ISBN 9788521206651
Edição 1
Ano 2012
Idioma Português
Autor Neves/baroukh(coor.)
Páginas 110
Encadernação
Disponibilidade Entrega Imediata para 01 unidade
Sinopse:
O povo brasileiro tem raízes múltiplas. Somos um povo miscigenado e tradicionalmente aprendemos que somos mistura entre os europeus, os negros e os índios. Na escola, aborda-se muito sobre os portugueses, mas pouco sobre a inuência das culturas africana e indígena em nossa formação. Este livro apresenta conceitos essenciais para o ensino de História no ensino fundamental e oferece uma série de informações, exemplos e sugestões sobre como trabalhar nossas raízes africanas e indígenas.
Índice:
1 - Por que ensinar História para as crianças
1.1 A importância do planejamento
1.2 A avaliação da aprendizagem em História
2 - Quais são os conceitos básicos no ensino e aprendizagem de História
2.1 Abordagens para o estudo de História
2.2 Tempo histórico
2.3 Processo histórico
2.4 Sujeito histórico
2.5 Cultura e identidade cultural
3 - Que estratégias usar para o ensino de História
3.1 A narrativa histórica
3.2 O diálogo na sala de aula e a produção coletiva
3.3 Leitura e escrita
3.4 Leitura de imagens
3.5 Registro das aprendizagens por meio do desenho
Sumário
4 - Como trabalhar com a temática indígena
4.1 Traços de cultura
5 - Como trabalhar com o tema da cultura afro-brasileira na sala de aula
5.1 A população brasileira e a África
5.2 O tráfico de escravos para o Brasil
6 - Considerações finais
Referências bibliográficas