Livro Residência Médica - Romão - Manole

Código: 9786555764796 Marca:
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ISBN 9786555764796
Edição 1
Ano 2021
Idioma Português
Autor Romao/sa/fernandes
Páginas 536
Encadernação Brochura
Disponibilidade Entrega Imediata para 01 unidade

Sinopse:
Em um esforço conjunto entre a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Associação Médica Brasileira (AMB), os autores compilam teorias e métodos validados internacionalmente para o treinamento e a avaliação de profissionais da saúde, facilitando o acesso a um tema atual e necessário a todos os envolvidos na educação médica no Brasil, com o objetivo final de oferecer uma melhor atenção à saúde.


Apresentam, ainda, um panorama do funcionamento da residência médica no país e apontam perspectivas para a educação médica nos próximos anos.


POR QUE LER ESSE LIVRO?

Nas últimas duas décadas, a educação médica mudou mais do que no século passado inteiro. Novas estratégias foram desenvolvidas para superar as limitações do ensino estritamente teórico e potencializar a aprendizagem em cenários de prática.

Sumário:
Prefácio ............................................. XXV

Importância da residência na formação do médico especialista .... XXVII

Seção 1 Residência médica no Brasil e no mundo

1 História da residência médica e panorama atual no Brasil ...... 3

2 Iniciativas da Febrasgo na formação do especialista em ginecologia e obstetrícia ........................ 17

Seção 2 Formação por competências

3 Teorias de aprendizagem ................ 25

4 Formação orientada por competências ................................... 41

5 Matriz de competências de ginecologia e obstetrícia ............. 52

6 Matriz de competências de clínica médica .............. 70

7 Matriz de competências de cirurgia geral ............................ 75

8 Matriz de competências de ortopedia ............................. 86

9 Matriz de competências de anestesiologia .................... 101

10 Residência médica de pediatria no Brasil .......................... 116

11 Residência de medicina de emergência ..................... 123

12 Preceptoria e estratégias de supervisão ................ 134

13 Desenvolvimento de competência pedagógica de preceptores: a experiência da Abem ............. 144

14 Capacitação de preceptores: a experiência da Febrasgo ........ 158

15 Residente como educador .............. 166

16 Princípios éticos na formação do residente ................. 172

17 Humanização e profissionalismo na residência ............... 181

Seção 3 Treinamento do residente

18 Telemedicina e ensino mediado por tecnologia na residência médica ... 193

19 Treinamento por meio da simulação ........................ 206

20 Construção e uso de simuladores de baixo custo ................ 214

21 Princípios gerais e modalidades de simulação ................... 225

22 Treinamento de procedimentos cirúrgicos em ginecologia e
obstetrícia ........... 242

23 Treinamento em emergências obstétricas: a experiência do Zero Morte Materna ........... 264

24 Treinamento em ambientes de prática ................... 272

25 Segurança do paciente e formação do residente .............. 282

26 Desenvolvimento da competência em comunicação clínica ... 289

27 Empatia na formação médica ........ 304

28 Saúde mental do médico residente ..................... 310

29 Programas de apoio ao residente .............. 316

Sumário XXIII

30 Pandemia da covid-19: impactos nos serviços de ginecologia e obstetrícia............ 320

Seção 4 Avaliação do residente

31 Princípios gerais de avaliação do profissional da saúde em formação............. 339

32 Elaboração de testes de avaliação cognitiva ............. 356

33 Elaboração de questões de boa qualidade ................. 367

34 Teste de progresso: a experiência da Febrasgo com o TPI-GO . 374

35 Avaliação das habilidades em ambiente simulado ......... 398

36 Avaliação de desempenho nos ambientes de prática ............. 410

37 Avaliação de profissionalismo ....... 417

38 Atividades profissionais confiabilizadoras (EPA) .................. 425

39 Logbook, portfólio e auditoria de prontuários ............... 439

Seção 5 Certificação do especialista

40 Certificação das especialidades médicas no Brasil ............. 447

41 Certificação do especialista em ginecologia e obstetrícia ...... 454

Seção 6 Avaliação dos programas de residência

42 Avaliação de instituições e programas de residência médica: as atribuições da CNRM .......................... 469

43 Acreditação dos programas de residência médica no Brasil .... 482

44 Perspectivas da educação médica no Brasil e no mundo ....... 494
Índice remissivo ............................... 503

Sobre o Autor:
Gustavo Salata Romão: Doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Professor Titular do Curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Presidente da Comissão de Residência Médica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Coreme-Febrasgo). Membro da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM-MEC). Membro da Comissão de Residência Médica da Association for Medical Education in Europe (Amee Postgraduate Committee).


Marcos Felipe Silva de Sá: Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Membro da Comissão de Residência Médica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Coreme-Febrasgo).


César Eduardo Fernandes: Professor Titular da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC. Diretor Científico da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).


Agnaldo Lopes da Silva Filho: Presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Mulher da UFMG. Orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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