1 A EMPRESA VISTA COMO UM SISTEMA: EFICÁCIA E EFICIÊNCIA EMPRESARIAIS 1.1 Conceitos de sistemas 1.2 Sistemas e subsistemas 1.3 A empresa como um sistema aberto 1.4 Sistemas e subsistemas 1.5 Eficácia e eficiência 1.6 Processos de mudança e o "sistema empresa" 2 CONCEITOS BÁSICOS SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2.1 Introdução 2.2 Conceito de sistema de informação 2.3 Subsistemas e procedimentos 2.4 Classificação dos sistemas 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, MODELO DE GESTÃO E PROCESSO DE GERÊNCIA 3.1 Introdução 3.2 Modelo de gestão 3.2.1 Filosofia empresarial 3.2.2 Resultados empresariais 3.2.3 Processo gerencial: Planejamento 3.2.3.1 Planejamento estratégico e planejamento das operações 3.2.3.2 Planos de duração determinada X planos de duração indeterminada 3.2.3.3 Orçamentos 3.2.3.4 instrumentos ou tipos de planos 3.2.4 Processo gerencial: Direção 3.2.5 Processo gerencial: Controle 3.3 Processo de gerência como um conjunto de elementos integrados 3.3.1 A convivência da empresa com o meio ambiente 3.3.2 A empresa e seus subsistemas 3.4 Papel do sistema de informações na gerência 3.4.1 Planejamento, controle e informações 3.4.2 Sistema de informação para planejamento e controle das operações 4 POLÍTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4.1 Conceito de política 4.2 Características das políticas 4.3 Benefícios proporcionados pelas políticas 4.4 Exceções à política 4.5 Políticas estratégicas x políticas operacionais 4.6 Políticas x sistemas de informação 4.6.1 A execução da política por meio de procedimentos Estudo de caso: uma questão de política e as repercussões no sistema dei informação 5 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5.1 Introdução 5.2 Organização: conceitos básicos 5.3 Tipos de estrutura 5.3.1 Estruturas funcionais 5.3.2 Estruturas divisionalizadas 5.3.3 Estruturas matriciais 5.3.4 Crescimento e complexidade organizacionais 5.4 Interação entre organização e sistemas 5.4.1 Fluxo do sistema x estrutura 5.4.2 Informação x estrutura 5.4.3 Organização divisionalizada x sistemas de informação 5.5 Tecnologia empregada nos sistemas de informação x organização 5.6 Repercussões do replanejamento dos sistemas na estrutura 5.7 Problemas organizacionais e desenvolvimento de sistemas 5.8 Coordenação entre as funções de planejamento de sistemas e a organização 5.9 A interação entre políticas, sistemas de infor
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.