ISBN 9786588868195
Edição 1ª
Ano 2022
Idioma Português
Autor Romero, Tais
Editora Phorte
Páginas 328
Encadernação Brochura
Disponibilidade 10 a 13 dias úteis + prazo do frete escolhido
Remando contra a maré é uma obra que nasceu no início da inesperada e trágica pandemia de Covid-19, quando as escolas, entre tantos outros lugares, tiveram de fechar suas portas, dando a todos a impressão de que o tempo parou. Como se sabe, as escolas tiveram de ir para dentro das casas, e, por quase dois anos, os estudos e os encontros online foram dominantes no contexto educacional. Todavia, as portas fechadas não foram capazes de impedir o surgimento de muitas janelas que, embora virtuais, ficaram escancaradas para a continuidade do diálogo. E foi assim que, de abril a julho de 2020, um grande grupo de profissionais do Brasil e do exterior, que vivem e amam a educação, passou a ter encontros virtuais a cada semana, intitulados Dedo de Prosa, nos quais diferentes e importantes temas do universo da escola e da educação infantil foram discutidos, entremeados com diferentes sentimentos de quem se via e ainda se vê como que remando contra a maré. A prosa virou este livro, que reúne importantes ideias sobre o papel da escola e dos educadores, manifestações de afeto, expressões de contestações e esperança em forma de palavras.
1 A escuta nos jogos de construção (Alejandra Dubovik, Alejandra Cippitelli)
2 Se o vento não soprar, é preciso remar (Ángeles Abelleira Bardanca, Isabel Abelleira Bardanca)
3 O reino esquecido da infância: pela presença ativa da brincadeira espontânea na escola (Beatriz Trueba Marcano)
4 Ser um gestor pedagógico: uma construção colaborativa do inegociável (Cristiano Alcântara)
5 Professores equilibristas (David Altimir)
6 Quem acolhe o educador? Um diálogo com os processos de incertezas, angústias, acolhimento, afeto, encontro, escuta e partilhas durante o período da pandemia (Gilvania Porto)
7 Infância e pensamento: Filosofia para Crianças (Javier Francisco Rouco Ferreiro)
8 Os fantoches: uma mão no coração da infância (José Luis Rodríguez de la Flor Adánez, Beatriz Trueba Marcano)
9 Escutar para entender (Mari Carmen Díez Navarro)
10 Legados das pedagogias indígenas (Maritza Díaz Barón)
11 Escutar a realidade, dialogar com o meio (Montserrat Pedreira Álvarez)
12 A beleza do caos no cotidiano: um olhar da coordenação (Patrícia Romeu)
13 Diálogos entre Pedagogia da Infância e formação docente na Educação Infantil (Rodrigo Saballa de Carvalho)
14 A tênue linha entre formação inicial e continuada (Tona Castell)
15 Criar para poder contar (Vicente Blanco, Salvador Cidrás)
Tais Romero Fundadora da Pedagogia Subjetividade. Pedagoga e Mestra em Educação: Formação de Formadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em coordenação pedagógica em Educação Infantil pela Reggio Children (Itália). Pesquisadora da infância e representante oficial do Jardín Fabulinus (Argentina) no Brasil.
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.