Várias abordagens sobre o fenômeno “bullying” vêm sendo adotadas nacionalmente e internacionalmente. Em comum, pesquisadores e educadores entendem que são necessárias intervenções efetivas para dirimir sua incidência no ambiente escolar. Este livro é fruto de pesquisas brasileiras que visaram discutir o fenômeno no ambiente educacional/escolar e propor formas de intervenção com o envolvimento de alunos, professores e pais. O livro é dividido em duas partes. A Parte I trata da “Definição e Perspectivas Sobre o Bullying” e é composta por cinco capítulos, e a Parte II, “Intervenções ao Bullying: Alternativas Promissoras”, é composta por quatro capítulos que apresentam pesquisas nacionais para reduzir a incidência do bullying nas escolas. Mais do que uma coletânea, este livro pretende auxiliar professores, equipes pedagógicas, pais e diretores a tomarem decisões apropriadas. Além disso, pretende-se fornecer alternativas científicas para o enfrentamento do fenômeno bullying no ambiente escolar de acordo com a legislação brasileira.
PAULA INEZ CUNHA GOMIDE
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre e Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Professora aposentada da UFPR (1976-2003). Professora adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná (2009 - atual). Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná (2009 - atual). Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2009-2013). Área de atuação em Psicologia Forense: estilos parentais, comportamento moral, programas de intervenção com infratores, avaliação forense, alienação parental, justiça restaurativa, parricídio.
ANA CARINA STELKO-PEREIRA
Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutora em Psicologia pela UFSCar e professora adjunta da UFPR. Desenvolve trabalhos téorico-práticos com relação ao tema bullying, indisciplina e habilidades socioemocionais. Foi membro do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV). Orientou dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará. Publicou artigos e capítulos de livros sobre como fomentar um ambiente escolar saudável. Foi bolsista de Iniciação Científica durante a graduação, e da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo no mestrado e doutorado. Fez estágio em Toronto (Canadá) como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa, conhecendo programas de intervenção a problemas de comportamento em crianças e adolescentes.
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas. Aqui, profissionais e estudantes de medicina, direito, humanas e exatas encontram os principais títulos necessários para estudos mais aprofundados e consultas diárias. Além de livros de literatura e muito mais. Na seção de livros de medicina, os alunos que estão se preparando para a profissão encontram as obras mais recomendadas por professores e instituições renomadas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade