Livro Safari de Estratégia - Mintzberg - Bookman

Código: 9788577807215 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.


ISBN 9788577807215
Edição 2
Ano 2010
Idioma Português
Autor Mintzberg/ahlstrand/
Páginas 392
Encadernação Brochura
Disponibilidade 10 a 13 dias úteis + prazo do frete escolhido

Sinopse:
Henry Mintzberg é um dos maiores pensadores da administração da atualidade. Safári de estratégia é talvez o seu livro mais importante. Apresentamos aqui a sua segunda edição. Precisa dizer mais? Guia na selva do planejamento estratégico. Como o próprio nome sugere faz uma verdadeira varredura por todas as escolas de pensamento estratégico, destacando as principais abordagens e identificando inúmeras outras ferramentas além do próprio PE. Visão crítica: o texto trata das contribuições e limitações das dez principais escolas do planejamento estratégico. Guia fundamental para todos os profissionais que se sentem desnorteados pela quantidade de informações e modismos que cercam o tema. Aprofundamento do tema: os leitores desta obra com certeza se motivarão ao aprofundamento de seus conhecimentos sobre o tema e serão remetidos para livros e textos de autores como Porter, Ries e Trout, Aaker, Day, Ansoff e McDonnelll, Collins e Porras, Hamel e Prahalad entre outros.

Índice:

 

Embarque 


Capítulo 1. “E aqui, senhoras e senhores, a fera da administração estratégica“ 

Por que dez 

Uma revisão do campo 

Cinco Ps para estratégia 

Estratégias para o melhor e para o pior 

Administração estratégica como disciplina acadêmica 


Capítulo 2. A Escola do Design: a formação de estratégia como um 
processo de concepção 

Origens da escola do design 

O modelo básico da escola do design 

Premissas da escola do design 

Crítica da escola do design 

A escola do design: contextos e contribuições 


Capítulo 3. A Escola de Planejamento: a formação de estratégia como um processo formal 

O modelo básico de planejamento estratégico 

Selecionando as hierarquias 

Alguns avanços mais recentes 

Problemas não planejados do planejamento 

As falácias do planejamento estratégico 

Contexto e contribuição da escola de planejamento 


Capítulo 4. A Escola de Posicionamento: a formação de estratégia como um processo analítico 

Entra, Porter 

Premissas da escola de posicionamento 

A primeira onda: origens nas máximas militares 

A segunda onda: a busca por imperativos de consultoria 

A terceira onda: o desenvolvimento de proposições empíricas 

Crítica à escola de posicionamento 

Contribuição e contexto da Escola de Posicionamento 


Capítulo 5. A Escola Empreendedora: a formação de estratégia como um processo visionário 

Origem na economia 

A literatura da escola empreendedora 

Liderança visionária 

Premissas da escola empreendedora 

Contribuição, crítica e contexto da escola empreendedora 


Capítulo 6. A Escola Cognitiva: a formação de estratégia como processo mental 

Cognição como confusão 

Cognição como processamento de informações 

Cognição como mapeamento 

Cognição como realização de conceito 

Cognição como construção 

Premissas da escola cognitiva 

Crítica, contribuição e contexto da escola cognitiva 


Capítulo 7. A Escola de Aprendizado: a formação de estratégia como um processo emergente 

Formação versus formulação 

Emergência de um modelo de aprendizagem 

Novas direções para a escola de aprendizado 

Da aprendizagem organizacional à organização que aprende 

Crítica à escola de aprendizado 

Contribuição e contexto da escola de aprendizagem 


Capítulo 8. A Escola de Poder: a formulação de estratégia como um processo de negociação 

Poder micro 

Teoria dos altos escalões: administração estratégica no topo 

Poder macro 


Capítulo 9. A Escola Cultural: a formulação de estratégia como um processo coletivo 

A natureza da cultura 

Premissas da escola cultural 

Cultura e estratégia 

A ala sueca da escola cultural 

Recursos como base de vantagem competitiva 

Crítica, contribuição e contexto da escola cultural 


Capítulo 10. A Escola Ambiental: a formação de estratégia como um processo reativo 

Premissas da escola ambiental 

A visão de contingência 

A visão de ecologia da população 

Pressões institucionais pela conformidade 

Crítica, contribuição e contexto da escola ambiental 


Capítulo 11. A Escola de Confi guração: a formulação de estratégia como um processo de transformação 

Configuração e transformação 

Separadores e agrupadores 

Premissas da escola de confi guração 

Pesquisando confi guração 

Transformando organizações 

Crítica, contexto e contribuição da escola de confi guração 


Capítulo 12. “Senhoras e senhores, segurem-se: vocês ainda têm de conhecer a fera inteira” 

Sobre caudas e presas, planos e padrões 

Domando a selva da administração estratégica 

Na direção de ver o animal inteiro 

A caça à administração estratégica 

Referências 
Índice 

 

Produtos relacionados

Pague com
  • proxy-mercadopago-v1
  • proxy-mercadopago-v1
Selos

Florence Dist de Livros Ltda - CNPJ: 77.824.266/0001-83 © Todos os direitos reservados. 2025

0 pessoas estão vendo este produto no momento.
Fale Conosco pelo WhatsApp