ISBN 9788578545123
Edição 1
Ano 2021
Idioma Português
Autor Alves, Maria Dolores Fortes - Suanno, Marilza Vanessa Rosa - Santos, Lucia Pontes dos
Páginas 256
Encadernação Brochura
Disponibilidade 7 a 10 dias úteis + prazo do frete escolhido
Este livro foi organizado a partir das palestras proferidas no Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras, Inovadoras e Inclusivas. As reflexões soam a partir do tema “saberes necessários para inteireza do ser”. O evento foi realizado em Maceió, com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com vários grupos de pesquisa sediados em vários pontos do país e a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), cujos estudos têm como denominador comum a teoria do pensamento complexo formulada e desenvolvida, originariamente, por Edgar Morin.
O livro traz contribuições para o alargamento de concepções sobre a educação e o ensino. Aborda temas sobre escolas criativas, estratégias de ensino e aprendizagem, formação de professores, educação especial, educação em vários níveis. Todos os temas estão ligados a formas de efetivação na escola da teoria da complexidade, da transdisciplinaridade e da ecoformação.
Os capítulos deste livro vêm reforçar a necessidade de os educadores brasileiros, além dos dissensos e divergências em torno de finalidades e de formas de funcionamento da escola e do ensino, buscarem uma pauta comum em torno da articulação dos conteúdos, das metodologias e das vivências dos alunos, visando ao desenvolvimento global da personalidade, em contraposição à visão instrumental, utilitarista e aligeirada de ensino corrente nas políticas educacionais brasileiras atuais. Especificamente, os temas abordados neste livro podem ajudá-lo no enriquecimento da formação inicial e continuada de professores de modo a empoderá-los no seu trabalho na escola e na sala de aula.
Sumário:
PREFÁCIO
José Carlos Libâneo………………………………………………… 21
APRESENTAÇÃO………………………………………………………. 29
CAPÍTULO 1
EDUCAR NA BIOLOGIA DO AMAR E DA
SOLIDARIEDADE
Maria Cândida Moraes…………………………………………….. 37
CAPÍTULO 2
UMA ESCOLA CRIATIVA EM TEMPOS DE CRISE:
ATITUDES E ESTRATÉGIAS
Maria Antònia Pujol-Maura……………………………………… 57
CAPÍTULO 3
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E
PERSPECTIVAS DE AUTOFORMAÇÃO
Izabel Petraglia e Mariangélica Arone………………………….. 63
CAPÍTULO 4
SABERES DOCENTES E INTERAÇÕES
SOCIOAFETIVAS EM ECOSSISTEMAS DIGITAIS
DE APRENDIZAGEM
Vera Lucia Pontes dos Santos,
Luís Paulo Leopoldo Mercado,
Maria Dolores Fortes Alves e
Maria Aparecida Pereira Viana…………………………………… 77
CAPÍTULO 5
ESTRATEGIAS DE APRENDIZAJE TRANSDISCIPLINAR
EN EL AULA UNIVERSITARIA: UN ACERCAMIENTO
A LA TEORÍA EDUCATIVA TRANSCOMPLEJA
Juan Miguel González Vlasco…………………………………… 93
CAPÍTULO 6
O ELOGIO DA EDUCAÇÃO: UMA ETNOPEDAGOGIA
POÉTICA ACOMPANHADA DE UM IMAGINÁRIO
SOBRE A VOCAÇÃO DE EDUCAR
Carlos Rodrigues Brandão………………………………………… 109
CAPÍTULO 7
PODEMOS (E DEVEMOS) OUSAR! VINTE ENSAIOS
E DEVANEIOS DE BUSCAS DE CAMINHOS EM RUMOS
EM DIREÇÃO A UMA OUTRA EDUCAÇÃO
Carlos Rodrigues Brandão………………………………………… 129
CAPÍTULO 8
A LITERATURA TRANSCENDENDO AS DISCIPLINAS:
PROJETO DE ENSINO TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO
MÉDIO (CEPAE-UFG)
Allysson Fernandes Garcia, Glauco Roberto Gonçalves,
Marilza Vanessa Rosa Suanno e Vivianne Fleury de Faria…. 139
CAPÍTULO 9
REDE INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRIATIVAS (RIEC):
DA ORIGEM À POLINIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAIS TRANSDISCIPLINARES E
ECOFORMADORAS
Marlene Zwierewicz………………………………………………… 159
CAPÍTULO 10
PROJETO SWADHARMA: ACOLHENDO O PROFISSIONAL
DA SAÚDE
Álvaro A. Schmidt Neto…………………………………………… 171
CAPÍTULO 11
TENSÕES ENTRE BILINGUISMO, BICULTURALISMO
E POLÍTICA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Henrique Jorge Simões Bezerra, Giselle Silvestre de Jesus
e Marcela Marques de Queiroz…………………………………… 177
CAPÍTULO 12
INCLUSÃO: UM DIREITO À CIDADANIA
Maria Dolores Fortes Alves e
Adalberto Duarte Pereira Filho………………………………….. 193
CAPÍTULO 13
REDE TEMÁTICA NA EJA DE MACEIÓ –
DIALOGICIDADE COMO EXPERIÊNCIA CURRICULAR
LIBERTADORA
Abdizia Maria Alves Barros, Marinaide Freitas e
Valéria Campos Cavalcante………………………………………. 203
CAPÍTULO 14
PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS
E INOVADORAS: DESENVOLVENDO SABERES
NECESSÁRIOS PARA A INTEIREZA DO SER
Maria Dolores Fortes Alves, Karina de Mendonça Vasconcellos
e Marly do Socorro Peixoto Vidinha…………………………… 229
CAPÍTULO 15
REFLETINDO SOBRE A ESCUTA EMPÁTICA PARA OS
PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
Maria Dolores Fortes Alves, Adalberto Duarte Pereira Filho
e Álvaro A. Schmidt Neto………………………………………… 243
Sobre o Autor:
Maria Dolores Fortes Alves
Professora de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL CEDU PPGE. Doutora e mestre em Educação: Currículo – PUC/SP-CNPq e UB (Barcelona). Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga – UNISA. Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Buenos Aires). Especialista em Educação em Valores Humanos. Líder do Grupo de Pesquisa PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras).
Marilza Vanessa Rosa Suanno
Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona – UH. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás – UFG.
Vera Lucia Pontes dos Santos
Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão e Planejamento Educacional (FATEC/PE) e em Tecnologias em Educação (PUC/RJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas. Pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação da UFAL, atuando na gestão do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (PROFORD).
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.