ISBN 9788530949372
Edição 1
Ano 2013
Idioma Português
Autor Attie
Páginas 568
Encadernação Brochura
Disponibilidade Entrega Imediata para 01 unidade
Sinopse:
O trabalho que se realiza aqui visa a interrogar a lógica de sua obra. Vai-se tratar de seguir os significantes do sujeito segundo o ensinamento de Jacques Lacan. A obra, com efeito, indica a posição do sujeito tal como ela responde em sua vida. Que a obra seja a resposta do sujeito é uma afirmação válida para toda obra quando esta se põe a existir. Mas isso não explica todos os desvios por que passou a poesia de Mallarmé, e menos ainda seu mistério que só o termo “mallarmeano” parece hoje encarnar. Digamos que as “palavras” de Mallarmé têm de particular o fato de serem tão sensuais e suaves quanto elevadas à dignidade do conceito, o que, ele chama de “a Noção” ou “a Ideia”. É esta, pelo menos, a ambição do poeta. Donde o brilho e a fascinação que elas exercem.
Índice:
Prefácio brasileiro Prefácio Prólogo Capítulo I – Problemática 1. Como interrogar uma obra Capítulo II – Problemática 2. Mallarmé: o homem e a obra Capítulo III – Herodias. “Gosto do horror de ser virgem” Capítulo IV – “Adeus casal” Capítulo V – “O filho da noite de Idumeia” Capítulo VI – A penúltima Capítulo VII – Hamlet Capítulo VIII – Igitur Capítulo IX – Anatole Capítulo X – Abolido bibelô Capítulo XI – Tríptico ou a silhueta do tempo Capítulo XII – O acaso – O contingente Capítulo XIII – Um lance de dados Capítulo XIV – As núpcias de Herodias Capítulo XV – O olhar e a voz 1. Herodias e o Fauno Capítulo XVI – O olhar e a voz 2. Igitur Capítulo XVII – O olhar e a voz 3. O Lance de dados Capítulo XVIII – O Livro e a Letra Capítulo XIX – A letra e o inconsciente Capítulo XX – A tragédia da natureza Capítulo XXI – O mito, a letra e a mulher Capítulo XXII – “Fome da tua carne, sede dos teus olhos” Capítulo XXIII – “Porque é necessária a morte para saber o mistério” Capítulo XXIV – Nomeação Epílogo