ISBN 9786559776610
Edição 1
Ano 2025
Idioma Português
Autor Alexandre Freitas Câmara
Páginas 160
Encadernação Brochura
Sinopse
Quando fui apresentado ao tema da cooperação judiciária, percebi que ele seria capaz de mudar a forma como o exercício das atividades do Poder Judiciário se desenvolve. A pesquisa teórica e a vivência prática da cooperação judiciária me permitiram ver que se estava a entrar em um novo mundo. Uma atuação eficiente do Poder Judiciário seria possível, com a desburocratização de atos processuais, a simplificação de procedimentos e, mais importante, a construção de resultados ótimos e constitucionalmente legítimos.
Com a edição da Resolução 350, todos os Tribunais tiveram de criar seus Núcleos de Cooperação Judiciária na tentativa de construir para o Poder Judiciário brasileiro uma política pública de cooperação judiciária nacional.
Acredito firmemente que a cooperação judiciária não é o futuro, mas o presente da atividade do Poder Judiciário. Por isso resolvi escrever este pequeno trabalho, com o qual busco compartilhar com a comunidade jurídica a experiência de quem vive a cooperação e nela acredita. Assim, busco deixar mais uma contribuição para aqueles que, como eu, acreditam que o Direito Processual e as atividades do Poder Judiciário podem contribuir firmemente para a construção de uma sociedade melhor.
Sumário
1. AS NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL E A COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA NACIONAL
2. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DA COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA NACIONAL
3. FONTES NORMATIVAS DA COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA NACIONAL
4. A COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL
5. A COOPERAÇÃO POR CONCERTAÇÃO
6. COMO SE FAZ A COOPERAÇÃO
7. O CONTROLE DOS ATOS DE COOPERAÇÃO OU DE RECUSA DA COOPERAÇÃO
8. CONCLUSÃO
ANEXO 1 – RESOLUÇÃO Nº 350, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020
ANEXO 2 – RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº 08/2021
ANEXO 3 – CARTILHA COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA NACIONAL
ANEXO 4 – ATO NORMATIVO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – 16/2024
Referências
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.