mente que, independentemente do nível da saúde de seus pulmões, algumas medidas para proteger essa parte do corpo são necessárias:

  • Mantenha sempre o seu nariz limpo e higienizado;
  • Faça consultas médicas no pneumologista;
  • Fique de olho em qualquer sintoma incomum, como tosse insistente;
  • Por fim, beba pelo menos dois litros de água por dia para manter os pulmões hidratados.

O papel do pneumologista também é fundamental para manter seus pulmões saudáveis. Mesmo que não haja problemas aparentes, consultar esse médico e fazer um checkup pode ajudar muito em sua saúde e bem-estar de forma geral.

Muito além dos pulmões

Outro fato fundamental para cuidar bem da saúde de seu pulmão é entender que suas funções e estrutura se estendem para além do órgão. Isso porque ele é conectado a partes importantes do corpo que são:

  • A traqueia;
  • O diafragma;
  • As costelas;
  • Diferentes grupos musculares.

Tudo isso está interligado e por isso você deve estender os cuidados do pulmão para a saúde dessas áreas. Para fazer isso siga essas dicas:

  • Evite ingerir bebidas quentes ou frias em excesso;
  • Pratique a respiração abdominal para fortalecer o diafragma;
  • Alongue e treine os grupos musculares que estão perto do pulmão.

Na medida em que você adota esses hábitos em sua rotina, seu pulmão acaba se beneficiando de uma forma significativa. Por isso não os deixe de lado.

Mantenha seu pulmão saudável

As consequências de não cuidar dos pulmões adequadamente são muitas e geralmente acabam prejudicando seu bem-estar. Entre os diversos problemas que podem aparecer estão:

  • Doenças respiratórias e infecciosas;
  • Enfisemas pulmonares;
  • Males mais graves como tuberculose e pneumonia;
  • Por fim, em casos extremos cânceres.

A boa notícia é que adotando um estilo de vida ativo e saudável, além de seguir as dicas e recomendações acima, os resultados são bastante positivos. Além disso, conforme os anos passam e você envelhece, mais importante se torna o papel de seus pulmões. Por isso é importante priorizar a longevidade de seus órgãos.

Para não esquecer

A partir da leitura desse texto, lembre-se que seus pulmões precisam dos cuidados certos. Com um nível de atenção simples é possível fazer com que se mantenham sempre forte e saudáveis, cumprindo com suas funções adequadamente.

Além disso, saiba que se algo não vai bem com os seus pulmões, mesmo que os órgãos não sejam diretamente afetados isso pode se refletir em outras partes do corpo. Isso acontece porque o órgão não consegue transportar de maneira adequada o oxigênio em seu organismo.

Por fim, algo que também pode fazer uma grande diferença benéfica para a saúde do pulmão é a yoga. A atividade combina exercícios de alongamento e respiração, que são fundamentais para proteger e fortalecer seus órgãos. Experimente adota-la em seu dia a dia e veja esse e outros benefícios que a prática pode trazer.

Agora sim, você já está pronto para colocar em prática um plano perfeito de cuidados para seu pulmão. Dessa forma tanto o seu organismo quanto a sua saúde de forma geral irão agradecer esse esforço.

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: