CARMEM RODRIGUES DA COSTA
Formada em Psicologia na Universidade de Mogi das Cruzes, em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (CEPPE) - Universidade Tuiuti do Paraná. Título de Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Regional de Psicologia - CRP 08. Mestre em Engenharia de Produção do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com o Título “Aluno-problema professores despreparados.” Atuou como Pedagoga na Rede Pública de Ensino Estadual do Paraná. Membro da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia – CRP-08 (1992 – 1996). Foi docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná, dentre eles o de Psicologia, principalmente nas disciplinas de Psicologia Escolar e Educacional e Estágio Supervisionado nesta mesma área (1991/2006). Representante da UTP no FEMPA (Fórum de Entidades de Mulheres do Paraná). Presidente do VII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, realizado na UTP- Curitiba/PR. (2005). Participou de Comissões de Avaliação e Estruturação de Cursos de graduação de Pedagogia e Formação de Professores para a Educação Básica nas modalidades presencial e EAD no Grupo Educacional OPET, Faculdades Integradas Camões, UniAteneu e Sociedade Técnica Educacional da Lapa (FAEL). Coordenadora (2001/2008) e Docente (2001/2017) do curso de Pedagogia na Sociedade Técnica Educacional da Lapa (FAEL). Docente na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá - FAFIPAR, atual UNESPAR, atuando em todos os cursos de formação de professores. Coordenou a Linha de Pesquisa “PSICOLOGIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO”, no Departamento de Educação da UNESPAR/PR (2008/2011). No Programa de Desenvolvimento da Educação do Estado do Paraná (PDE) ministrou a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e orientou monografias. UNESPAR/PR (2009/2011). Professor bolsista na Universidade do Contestado (UnC) PARFOR (2012/2013). Membro do Corpo Editorial do Periódico PesquisAção: Construindo Conhecimentos em EAD. Ministra diversos cursos e minicursos em congressos nacional e regionais, assim como palestras, e formações continuadas. Autora de diversos artigos, produções e publicações acadêmicas nas áreas da Educação Escolar e Psicologia Escolar e Educacional, principalmente relacionadas à diversidade cultural, disciplina, educação especial e inclusiva, etc.
IARA ELIZABETH REDWITZ DE SOUZA
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Clínica de Terapia Integrada. Doutora em Psicologia Social pelo Convênio Tuiuti-Universidade de Liège, Bélgica com reconhecimento pela Universidade de São Paulo (USP). No Acampamento das obras da Usina Hidroelétrica de Segredo (COPEL 1986/1990) desenvolveu trabalhos nas áreas clínica e escolar aliando sua experiência anterior na área da Psicologia Organizacional. Em 1990 passou a integrar o quadro de docência na Universidade Tuiuti do Paraná até os dias de hoje em diversas disciplinas na graduação e pós graduação. Supervisora clínica sistêmica no Serviço Escola e Supervisora de estágio em Psicologia Escolar e Educacional. Auxiliou na área de Educação e Desenvolvimento Humano na implementação do curso de Psicologia na Associação de Ensino Senhor Bom Jesus -FAE. Na Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente de Curitiba, desenvolveu trabalhos na área de Educação Social, tanto em programas e equipamentos sócio preventivos como em atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco psicossocial. Colaborou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba na sua implantação no Paraná. Colaboradora da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do Paraná- CRP08 (gestão 1993-1995). Atuou na coordenação do grupo de mediadores dos grupos de pais em Pinhais e Colombo (população em vulnerabilidade), Projeto Ciranda de Pais e Projeto Educação e Apoio a Maternidade. Em 2014 atuou na Chácara dos Meninos de 4 Pinheiros em Mandirituba no Projeto Ciranda de Pais. Desde 2016 participa ativamente do grupo de estudo de Donald Winnicott – Curitiba. Tem participado de Mesas Redondas, Encontros e Simpósios, bem como dado palestras sobre Educação e Psicologia, Criança com necessidades especiais, Criança em situação de risco psicossocial, Família, Família e Escola e outros temas. Sua atividade profissional abrange consultoria, supervisão e assessoria escolar, e atendimento clínico individual, casal e família.
SÔNIA MARIA RONCAGLIO
Graduada em Letras-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Magistério Superior pelo Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (CEPPE) - Universidade Tuiuti do Paraná. Formada em Ludoterapia na Clínica Psyché, sob orientação da Psicóloga Marilene Sielski. Formada em Terapia Familiar Sistêmica pelo Instituo de Terapia e Centro de Estudos da Família, INTERCEF, Brasil. Título Profissional de Especialista em Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Educacional e Psicopedagogia registrado no Conselho Regional de Psicologia do Paraná -CRP-08. Conselheira Presidente da Comissão de Educação do CRP08/PR – 1995-1999. Representante do CRP08/PR na Comissão Gestora da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (ABEP) 1998-1999. Membro da Diretoria do CRP08/PR - 1999-2000. Membro da Comissão de estruturação do curso de Psicologia da Faculdade Evangélica do Paraná (2000-2001). Representante da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (ABEP) no Paraná (2000-2001). Presidente do I Congresso Sul Brasileiro de Psicologia realizado em Curitiba – PR 2000. Docente das disciplinas de Métodos e Técnicas Pedagógicas, Didática do Ensino de Psicologia, Prática de Ensino da Psicologia, Técnicas de Exames Psicológicos, Psicologia Escolar e Educacional, Transtornos de Aprendizagem, Supervisora de Estágio em Psicopedagogia Clínica, em Clínica de Infantil e em Psicologia Escolar e Educacional nas Universidades Positivo, Universidade Tuiuti do Paraná, Associação Franciscana Senhor Bom Jesus (FAE), Associação Catarinense de Ensino (ACE), Faculdades Evangélica do Paraná. Docente de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Psicopedagogia e Estágios Supervisionados. Possui artigos e capítulos de livros publicados e participação em Congressos com Publicação em anais. Atua com a Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica, assessoria em Psicologia Escolar e Educacional, palestras em Escola, Avaliação Psicológica, Supervisão em Clínica e Escolar e Educacional.
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.