Livro Gestão de Pessoas Nas Organizações: a Aprendizagem da Liderança e da Inovação

Código: 9788522476275 Marca:
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ISBN 9788522476275
Edição 1
Ano 2013
Idioma Português
Autor Barbieri
Páginas 236
Encadernação Brochura

Sinopse:
Este livro busca mostrar que a Gestão de Pessoas nas organizações, num mundo de mudanças contínuas, pode contribuir para a estratégia e a transformação de uma organização. Pode também ajudar no aperfeiçoamento das lideranças, na execução de uma mudança em forma planejada (Change Management) e na geração da criatividade e da inovação, viabilizando novos produtos e serviços, mais rentáveis e competitivos.O texto foca mais as explicações do comportamento humano, mais profundo, dos líderes, que impactam na performance das organizações, dando adicionalmente algumas outras teorias sobre a liderança na empresa.Destaca também, em forma mais analítica, a Gestão de Pessoas com temas parcialmente abordados no primeiro livro (ou mencionados sob uma ótica diferente), mas que relacionam Recursos Humanos com Governança Corporativa, Visão, Estratégia, Gestão, Cultura, Ética e Políticas Organizacionais, Aprendizagem Voltada para o Negócio, Gestão da Qualidade e Criatividade e Inovação.

Índice:

 

Introdução, 1 1a PARTE – A PESSOA NA ORGANIZAÇÃO, A LIDERANÇA, O COMPORTAMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL, 9 1 Relações Interpessoais; Liderança; Hereditariedade e Meio Ambiente, 11 1.1 A psicologia das relações interpessoais e da liderança, 11 1.2 Análise da hereditariedade e do ambiente e seus impactos na liderança e na vida empresIarial, 12 1.3 O instinto executivo, 15 2 O Cérebro Humano; os Mecanismos de Defesa; Análise Transacional; Liderança; Espírito Empreendedor, 19 2.1 O cérebro humano e os mecanismos de defesa da psicanálise, 19 2.2 Análise transacional e o modelo Pac de Eric Berne, 23 2.3 Liderança e espírito empreendedor; as competências humanas e organizacionais na gestão moderna, 31 3 Perfil de um Líder; Avaliação de Desempenho; Motivação de Pessoas, 37 3.1 Características essenciais de um líder, 37 3.2 A lógica dos sistemas de avaliação de desempenho e de motivação de pessoas, 43 3.3 Os incentivos que devem acompanhar a avaliação do desempenho; o impacto da remuneração na motivação e no desempenho, 53 3.4 O planejamento estratégico da área de RH, 61 4 O Consciente e o Inconsciente; o Significado das Atitudes, 71 4.1 Conteúdo e ação do inconsciente e do consciente, 71 4.2 O significado das atitudes no comportamento humano, 76 2a PARTE – MUDANÇA ORGANIZACIONAL (CHANGE MANAGEMENT); APRENDIZAGEM, POLÍTICA, ÉTICA E RESPONSABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES, 83 5 A Importância de Aprender e o Valor da Aprendizagem; Aprendizagem Focada em Negócios, 85 5.1 A necessidade de aprender, 85 5.2 O significado atual da aprendizagem, 87 5.3 Aprendizagem focada em negócios, 89 6 Ética e Responsabilidade Social; Habilidades Políticas na Organização; Estratégia e Aprendizagem, 93 6.1 O desenvolvimento ético das empresas e a responsabilidade social, 93 6.2 Habilidades políticas organizacionais, 97 6.3 Relação entre estratégia e aprendizagem organizacional, 103 7 Aprendizagem e Balanced Scorecard; Mudança Organizacional; Coaching; Gestão de Talentos; Desenvolvimento de Lideranças; Práticas de RH, 109 7.1 O valor da aprendizagem segundo o balanced scorecard, 109 7.2 A mudança estratégica e organizacional: o change management, 110 7.3 A relação entre o coaching, a gestão de talentos, o desenvolvimento de lideranças e as práticas de recursos humanos, 117 8 Recrutamento de Talentos; Desenvolvimento de Carreiras; Treinamento e Mudança Organizacional; Direito Trabalhista, 123 8.1 Recrutamento de talentos e desenvolvimento de c

 

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