ISBN 9788530995645
Edição 1
Ano 2025
Idioma Português
Autor Otávio Venturini, Oscar Luiz Kita e João Roberto Vieira da Costa (Orgs.)
Páginas 232
Encadernação Brochura
Sinopse
A publicidade e a comunicação pública atravessam inúmeros desafios em um mundo em rápida transformação, entre os quais: a emergência de novos meios de comunicação digitais, o fenômeno das fakes news e a utilização de algoritmos de inteligência artificial na criação e distribuição de conteúdo publicitário. Voltada a profissionais e estudiosos das áreas de comunicação pública, publicidade e direito, a obra Publicidade e Comunicação Pública propõe-se a realizar abordagem aprofundada sobre os tópicos mais relevantes do tema, aliando embasamento teórico com aspectos práticos imprescindíveis ao profissional dessa área.
Para tanto, o livro encontra-se organizado em quatro partes. Na primeira parte, são abordados aspectos conceituais e regulatórios da atividade publicitária e da comunicação de interesse público no Brasil, com destaque aos principais atores da autorregulação (CONAR e CENP) e seus processos. Na segunda parte da obra, são analisados os impactos das novas tecnologias na comunicação, com capítulos sobre o uso da inteligência artificial na criação publicitária, incluídos também os aspectos jurídicos, bem como check-up de fake news. A terceira parte é dedicada a temas da publicidade na Administração Pública, abordando-se os seus fundamentos e regras, melhores práticas em licitação de serviços de publicidade, além da remuneração das agências. Por fim, a quarta parte traz dois capítulos sobre compliance publicitário, com foco nas melhores práticas para programas de integridade e compliance digital, destacando-se os temas da proteção de dados pessoais e brand safety nas mídias digitais.
Este livro é recomendado para profissionais de comunicação pública, bem como para disciplinas de graduação, cursos de educação executiva (MBA) e de pós-graduação nas áreas de Administração Pública, Publicidade e Direito. Além da importância acadêmica, representa um guia seguro para profissionais iniciantes e consolidados no mercado que atuam com publicidade e comunicação com foco no setor público
Sumário
SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
Parte I
PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO – DEFINIÇÕES E ASPECTOS REGULATÓRIOS
1. AUTORREGULAÇÃO DA PUBLICIDADE NO BRASIL: ATORES E PROCESSOS
2. COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO: RELEVÂNCIA E DESAFIOS ATUAIS
Parte II
PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO NO MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO – DESAFIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS E FAKE NEWS
3. CRIATIVIDADE INTELIGENTE E CRIATIVIDADE ARTIFICIAL
4. DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DIANTE DA REGULAMENTAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
5. INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO E CHECK UP DE FAKE NEWS
Parte III
PUBLICIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
6. FUNDAMENTOS E REGRAS DA PUBLICIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
7. MELHORES PRÁTICAS EM LICITAÇÕES PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE
8. REMUNERAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE NO BRASIL E AS MÍDIAS DIGITAIS
Parte IV
COMPLIANCE PUBLICITÁRIO – INTEGRIDADE E COMPLIANCE DIGITAL
9. MELHORES PRÁTICAS DE INTEGRIDADE E COMPLIANCE PUBLICITÁRIO
10. COMPLIANCE PUBLICITÁRIO DIGITAL: PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E BRAND SAFETY
Referências
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.