:
ISBN 9786555763492
Edição 1
Ano 2021
Idioma Português
Autor Oliveira
Páginas 480
Encadernação Brochura
Disponibilidade 7 a 10 dias úteis + prazo do frete escolhido
Sinopse:
A prática da Terapia Ocupacional baseada em evidências, no campo da saúde mental e da neuropsiquiatria, teve início em um contexto com certa exigência quanto à qualidade e efetividade de intervenções, tanto farmacológicas como não farmacológicas. Este livro oferece instrumentos atuais elaborados por experientes profissionais e pesquisadores da área para auxiliar a prática clínica, com capítulos que abordam métodos e técnicas de intervenção com eficácia comprovada e instrumentos de avaliação disponíveis para uso no Brasil, que podem ser utilizados na área da neuropsiquiatria e da saúde mental.
Sumário:
Prefácio – Helio Elkis..........................................XX
Prefácio – Tânia Corrêa de Toledo Ferraz Alves........................XXII
Prefácio – Noomi Katz .......................XXIV
Apresentação...............................XXV
SEÇÃO I ASPECTOS GERAIS
1. Aspectos históricos sobre a clínica da Terapia Ocupacional
em neuropsiquiatria e saúde mental...............................2
2. Introdução à Terapia Ocupacional baseada em evidências.................................14
3. Terapia Ocupacional: aspectos cognitivos e funcionais em neuropsiquiatria e saúde mental..................................26
4. O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) na clínica da Terapia Ocupacional..............................49
SEÇÃO II INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA USO NO BRASIL
5. Instrumentos de avaliação padronizados: o processo de tradução, adaptação, confiabilidade e validação de testes estrangeiros para uso no Brasil.....................74
6. O processo de avaliação na prática clínica da Terapia Ocupacional
em neuropsiquiatria e saúde mental....................................96
7. Testes de triagem cognitiva na prática clínica da Terapia Ocupacional .............. 105
8. Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional Loewenstein (DLOTCA): versões para populações adulta, idosa e infantil......... 124
9. Avaliação da cognição funcional com o uso de tarefas do dia a dia:
Executive Function Performance Test................................... 141
10. Inventário das Tarefas Rotineiras – estendido (RTI-E) e sua utilização em idosos com demência ....................... 160
11. O Modelo de Ocupação Humana: teoria e avaliação da participação, funcionamento e papel ocupacional............ 172
12. Escala de Observação Interativa em Terapia Ocupacional (EOITO)................... 245
13. Medida Canadense de Desempenho Ocupacional ............ 263
14. Avaliação Direta do Status Funcional (DAFS)....................... 275
15. Inventário de Habilidades de Vida Independente (ILSS-BR/P)............................. 296
16. Protocolo de Arte como instrumento de avaliação de aspectos
neuropsicológicos................................ 313
17. Diagnóstico situacional: conhecendo o sujeito-alvo no Método Terapia Ocupacional Dinâmica................... 331
SEÇÃO III MÉTODOS DE INTERVENÇÃO
18. Método Occupational Goal Intervention (OGI): treino de funções executivas por meio de atividades funcionais................ 340
19. Programa de estimulação da memória e funções cognitivas relacionadas: estratégia de ensino, pesquisa e extensão para idosos saudáveis residentes na comunidade................. 356
20. Método Terapia Ocupacional Dinâmica.............................. 370
21. Realidade virtual em Terapia Ocupacional........................... 378
22. Uso da realidade virtual na clínica da Terapia Ocupacional..................................... 393
23. O uso de jogos e exercícios cognitivos no processo de intervenção em Terapia Ocupacional ................ 409
24. Modelos de intervenção da Terapia Ocupacional para a promoção do brincar................. 424
25. Método TAP: programa de atividades personalizado............ 438
Índice remissivo ............................................ 453
Sobre o Autor:
Alexandra Martini de Oliveira - Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Especialização no Método TAP (Tailored Activity Program) para treinamento de cuidadores de pessoas com demência, pelo Johns Hopkins University School (Baltimore, EUA). Especialização em Reabilitação Cognitiva-Funcional em Neuropsiquiatria e Saúde Mental. Terapeuta Ocupacional do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP) e pesquisadora e colaboradora do Laboratório de Neurociências (LIM-27) do IPq-HCFMUSP.
Adriana Dias Barbosa Vizzotto - Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Supervisora responsável pelos cursos de Especialização em Terapia Ocupacional em Reabilitação Cognitiva Funcional; e Terapia Ocupacional em Saúde Mental (EEP-HCFMUSP). Diretora Técnica de Saúde do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP) e Terapeuta Ocupacional do Hospital Dia/Unidade de Internação Infantil. Pesquisadora e Colaboradora do Programa de Esquizofrenia (PROJESQ) do IPq-HCFMUSP.
Patrícia Cotting Homem de Mello - Mestre em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria (FMUSP). Especialização em Reabilitação Cognitiva Funcional. Formada no Método TAP (Tailored Activity Program) para treinamento de cuidadores de pessoas com demência (Johns Hopkins University School). Especialista em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (CEATA). Graduada em Terapia Ocupacional (Universidade de São Paulo – USP). Docente do Curso de Especialização em Reabilitação Cognitiva Funcional EEP-HCFMUSP. Supervisora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Terapia Ocupacional aplicados à Saúde Mental do Idoso e do Adulto do Serviço de Terapia Ocupacional (STO) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (IPq-HCFMUSP). Terapeuta Ocupacional Chefe do STO do IPq-HCFMUSP. Sócia fundadora e Terapeuta Ocupacional da Clínica Médica Homem de Mello & Cotting.
Patricia Buchain - Terapeuta Ocupacional. Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Treinamento no Método TAP (Tailored Activity Program) pelo Johns Hopkins Hospital. Formação em Reabilitação Cognitivo-funcional e treinamento para o LOTCA com Noomi Katz. Terapeuta Ocupacional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP). Colaboradora do PROTER do IPq-HCFMUSP. Coordenadora de cursos de Aperfeiçoamento em Terapia Ocupacional.
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.