ISBN 9786525033211
Edição 1ª
Ano 2022
Idioma Português
Autor Barbieri, Valéria
Páginas 431
Encadernação Brochura
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Sinopse:
Mães e filhas da França, Brasil e Magrebe retrata as sutilezas do relacionamento entre mãe e filha e as particularidades desse vínculo nessas três realidades culturais. O livro parte do pressuposto psicanalítico de que as experiências infantis junto à família são elementos essenciais para a constituição da personalidade do indivíduo. Essas experiências variam temporal e geograficamente, uma vez que as formas de vivenciar e exercer a parentalidade são transpassadas pelo momento histórico e pelo contexto socioeconômico e cultural de que a família faz parte. Diante disso, este livro, fruto do encontro da autora com mães e filhas, aborda a maneira como a maternidade se desenrola nessas culturas a partir da experiência emocional da mulher em relação à sua filha e o modo como ela fornece um nicho para o desenvolvimento da menina. O livro desvela os movimentos harmoniosos das díades no processo de amadurecimento, cujos desafios, ansiedades e conquistas são vividos não apenas pela criança, mas também pela mãe. Sob o prisma da psicanálise winnicottiana, ele desvenda em detalhes as várias etapas do estágio da dependência relativa, descrevendo o percurso que mãe e filha realizam nesse período evolutivo, que inicia com luto e nostalgia e termina com entusiasmo e esperança, considerando as suas especificidades segundo a origem da dupla. Por meio do mergulho no universo afetivo da díade, o livro revela a maneira como os valores culturais da realidade a que a mãe pertence são transmitidos para a filha, entremeados no seu relacionamento com ela, refletindo o processo pelo qual a criança vai se tornando pouco a pouco um ser cultural, bem como as complexidades nele envolvidas quando está em pauta o fenômeno da imigração. Este livro apresenta uma perspectiva inovadora para a compreensão da natureza cultural do desenvolvimento humano a partir da experiência emocional dos seus protagonistas, bem como um método de investigação original da maternidade referente ao uso de instrumentos de avaliação psicológica como mediadores da comunicação para esse intuito.