ISBN 9786586095159
Edição 1
Ano 2021
Idioma Português
Autor Ribeiro, MarcosPáginas 300
Encadernação Brochura
Disponibilidade 7 a 10 dias úteis + prazo do frete escolhido
Sinopse:
O trabalho de Educação em Sexualidade coopera muito significativamente para o desenvolvimento físico, psicológico, social e cognitivo de crianças e adolescentes e para a implementação de políticas públicas que garanta os direitos de cidadãos e cidadãs.
A escola tem um papel importante a cumprir e não há como adiar essa conversa que faz parte da formação educacional dos(as) alunos(as). A sexualidade na criança e no adolescente está presente desde sempre e se expressa de formas e linguagens diferentes, de acordo com a faixa etária. E é desta forma, com um planejamento segmentado por série e idade, que o trabalho deve ser realizado, como você vai encontrar neste livro.
A relevância deste tema e, por isso, um dos principais motivos para escrevermos este livro, se pauta nos PCNs (1997); em alguns temas da BNCC, que tem força de lei (2017); na Organização Mundial da Saúde (OMS), onde a sexualidade é um dos indicadores de qualidade de vida; e no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDEH) publicado em 2003 e revisado em 2006, em que ressalta a conversa sobre sexualidade na escola como uma questão de direitos e em vários documentos importantes nacionais e internacionais dos quais o Brasil é signatário.
Com o objetivo de ser um recurso pedagógico importante para a escola, este livro traz uma proposta inédita, que alia o conteúdo teórico do currículo escolar com uma proposta pedagógica detalhada de como trabalhar a sexualidade na Educação Infantil e em todas as disciplinas curriculares, por série, em toda a Educação Básica a partir do Ensino Fundamental I.
O livro ainda conversa com os pais, traz uma discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico, a importância das tecnologias digitais e as estratégias de comunicação, em um trabalho inovador no país.
Sumário:
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO ………………………………………………. 11
Marcos Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)
PARTE 1 – O TRABALHO DE
SEXUALIDADE NA ESCOLA ……………………………….. 16
Capítulo 1:
O Projeto Político-Pedagógico e
a Abordagem dos Temas Especiais ……………………. 17
Marcia de Medeiros Aguiar (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 2:
Quando a sexualidade chega
à escola: Como fazer? ………………………………………. 33
Marcos Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 3:
O papel dos pais: Será que o silêncio protege? ….. 47
Mariana Braga (Brasília / DF)
Capítulo 4:
A pedagoga diante do trabalho
de educação sexual na escola …………………………… 59
Tereza Cristina Fagundes (Salvador / Bahia)
PARTE 2 – O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
E NO ENSINO FUNDAMENTAL I ………………………… 78
Capítulo 5:
Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
(1º ao 5º ano) …………………………………………………… 79
Carolina Ornellas (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 6:
Trabalhando o corpo e a sexualidade na Educação Infantil
e no Ensino Fundamental I por meio da Arte …….. 103
Claudia Alvarenga Simões (Rio de Janeiro / RJ)
PARTE 3 – O TRABALHO NO ENSINO
FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO …………………. 116
Capítulo 7:
Na aula de Português ……………………………………….. 117
Ensino Fundamental II ……………………………………… 119
Ensino Médio …………………………………………………… 129
Márcia Sangiacomo (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 8:
Na aula de Matemática …………………………………….. 139
Ensino Fundamental II ……………………………………… 141
Ensino Médio …………………………………………………… 150
Fabio Menezes (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 9:
Na aula de Ciências e Biologia ………………………….. 157
Ensino Fundamental II ……………………………………… 159
Ensino Médio …………………………………………………… 167
Ivana Marques (São Paulo / SP)
Capítulo 10:
Na aula de História …………………………………………… 175
Ensino Fundamental II ……………………………………… 177
Ensino Médio …………………………………………………… 185
Lídia Helena M. de Oliveira (Manaus / AM)
Capítulo 11:
Na aula de Geografia ……………………………………….. 191
Ensino Fundamental II ……………………………………… 193
Ensino Médio …………………………………………………… 204
Valéria Duarte (Taubaté / SP)
Capítulo 12:
Na aula de Educação Física ……………………………….. 217
Ensino Fundamental II ……………………………………… 219
Ensino Médio …………………………………………………… 224
Priscila Sauer (Niterói / RJ)
Capítulo 13:
Na aula de Artes Cênicas ………………………………….. 229
Ensino Fundamental II ……………………………………… 231
Ensino Médio …………………………………………………… 237
Bruno Ganem (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 14:
Na aula de Filosofia ………………………………………….. 239
Ensino Fundamental II ……………………………………… 241
Ensino Médio …………………………………………………… 242
Reinaldo Ramos (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 15:
Na aula de Sociologia ………………………………………. 253
Ensino Fundamental II ……………………………………… 255
Ensino Médio …………………………………………………… 257
Helio Tinoco (Campo Grande / MS)
Capítulo 16:
Estratégias de comunicação no
trabalho de educação em sexualidade ………………. 267
Paulo Gomes (São Paulo / SP)
Capítulo 17:
Educação em Sexualidade sob a perspectiva
das Tecnologias Digitais do Mundo VUCA …………. 281
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.