Introdução, 1
1 Orientação vocacional e ocupacional; os vários tipos possíveis de inteligência, 7
1.1 Orientação profissional e o mundo do trabalho, 7
1.2 A teoria das inteligências múltiplas de Thomas Armstrong, 10
1.3 A inteligência verbal, 10
1.4 A inteligência lógico-matemática, 11
1.5 A inteligência espacial, 11
1.6 A inteligência musical, 11
1.7 A inteligência corporal-cinestésica, 11
1.8 A inteligência interpessoal, 12
1.9 A inteligência subjetiva, 12
1.10 As pessoas podem ter mais de um tipo de inteligência, 12
1.11 Bases práticas e científicas para o desenvolvimento das múltiplas inteligências, 12
1.12 Combinação das diversas inteligências com objetivos de carreira, 13
Temas para reflexão, 18
2 O capital humano e intelectual das organizações; as mensurações da gestão
do conhecimento e do capital intelectual, 19
2.1 A importância do conhecimento e o valor de uma organização, 19
2.2 Os valores tangíveis e os intangíveis, 21
2.3 O goodwill e o capital intelectual, 22
2.4 Mensurações da gestão do conhecimento e do capital intelectual, 25
Temas para reflexão, 27
3 O assessment center na gestão de pessoas, 29
3.1 Assessment center na administração de RH, 29
3.2 Requisitos básicos de um Assessment center, 31
3.3 Dimensões a serem avaliadas, 32
3.4 A análise do comportamento observado num Assessment, 33
3.5 A realização do feedback de um Assessment; o conceito de feedforward, 34
3.6 Características de um Assessment bem praticado, 35
3.7 Definição das competências avaliadas pelo Assessment, 35
3.8 O início do processo de Assessment, 36
3.9 Exemplo de metodologias e cronograma do Assessment, 37
3.10 Etapa final do Assessment, 37
3.11 Assessment individual e grupal, 37
3.12 Outra metodologia possível de potencial e desempenho: 360º, 38
Temas para reflexão, 38
4 A avaliação de desempenho e a necessária criação da meritocracia dentro de uma organização, 41
4.1 A avaliação do desempenho é fundamental para o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho do colaborador, 41
4.2 Desenvolvimento e validação da avaliação de desempenho, 45
4.3 Tipos de avaliação de desempenho, 51
4.4 Outros tipos, não tradicionais, de avaliação de desempenho, 53
4.5 Como aumentar a competência do avaliador na avaliação de desempenho, 55
4.6 Estabelecimento de objetivos da avaliação de performance, visando melhorar a liderança e aumentar a motivação, 58
4.7 Avaliação de performance 360º, 60
4.8 O Balanced Scorecard (Bsc), 62
Te
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