ISBN 9788577807215
Edição 2
Ano 2010
Idioma Português
Autor Mintzberg/ahlstrand/
Páginas 392
Encadernação Brochura
Disponibilidade 10 a 13 dias úteis + prazo do frete escolhido
Sinopse:
Henry Mintzberg é um dos maiores pensadores da administração da atualidade. Safári de estratégia é talvez o seu livro mais importante. Apresentamos aqui a sua segunda edição. Precisa dizer mais? Guia na selva do planejamento estratégico. Como o próprio nome sugere faz uma verdadeira varredura por todas as escolas de pensamento estratégico, destacando as principais abordagens e identificando inúmeras outras ferramentas além do próprio PE. Visão crítica: o texto trata das contribuições e limitações das dez principais escolas do planejamento estratégico. Guia fundamental para todos os profissionais que se sentem desnorteados pela quantidade de informações e modismos que cercam o tema. Aprofundamento do tema: os leitores desta obra com certeza se motivarão ao aprofundamento de seus conhecimentos sobre o tema e serão remetidos para livros e textos de autores como Porter, Ries e Trout, Aaker, Day, Ansoff e McDonnelll, Collins e Porras, Hamel e Prahalad entre outros.
Índice:
Embarque
Capítulo 1. “E aqui, senhoras e senhores, a fera da administração estratégica“
Por que dez
Uma revisão do campo
Cinco Ps para estratégia
Estratégias para o melhor e para o pior
Administração estratégica como disciplina acadêmica
Capítulo 2. A Escola do Design: a formação de estratégia como um
processo de concepção
Origens da escola do design
O modelo básico da escola do design
Premissas da escola do design
Crítica da escola do design
A escola do design: contextos e contribuições
Capítulo 3. A Escola de Planejamento: a formação de estratégia como um processo formal
O modelo básico de planejamento estratégico
Selecionando as hierarquias
Alguns avanços mais recentes
Problemas não planejados do planejamento
As falácias do planejamento estratégico
Contexto e contribuição da escola de planejamento
Capítulo 4. A Escola de Posicionamento: a formação de estratégia como um processo analítico
Entra, Porter
Premissas da escola de posicionamento
A primeira onda: origens nas máximas militares
A segunda onda: a busca por imperativos de consultoria
A terceira onda: o desenvolvimento de proposições empíricas
Crítica à escola de posicionamento
Contribuição e contexto da Escola de Posicionamento
Capítulo 5. A Escola Empreendedora: a formação de estratégia como um processo visionário
Origem na economia
A literatura da escola empreendedora
Liderança visionária
Premissas da escola empreendedora
Contribuição, crítica e contexto da escola empreendedora
Capítulo 6. A Escola Cognitiva: a formação de estratégia como processo mental
Cognição como confusão
Cognição como processamento de informações
Cognição como mapeamento
Cognição como realização de conceito
Cognição como construção
Premissas da escola cognitiva
Crítica, contribuição e contexto da escola cognitiva
Capítulo 7. A Escola de Aprendizado: a formação de estratégia como um processo emergente
Formação versus formulação
Emergência de um modelo de aprendizagem
Novas direções para a escola de aprendizado
Da aprendizagem organizacional à organização que aprende
Crítica à escola de aprendizado
Contribuição e contexto da escola de aprendizagem
Capítulo 8. A Escola de Poder: a formulação de estratégia como um processo de negociação
Poder micro
Teoria dos altos escalões: administração estratégica no topo
Poder macro
Capítulo 9. A Escola Cultural: a formulação de estratégia como um processo coletivo
A natureza da cultura
Premissas da escola cultural
Cultura e estratégia
A ala sueca da escola cultural
Recursos como base de vantagem competitiva
Crítica, contribuição e contexto da escola cultural
Capítulo 10. A Escola Ambiental: a formação de estratégia como um processo reativo
Premissas da escola ambiental
A visão de contingência
A visão de ecologia da população
Pressões institucionais pela conformidade
Crítica, contribuição e contexto da escola ambiental
Capítulo 11. A Escola de Confi guração: a formulação de estratégia como um processo de transformação
Configuração e transformação
Separadores e agrupadores
Premissas da escola de confi guração
Pesquisando confi guração
Transformando organizações
Crítica, contexto e contribuição da escola de confi guração
Capítulo 12. “Senhoras e senhores, segurem-se: vocês ainda têm de conhecer a fera inteira”
Sobre caudas e presas, planos e padrões
Domando a selva da administração estratégica
Na direção de ver o animal inteiro
A caça à administração estratégica
Referências
Índice
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.