INDICAÇÕES E OBJETIVOS
O PROCOMLE – Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura é indicado para escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Pode ser utilizado por professores e coordenadores pedagógicos em contexto educacional de forma coletiva, e por fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos, em contexto clínico.
A aplicação do protoloco tem a finalidade de identificar que tipo de dificuldades apresentam aqueles escolares que, apesar de lerem com proficiência, não conseguem responder perguntas sobre o que leram no final da leitura de um texto, como também verificar em quais níveis da estrutura do texto encontram-se estas dificuldades, sendo possível, assim, caracterizar o perfil e classificar o desempenho do escolar em compreensão de leitura.
MATERIAL
O protocolo de avaliação está dividido em três partes:
Primeira parte: é o Manual Introdutório com a descrição dos procedimentos utilizados na construção do Instrumento, que foram distribuídos em fases, sendo: Fundamentação Teórica, Etapas de Construção do Instrumento, Procedimentos para a Validação e Critérios de Normatização.
Segunda parte: contém um Manual de Aplicação, que apresenta a descrição dos procedimentos gerais de aplicação e as instruções específicas para a aplicação coletiva e aplicação individual, como também os dois textos narrativos e os dois textos expositivos com suas respectivas folhas de respostas (contendo a resposta correta assinalada) para uso do aplicador.
Terceira parte: Caderno de Aplicação com os textos em folhas separadas com suas respectivas folhas de respostas que devem ser entregues ao escolar para a avaliação e também as folhas para correção e as anotações das quantificações das respostas para cada tipo de pergunta de cada texto, sendo esta de uso exclusivo do aplicador.
Acompanha Link de download para a impressão do caderno de aplicação.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO
O protocolo é formado por quatro textos: dois textos narrativos e dois textos expositivos. Sendo um texto narrativo (N1) e um texto expositivo (E1) utilizados para a primeira aplicação a fim de verificar o desempenho em cada tipo de pergunta (pergunta literal e inferencial relacionadas a microestrutura e a macroestrutura do texto), seja na forma coletiva no contexto educacional, seja na forma individual, no contexto clínico. Os outros dois textos, um narrativo (N2) e um expositivo (E2) devem ser utilizados para aplicação após procedimentos de intervenção a fim de comparar o desempenho pré e pós intervenção.
1 - Introdução
2 - PROCOMLE - Protocolo de Avaliação da Compreensão
Indicação, objetivo, material e aplicabilidade
PARTE 1
Fase 1 - Fundamentação teórica
Fase 2 - Etapas para a Construção
Fase 3 - Validade do Portocolo
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
PARTE 2
MANUAL DE APLICAÇÃO
1 - Instruções para a aplicação coletiva
2 - Instruções para a aplicação individual
3 - Textos narrativos e textos expositivos para a aplicação
4 - Folha de respostas de cada texto com indicação das respostas corretas
PARTE 3
CADERNO DE APLICAÇÃO
1 - Texto Narrativo 1 (N1)
2 - Folhas de Respostas do texto N1
3 - Texto Expositivo 1 (E1)
4 - Folhas de Respostas do texto E1
5 - Texto Narrativo 2 (N2)
6 - Folhas de respostas do texto N2
7 - Texto expositivo 2 (E2)
8 - Folhas de respostas do texto E
9 - Folha de correção e anotação das respostas para cada tipo de pergunta
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