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Livro Prohmele Provas de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura - Cunha - Booktoy
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Livro Prohmele Provas de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura - Cunha - Booktoy

Livro Prohmele Provas de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura - Cunha - Booktoy

SKU 9786586131598
ISBN 9786586131598|Edição 1ª|Ano 2022|Idioma Português|Autor Cunga, Vera Lúcia Orlandi - Capellini, Simone Aparecida|Editora Booktoy|Encadernação Capa Espiral|Disponibilidade 5 a 7 dias úteis + prazo do frete escolhido

 

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A ideia de organizar esta obra ocorreu a partir dos desafios e questionamentos vivenciados não apenas na experiência clínica com escolares que apresentam problemas de aprendizagem, como também na experiência com a pesquisa ao longo destes anos. Este projeto surgiu da necessidade de um procedimento de avaliação sistematizado, que possibilite ao profissional fonoaudiólogo identificar o domínio de habilidades metalinguísticas relacionadas com a aprendizagem da leitura em um sistema de escrita alfabético, como o português brasileiro. Desta forma, esperamos que o conteúdo destas páginas contribua para a prática clínica e de pesquisa do fonoaudiólogo que atua diretamente com a aprendizagem e seus desvios.

Protocolo de avaliação para escolares do 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental I

Caderno Introdutório

1 - INTRODUÇÃO


2 - PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A ELABORAÇÃO DO PROHMELE


2.1 Habilidades preditoras para a aprendizagem da leitura
2.2 Habilidades metalinguísticas e o sistema de escrita alfabético
2.2.1 Habilidade metalinguística
2.2.2 Memória operacional fonológica
2.3 Aquisição e desenvolvimento da leitura
2.4 A avaliação das habilidades metalinguísticas e de leitura


3 - PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DO PROHMELE


4 - DESCRIÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES
METALINGUÍSTICAS E DE LEITURA


4.1 PROHMELE - Protocolo de Avaliação de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura
para escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I
4.2. Descrição e objetivos das provas de habilidades metalinguísticas e leitura

5 - DADOS NORMATIVOS DO PROHMELE


5. DADOS NORMATIVOS: Descrição do Estudos

5.1 Participantes
5.2 Análises
5.2.1 Análise estatística
5.2.2 Análises das provas
Análise das provas de habilidades metalinguísticas
Análise das provas de leitura
Distribuição das palavras reais em cada regra descrita por Scliar-Cabral na prova de
Leitura de palavras reais:
5.3 Resultados
5.4 Discussão


6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Caderno de Instruções e Provas

1. INSTRUÇÕES PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DO PROHMELE
A - Provas de habilidades metalinguísticas
A.1 Identificação de sílabas e fonemas
A.2 Manipulação de sílabas e fonemas
B- Provas de leitura
TABELAS PARA A CORREÇÃO DAS REGRAS DE DECODIFICAÇÃO
SCLIAR-CABRAL (2003) -
D1 - Regras de correspondência grafofonêmica independente do contexto
D2 - Regras de correspondência grafofonêmica dependente do contexto grafêmico
Regras D2- Regras de correspondência grafofonêmica dependente
do contexto grafêmico
D4- Valores da letra “x” dependentes exclusivamente do léxico mental e ortográfico
D1- Regras de correspondência grafofonêmica independente do contexto
1. Análise dos resultados

2. Classificação do desempenho dos escolares nas provas de leitura

CADERNO DE PROVAS


A - PROVAS DE HABILIDADES METALINGUÍSTICAS


1. Identificação de sílabas e fonemas
1.1.1 Identificação sílaba inicial
1.1.2 Identificação fonema inicial
1.2.1 Identificação sílaba final
1.2.2 Identificação fonema final
1.3.1 Identificação sílaba medial
1.3.2 Identificação fonema medial


2. PROVAS DE MANIPULAÇÃO DE SÍLABAS E FONEMAS
2.1 ADIÇÃO
2.1.1 Adição de sílabas
2.2.2 Adição de fonemas
2.2 SUBSTITUIÇÃ0
2.2.1 Substituição de sílabas
2.2.2 Substituição de fonemas
2.3.1 Subtração de sílabas
2.3.2 Subtração de fonemas
2.4 COMBINAÇÃO
2.4.1 Combinação de sílabas
2.4.2 Combinação de fonemas


3. SEGMENTAÇÃO
3.1 Segmentação silábica
3.2 Segmentação fonêmica


4. REPETIÇÃO DE NÃO PALAVRAS
B- PROVAS DE LEITURA.
1. Leitura de palavras reais
2. Leitura de pseudopalavras



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