ISBN 9788522429677
Edição 2
Ano 2001
Idioma Português
Autor Nakagawa
Páginas 96
Encadernação Brochura
Disponibilidade Entrega Imediata para 01 unidade
Sinopse:
O método do Custeio Baseado em Atividades (ABC) vem despertando grande interesse nas empresas brasileiras devido, principalmente, às preocupações com a questão da competitividade global.Como espinha dorsal do Activity Based Management (ABM), o ABC vem sendo reconhecido como elemento indispensável à implementação com sucesso de Reengenharia de Processos, Gestão do Processo de Qualidade Total, decisões de investimento em Tecnologias Avançadas de Produção e avaliação de desempenhos operacionais e econômicos que tornem a empresade classe mundial (WCM).Simples, compacto, de fácil leitura e o mais abrangente possível, este livro oferece aos estudiosos do ABC um melhor entendimento do que ele é, sua real área de eficácia e como implementá-lo de modo que contribua para o sucesso de um sistema de informações que tenha como propósito dar suporte à estratégia competitiva e à gestão econômica das empresas.
Índice:
1 ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS PARA O ABC 1.1 Competitividade 1.2 Accountability, contabilidade e mensuração 1.2.1 Accountability 1.2.2 Contabilidade 1.2.3 Mensuração 1.2.4 Dicotomia entre exatidão e acurácia 1.2.5 Diferença entre rateio e rastreamento 2 CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC) 2.1 Por que usar o ABC 2.1.1 Os pressupostos do VBC 2.1.2 Pressupostos do ABC 2.2 Que é o ABC 2.2.1 Um pouco de história do ABC 2.2.2 Que é uma atividade 2.2.3 Hierarquia das atividades 2.3 Como usar o ABC 2.3.1 Adicionando atributos às atividades 2.3.2 Gerenciando o nível de detalhes 2.3.3 Definindo os termos de referência do projeto 2.3.4 Usando o método de custeio variável 2.3.5 Aplicando a análise funcional 2.4 Quando é o momento de usar o ABC 3 MODELO CONCEITUAL E DESENHO DO ABC 3.1 Modelo conceitual do ABC 3.2 Estabelecer uma nova visão de negócios 3.3 Coletar informações para a análise de atividades 3.4 Escolher os vetores/direcionadores de custos (cost drivers) 3.5 Escolher o nível de detalhes das atividades 3.6 Listagem de atividades (BOA = Bill Of Activities) 3.7 Periodicidade no uso do ABC 3.8 Etapas sugeridas para o desenho do ABC 3.9 Softwares para o ABC 4 ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO ABC 4.1 Convencimento de que o ABC será um agente de mudanças 4.2 Adequacidade do ABC às necessidades da empresa 4.3 Disponibilidade e desejo de investir no ABC 4.4 Estratégia de implementação do ABC 5 EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DO ABC
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