Livro Como Lidar com a Dislexia: Guia Prático para Pacientes, Familiares e Profis - Stavale

Código: 9788585439835
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ISBN 9788585439835
Edição 1
Ano 2020
Idioma Português
Autor Stavale
Páginas 152
Encadernação Brochura
Disponibilidade Entrega Imediata para 01 unidade

Sumário:

Apresentação

Dislexia do desenvolvimento 

Definição
 Etimologia
Breve histórico da dislexia
Genética e dislexia
Evolução das pesquisas sobre genética e dislexia 

Atenção aos sinais

Sinais antes e durante a pré-escola
Histórico familiar
Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem
Sinais na idade escolar
Características da leitura
Características da escrita
Sinais em jovens e adultos
Características da leitura
Características da escrita

O que fazer? Como são as intervenções?

Avaliação multidisciplinar
Criança de risco: intervenção precoce
Breve conversa sobre intervenção
Alfabetização multissensorial fônica e articulatória
Método analítico
Método sintético
Método fônico
Método fônico multissensorial

O que pais e professores precisam saber

Dislexia na sala de aula: o que o professor precisa saber
Recomendações práticas
Dicas para todas as matérias
A descoberta da dislexia: como os pais podem ajudar
Seja compreensivo
Seja encorajador
Seja paciente
Seja positivo

 Comorbidades e estados associados à dislexia

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Características gerais do TDAH
Diagnóstico
Impacto do TDAH na vida acadêmica
Impacto do TDAH na vida
Orientações para a escola
Orientações para os pais
Discalculia do desenvolvimento
Definição
Sintomas
Discalculia e dificuldades em matemática
Disgrafia
Definição
Causas
Principais características
Disortografia
Características das disortografias
Distúrbio do processamento auditivo
Sinais de alteração no processamento auditivo e queixas frequentes
Dificuldades emocionais
Depressão
Ansiedade

Relato de caso de avaliação multidisciplinar

Você não está só
Disléxicos famosos: o que eles disseram



Sobre o Autor:
As autoras deste livro, a fonoaudióloga Maria Ângela Nogueira Nico e a psicóloga Aurea Maria Stavale Gonçalves trabalham na ABD (Associação Brasileira de Dislexia) há mais de 20 anos, e atendem famílias que as procuram, para saber qual o motivo de seus filhos não aprenderem a ler ou o porquê de tantas dificuldades nesse processo.

Sinopse:
A dislexia é uma condição que pode ser hereditária, e torna extremamente difíceis a leitura, a escrita e a ortografia na língua-mãe. E embora a criança não tenha um déficit intelectual, o desempenho dela na leitura e consequentemente na escrita é aquém do esperado.
Quando a criança começa a apresentar dificuldades no seu processo de alfabetização e levanta-se a hipótese de dislexia, a melhor atitude a ser tomada é fazer uma avaliação multidisciplinar. Por isso, a importância de os profissionais da área educacional terem conhecimento dos sintomas, para que possam recomendar uma avaliação multidisciplinar dos seus alunos.

Sinopse:
A dislexia é uma condição que pode ser hereditária, e torna extremamente difíceis a leitura, a escrita e a ortografia na língua-mãe. E embora a criança não tenha um déficit intelectual, o desempenho dela na leitura e consequentemente na escrita é aquém do esperado.
Quando a criança começa a apresentar dificuldades no seu processo de alfabetização e levanta-se a hipótese de dislexia, a melhor atitude a ser tomada é fazer uma avaliação multidisciplinar. Por isso, a importância de os profissionais da área educacional terem conhecimento dos sintomas, para que possam recomendar uma avaliação multidisciplinar dos seus alunos.

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