1 Conceitos de planejamento e de sistema, 1
1.1 Introdução, 3
1.2 Conceituação de planejamento, 3
1.3 Princípios do planejamento, 6
1.3.1 Princípios gerais do planejamento, 6
1.3.2 Princípios específicos do planejamento, 10
1.4 Filosofias do planejamento, 11
1.4.1 Filosofia da satisfação, 11
1.4.2 Filosofia da otimização, 12
1.4.3 Filosofia da adaptação, 12
1.5 Partes do planejamento, 14
1.6 Tipos de planejamento, 15
1.6.1 Planejamento estratégico, 18
1.6.2 Planejamento tático, 20
1.6.3 Planejamento operacional, 20
1.6.4 Diferenças básicas entre os três tipos de planejamento, 21
1.6.5 Considerações sobre os níveis estratégico e tático, 23
1.7 Empresa como sistema, 25
Resumo, 31
Questões para debate, 32
Caso: Dificuldades para o desenvolvimento e implementação do processo de planejamento global na Cooperativa Capricórnio, 33
2 Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas, 37
2.1 Introdução, 39
2.2 Fases da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas, 42
2.2.1 Fase I – Diagnóstico Estratégico, 45
2.2.2 Fase II – Missão da Empresa, 52
2.2.3 Fase III – Instrumentos Prescritivos e Quantitativos, 54
2.2.3.1 Instrumentos prescritivos, 55
2.2.3.2 Instrumentos quantitativos, 57
2.2.4 Fase IV – Controle e Avaliação, 58
Resumo, 60
Questões para debate, 60
Caso: Estabelecimento de alternativas para a metodologia de planejamento estratégico na Comercial, Importadora e Exportadora Meridional, 61
3 Diagnóstico estratégico, 63
3.1 Introdução, 65
3.2 Componentes do diagnóstico estratégico, 67
3.2.1 Visão da empresa, 67
3.2.2 Valores da empresa, 70
3.2.3 Análise externa e interna da empresa, 71
3.2.3.1 Análise externa da empresa, 74
3.2.3.2 Análise interna da empresa, 85
3.2.4 Integração dos vários fatores considerados na análise interna e externa da empresa, 98
3.2.5 Análise dos concorrentes e estabelecimento das vantagens competitivas, 99
3.2.6 Formulários a serem utilizados no diagnóstico estratégico, 100
Resumo, 105
Questões para debate, 106
Exercício: Estabelecimento da visão, 106
Exercício: Fatores e subfatores do diagnóstico estratégico, 107
Caso: Análise estratégica da Indústria e Comércio Novo México Ltda. para a identificação de oportunidades de mercado, 108
4 Missão da empresa, 111
4.1 Introdução, 113
4.2 Missão e propósitos da empresa, 113
4.3 Cenário
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.