ISBN 9788521206736
Edição 1
Ano 2012
Idioma Português
Autor Pannuti
Páginas 173
Encadernação Brochura
Disponibilidade Entrega Imediata para 01 unidade
Sinopse:
A escrita e a leitura são passaportes para o conhecimento de mundo, cada dia mais amplo. Este livro propõe um encontro com os educadores para pensar a alfabetização, compromisso que precisamos assumir nesses tempos de tantos desencontros vividos pela educação em nosso país. Um encontro de intenções, de interesses e de tantas variáveis que precisam se combinar positivamente para que esse importante processo de aquisição aconteça
Índice:
1 - Ler e escrever na escola para ler e escrever a vida
1.1 Por que ler e escrever é tão importante
1.2 Em nossas escolas, o ensino da escrita parte de necessidades reais das crianças
1.3 Em busca de bons encontros
2 - Com que roupa eu vou Os gêneros textuais e sua importância para formar usuários reais da língua escrita
2.1 Contextos de leitura e escrita - o diálogo entre oralidade e escrita
2.2 Diversidade e continuidade - as contribuições de Mirta Castedo
2.3 Situações de leitura e escrita na alfabetização inicial
2.4 Continuidade na diversidade: desafios da escola
2.5 Organizando o tempo didático: projetos, sequências e atividades permanentes
3 - A leitura como passaporte para a cidadania
3.1 O que precisamos saber sobre a leitura para participar positivamente desse processo
3.2 As estratégias de leitura
3.3 Hábitos leitores e a aprendizagem da ortografia
3.4 O lugar da leitura na vida
4 - Desvendando mistérios: Como se aprende a ler e escrever
4.1 O que é um ambiente alfabetizador
4.2 Como compreendemos a escrita e quais as implicações pedagógicas que decorrem dessa concepção
4.3 Ler nas linhas e nas entrelinhas
4.4 Como as crianças aprendem
4.5 Sondagem: para conhecer como as crianças pensam
4.6 Possibilidades de trabalho a partir das necessidades e possibilidades das crianças
4.7 Refletindo sobre o sistema: alguns exemplos de atividades e possibilidades de intervenção para cada hipótese
5 - Alfabetização e diversidade: os desafios da educação inclusiva
5.1 Não leve gato por lebre: algumas considerações sobre a dislexia