Livro Etica Nos Negocios: Condicoes, Desafios e Riscos - Roberto Patrus-pena

Código: 9788522460649
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

ISBN 9788522460649
Edição 1
Ano 2010
Idioma Português
Autor Roberto Patrus-pena
Páginas 224
Encadernação Brochura
Disponibilidade Entrega Imediata para 01 unidade

Sinopse:
O desafio da busca de harmonia entre o discurso ético e sua prática efetiva exige o aperfeiçoamento constante da teoria para orientar sua aplicação empírica. A emergência da reflexão ética no campo da administração não assegura uma mudança de paradigma no modelo tradicional de fazer negócio.A possibilidade de a ética nos negócios constituir-se como uma alternativa depende da vigilância científica para impedir que um novo modelo seja pensado à luz de paradigmas antigos. O discurso da ética corre o risco de ser apropriado pelas empresas com o propósito de maquiar ações que prejudicam trabalhadores, clientes, comunidades e outros stakeholders.O marco referencial apresentado neste livro traz uma versão integradora de três dimensões indissociáveis de ética: a convicção, a responsabilidade e a virtude. Este modelo orienta as pesquisas na área de ética nos negócios e aponta as possibilidades para que a ética esteja imbricada nos processos cotidianos do fazer empresarial.

Índice:

Prefácio Sobre a forma e o conteúdo Apresentação Parte I - Ética nos Negócios como ética aplicada, 1 Capítulo 1 Definição de Ética nos Negócios, 3 - Dois tipos de reducionismo, 9 - As condições necessárias, 17 Parte II - Um marco referencial para Ética nos Negócios, 29 Introdução, 31 Capítulo 2 A ética da convicção, 35 - A ética da convicção como dimensão da Ética Empresarial, 36 - O princípio de Humanidade contido na ética da convicção, 37 - A ética da convicção como ética afirmativa, 38 - A possibilidade de um consenso ético mínimo, 39 - O conteúdo de uma ética mínima, 43 - O código de ética empresarial como expressão dos valores afirmados pela empresa, 48 - O papel dos códigos de ética na formulação de uma ética nas organizações, 50 Capítulo 3 A ética da responsabilidade, 60 - A ética da responsabilidade como dimensão da Ética Empresarial, 61 - O poder das empresas e o princípio da responsabilidade, 65 - A ética da responsabilidade e a relação com os stakeholders, 68 - A ética da responsabilidade e a responsabilidade social das empresas, 72 - A relação entre Ética nos Negócios e responsabilidade social, 73 Capítulo 4 A ética da virtude, 81 - A ética da virtude como dimensão da Ética Empresarial, 82 - A ética da virtude, 84 - A interação indivíduo-organização, 90 Capítulo 5 A integração entre as três dimensões, 96 - Momento sintético: a integração entre as três dimensões do marco referencial da Ética Empresarial, 97 - O marco ético referencial da EN, 99 - Um exemplo ilustrativo de um trabalho empírico no campo da EN, 102 Parte III - Ética nos Negócios: um novo paradigma, 109 Introdução, 111 Capítulo 6 Paradigma como parâmetro de análise para comparação de modelos teóricos, 113 - Paradigma segundo Thomas Kuhn, 114 - Paradigma como parâmetro de análise para a comparação de modelos teóricos, 115 Capítulo 7 A empresa normal, 119 - O pressuposto filosófico da empresa normal, 121 - A finalidade econômica da empresa normal: o lucro, 121 - O modelo da empresa normal, 122 - A estrutura da empresa normal, 123 - A dinâmica da empresa normal, 126 - O modelo mecanicista de empresa, 128 - O modelo psicossociológico de empresa, 130 Capítulo 8 A empresa ética, 136 - O pressuposto filosófico da empresa ética, 138 - A tríplice finalidade da empresa ética: econômica, ambiental e social, 138 - O modelo da empresa ética, 143 - A estrutura da empresa ética, 143 - A dinâmica da empresa éti

Produtos relacionados

Pague com
  • proxy-mercadopago-v1
  • proxy-mercadopago-v1
Selos

Florence Dist de Livros Ltda - CNPJ: 77.824.266/0001-83 © Todos os direitos reservados. 2025

0 pessoas estão vendo este produto no momento.
Fale Conosco pelo WhatsApp