:
ISBN 9786555766868
Edição 1
Ano 2022
Idioma Português
Autor Amaral/otsubo/souza
Páginas 72
As tarefas de matemática precisam ser criativas, visuais e com a possibilidade de se abordar uma ideia de diferentes maneiras. As atividades propostas neste livro permitem que crianças e adolescentes explorem conceitos matemáticos independentemente de seu conhecimento prévio, o que facilitará a discussão de ideias e a resolução de problemas desafiadores. Conhecer o valor dos números e o que eles representam permite autonomia na tomada de decisões, o que impactará o futuro dos participantes das sessões.
O material elaborado contribui para a retomada de conceitos e para a atuação prática de quem procura adquirir conhecimento relevante no ensino de crianças e adolescentes.
Sumário:
A construção da matemática no cotidiano
Treino de matemática para crianças
Sessão 1. Construção do número/sistema de numeração decimal
Sessão 2. Construção do número/sistema de numeração decimal
Sessão 3. Construção do número/sistema de numeração decimal/construção do valor posicional do número
Sessão 4. Construção do número/cálculo mental/adição/subtração
Sessão 5. Construção do número/cálculo mental/adição/subtração
Sessão 6. Construção do número/cálculo mental/adição/subtração
Sessão 7. Construção do número/cálculo mental/adição como soma de parcelas iguais e a multiplicação
Sessão 8. Construção do número/cálculo mental/adição como soma de parcelas iguais e a multiplicação/tabuada
Sessão 9. Construção do número/cálculo mental/multiplicação
Sessão 10. Construção do número/cálculo mental/multiplicação, adição e subtração
Sessão 11. Construção do número/divisão
Sessão 12. Construção do número/cálculo mental/divisão e o seu algoritmo
Treino de matemática para adolescentes
Sessão 1. Consumo essencial e supérfluo.
Sessão 2. Trocas e escambos
Sessão 3. Prática de consumo
Sessão 4. Trocas na base do sistema de numeração decimal com o dinheiro
Sessão 5. Construção de valores
Sessão 6. Confecção de um jogo
Sessão 7. Planejamento e poupança
Sessão 8. Orçamento doméstico
Sessão 9. Evitar o desperdício
Sessão 10. Conhecer tipos de investimentos
Sessão 11. Salário e gastos
Sessão 12. Manter uma boa relação com o dinheiro
Sobre o Autor:
Alison Vanessa Morroni Amaral: Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera, em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Superior de Educação da América Latina (Isal) e em Neuroeducação pela Universidade Mozarteum (Famosp) e Centro de Estudos em Fonoaudiologia (Cefac). Especialização Multidisciplinar em Psiquiatria Infantil e Adolescência. Formação em Saúde Mental pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Especialização Intervenção em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami). Colaboradora e pesquisadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (IPq-HCFMUSP) nos grupos de estimulação no Treino de Funções Executivas e Aprendizagem, Habilidades Socioemocionais a partir de Histórias Infantis e Habilidades Matemáticas e autora dos manuais Treino de funções executivas e aprendizado, Treino de matemática para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e Estratégias de manejo e intervenções em sala de aula.
Sílvia CristinaVicentini de Souza: Pedagoga pela Universidade Paulista (UNIP), com experiência de 30 anos na educação pública e privada. Atuou como Psicopedagoga Institucional no Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. Psicopedagoga clínica e institucional, atuando em consultório particular e em equipe multidisciplinar. Aprimoramento em Abordagens de Reabilitação em Neurociências pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) – São Paulo. Psicopedagoga no Grupo de Psicopedagogia e no de Treino de Habilidades Matemáticas do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Graduanda em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) (término em 2022).
Telma Pantano: Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Vice-coordenadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e especialista em Linguagem. Mestre e Doutora em Ciências e Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e Coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica.
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.