Prefácio, xiii Parte I - Micro, 1 I Teoria do Consumidor: a Determinação da Curva de Demanda, 3 1 Conceitos preliminares, 3 2 O comportamento do consumidor, 4 2.1 As preferências do consumidor, 4 2.1.1 As curvas de indiferença, 4 2.1.2 Taxa Marginal de Substituição (TMgS), 6 2.1.3 Propriedades das curvas de indiferença, 9 2.1.4 Casos especiais de curvas de indiferença, 11 2.2 As restrições orçamentárias, 13 2.2.1 A linha de orçamento, 13 2.2.2 Mudanças no preço de um dos bens, 16 2.2.3 Mudanças nos preços de ambos os bens, 18 2.2.4 Efeitos de alterações na renda do consumidor, 21 2.3 A decisão do consumidor, 22 2.4 A curva de demanda individual, 26 2.4.1 Determinantes da demanda, 27 2.4.2 Inclinação da curva de demanda, 30 2.4.3 Deslocamento da curva de demanda, 36 2.5 As elasticidades da demanda, 44 2.5.1 A elasticidade-preço da demanda, 44 2.5.2 A elasticidade-renda, 54 2.5.3 A elasticidade-cruzada, 55 II Teoria da Firma: a Determinação da Curva de Oferta, 56 1 Conceitos preliminares, 56 2 Análise da firma no curto prazo, 57 2.1 Teoria da produção com um fator de produção fixo, 57 2.2 Teoria dos custos com um fator de produção fixo, 65 2.3 Relação entre produção e custos no curto prazo, 71 2.4 A curva de oferta da firma, 76 2.4.1 Determinantes da oferta, 78 2.4.2 Deslocamentos da curva de oferta, 80 2.4.3 Elasticidade-preço da oferta, 85 3 Análise da firma no longo prazo, 90 3.1 Teoria da produção com todos os fatores de produção variáveis, 90 3.1.1 As isoquantas ou isoprodutos, 90 3.1.2 A taxa marginal de substituição técnica (TMST), 91 3.1.3 Propriedades das isoquantas, 94 3.1.4 Casos especiais de isoquantas, 96 3.1.5 As isoquantas e os rendimentos de escala, 98 3.2 Teoria dos custos com todos os fatores de produção variáveis, 100 III A Microeconomia e a Determinação do Equilíbrio, 102 1 As estruturas de mercado, 102 2 O equilíbrio da firma, 106 2.1 O equilíbrio da firma em concorrência perfeita, 106 2.1.1 Curva de demanda para uma firma em concorrência perfeita, 107 2.1.2 Curvas de receitas para uma firma em concorrência perfeita, 110 2.1.3 Curvas de custos para uma firma em concorrência perfeita, 111 2.1.4 O equilíbrio de uma firma em concorrência perfeita, 112 2.2 O equilíbrio da firma no monopólio, 115 2.2.1 Curva de demanda para uma firma monopolista, 115 2.2.2 Curvas de receitas para uma firma monopolista, 116 2.2.3 Curvas de custos para uma firma monopolista, 120 2.2.4 O equilíbrio de
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.