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ISBN 9786555764796
Edição 1
Ano 2021
Idioma Português
Autor Romao/sa/fernandes
Páginas 536
Encadernação Brochura
Disponibilidade Entrega Imediata para 01 unidade
Sinopse:
Em um esforço conjunto entre a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Associação Médica Brasileira (AMB), os autores compilam teorias e métodos validados internacionalmente para o treinamento e a avaliação de profissionais da saúde, facilitando o acesso a um tema atual e necessário a todos os envolvidos na educação médica no Brasil, com o objetivo final de oferecer uma melhor atenção à saúde.
Apresentam, ainda, um panorama do funcionamento da residência médica no país e apontam perspectivas para a educação médica nos próximos anos.
POR QUE LER ESSE LIVRO?
Nas últimas duas décadas, a educação médica mudou mais do que no século passado inteiro. Novas estratégias foram desenvolvidas para superar as limitações do ensino estritamente teórico e potencializar a aprendizagem em cenários de prática.
Sumário:
Prefácio ............................................. XXV
Importância da residência na formação do médico especialista .... XXVII
Seção 1 Residência médica no Brasil e no mundo
1 História da residência médica e panorama atual no Brasil ...... 3
2 Iniciativas da Febrasgo na formação do especialista em ginecologia e obstetrícia ........................ 17
Seção 2 Formação por competências
3 Teorias de aprendizagem ................ 25
4 Formação orientada por competências ................................... 41
5 Matriz de competências de ginecologia e obstetrícia ............. 52
6 Matriz de competências de clínica médica .............. 70
7 Matriz de competências de cirurgia geral ............................ 75
8 Matriz de competências de ortopedia ............................. 86
9 Matriz de competências de anestesiologia .................... 101
10 Residência médica de pediatria no Brasil .......................... 116
11 Residência de medicina de emergência ..................... 123
12 Preceptoria e estratégias de supervisão ................ 134
13 Desenvolvimento de competência pedagógica de preceptores: a experiência da Abem ............. 144
14 Capacitação de preceptores: a experiência da Febrasgo ........ 158
15 Residente como educador .............. 166
16 Princípios éticos na formação do residente ................. 172
17 Humanização e profissionalismo na residência ............... 181
Seção 3 Treinamento do residente
18 Telemedicina e ensino mediado por tecnologia na residência médica ... 193
19 Treinamento por meio da simulação ........................ 206
20 Construção e uso de simuladores de baixo custo ................ 214
21 Princípios gerais e modalidades de simulação ................... 225
22 Treinamento de procedimentos cirúrgicos em ginecologia e
obstetrícia ........... 242
23 Treinamento em emergências obstétricas: a experiência do Zero Morte Materna ........... 264
24 Treinamento em ambientes de prática ................... 272
25 Segurança do paciente e formação do residente .............. 282
26 Desenvolvimento da competência em comunicação clínica ... 289
27 Empatia na formação médica ........ 304
28 Saúde mental do médico residente ..................... 310
29 Programas de apoio ao residente .............. 316
Sumário XXIII
30 Pandemia da covid-19: impactos nos serviços de ginecologia e obstetrícia............ 320
Seção 4 Avaliação do residente
31 Princípios gerais de avaliação do profissional da saúde em formação............. 339
32 Elaboração de testes de avaliação cognitiva ............. 356
33 Elaboração de questões de boa qualidade ................. 367
34 Teste de progresso: a experiência da Febrasgo com o TPI-GO . 374
35 Avaliação das habilidades em ambiente simulado ......... 398
36 Avaliação de desempenho nos ambientes de prática ............. 410
37 Avaliação de profissionalismo ....... 417
38 Atividades profissionais confiabilizadoras (EPA) .................. 425
39 Logbook, portfólio e auditoria de prontuários ............... 439
Seção 5 Certificação do especialista
40 Certificação das especialidades médicas no Brasil ............. 447
41 Certificação do especialista em ginecologia e obstetrícia ...... 454
Seção 6 Avaliação dos programas de residência
42 Avaliação de instituições e programas de residência médica: as atribuições da CNRM .......................... 469
43 Acreditação dos programas de residência médica no Brasil .... 482
44 Perspectivas da educação médica no Brasil e no mundo ....... 494
Índice remissivo ............................... 503
Sobre o Autor:
Gustavo Salata Romão: Doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Professor Titular do Curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Presidente da Comissão de Residência Médica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Coreme-Febrasgo). Membro da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM-MEC). Membro da Comissão de Residência Médica da Association for Medical Education in Europe (Amee Postgraduate Committee).
Marcos Felipe Silva de Sá: Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Membro da Comissão de Residência Médica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Coreme-Febrasgo).
César Eduardo Fernandes: Professor Titular da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC. Diretor Científico da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).
Agnaldo Lopes da Silva Filho: Presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Mulher da UFMG. Orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).