ISBN 9786555765014
Edição 1
Ano 2022
Idioma Português
Autor Abreu/amaral/pantano
Páginas 96
Encadernação Brochura
Disponibilidade 10 a 13 dias úteis + prazo do frete escolhido
Sinopse:
Neste livro, as habilidades matemáticas são apresentadas de forma lúdica para crianças e adolescentes com autismo. As atividades oferecidas envolvem o estímulo de vários sentidos, o que é importante para a construção das habilidades cognitivas numéricas. Essa estimulação ajuda na melhor compreensão dos conceitos matemáticos, já que umas das dificuldades é o abstrato, e também no uso de outras habilidades como as sensoriais e as motoras, possibilitando assim a construção de uma ideia mais completa, complexa e potencialmente mais duradoura da experiência.
POR QUE LER ESSE LIVRO?
A Série Psicologia e Neurociências do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo fornece instrumentos e estratégias interventivas com enfoque cognitivo, socioemocional e comportamental voltados inclusive para quadros neuropsiquiátricos.
Sumário:
Introdução
Definição do transtorno de espectro autista e as comorbidades no processo de aprendizagem
Matemática na vida de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
Instruções para a utilização do material
Sessão 1 – Conceito de adição e subtração
Sessão 2 – Decomposição
Sessão 3 – Conceito de adição e multiplicação
Sessão 4 – Conceito de divisão
Sessão 5 – Conceito de parênteses em uma equação numérica
Sessão 6 – Conceito de igualdade
Sessão 7 – Conceito de fração
Sessão 8 – Reta numérica e número decimal
Sessão 9 – Medidas (comprimento, capacidade e massa)
Sessão 10 – Tempo (hora, minuto, dia, mês e ano)
Sessão 11 – Figuras geométricas planas e espaciais
Sessão 12 – Equação de 1° grau com uma incógnita
Sobre o Autor:
Cláudia Inês Pelegrini de Oliveira Abreu: Graduada em Matemática pelo Centro Universitário São José de Itaperuna, RJ. Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Especialização em Matemática pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, RJ, em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São José de Itaperuna, RJ, e em Neuroeducação pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), ES. Idealizadora do material lúdico de matemática Neuromatematicando. Neuroeducadora em atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem na Clínica Neuroeducar em Vitória, ES.
Alison Vanessa Morroni Amaral: Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera, em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Superior de Educação da América Latina (ISAL) e em Neuroeducação pela Universidade Mozarteum (FAMOSP) e Centro de Estudos em Fonoaudiologia (CEFAC). Especialização multidisciplinar em Psiquiatria Infantil e Adolescência. Formação em Saúde Mental pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Colaboradora e pesquisadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (IPq-HCFMUSP) nos grupos de estimulação no Treino de Funções Executivas e Aprendizagem, Habilidades Socioemocionais a partir de Histórias Infantis e Habilidades Matemáticas e autora dos manuais Treino de funções executivas e aprendizado, Treino de matemática para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e Estratégias de manejo e intervenções em sala de aula.
Telma Pantano: Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Vice-coordenadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e especialista em Linguagem. Mestre e Doutora em Ciências e Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e Coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica.
A Livraria Florence é uma loja especializada em livros técnicos e didáticos voltados à área de saúde, direto, humanas, exatas.